Pólos de Campos Gerais e Formiga

Pólos de Campos Gerais e Formiga

Menú

domingo, 30 de setembro de 2018

O que te faz feliz?


O que faz você feliz?
Mais do que uma indagação, a pergunta é o tema de uma campanha do Grupo Pão de Açúcar e que pode ser vista na televisão e nas principais revistas que circulam por todo o país. O convite, feito por meio de um rico material, inclui texto, imagem e a voz do Arnaldo Antunes.
A pergunta simples e direcionada a todos faz pensar que para ser feliz não precisamos de muitas coisas, basta uma nova atitude. Um novo modo de ver a vida, transformando o dia-a-dia em um único momento.
Ao longo da campanha, foram realizadas várias pesquisas e o que ficou depois de muita discussão foi que a felicidade está na habilidade de transformar os momentos simples da vida em algo memorável. Tente você também! “O QUE FAZ VOCÊ FELIZ?”

segunda-feira, 25 de junho de 2018

Tecnologia em Sala de Aula



7 vantagens do uso de tecnologia na sala de aula

No entanto, é preciso atualizar nosso entendimento sobre o uso dos facilitadores do aprendizado que fazem uso da tecnologia. Afinal, como você observará a seguir, existem diversas vantagens no uso dessas alternativas em sala de aula.
Vamos conferir quais são esses benefícios e como as escolas podem deixar as aulas mais interessantes e o ensino mais eficaz?

Soluções tecnológicas para a educação

Atualmente, existem inúmeras soluções tecnológicas que podem ser utilizadas como facilitadoras do conhecimento para crianças e verdadeiras aliadas dos estudos em sala de aula. Algumas são acessíveis econômicamente, outras são mais fáceis de manipular e todas elas podem trazer benefícios para o aprendizado. As mais comuns são:

Dispositivos de uso individual

Aproximadamente duas décadas atrás, poucos imaginavam que escolas de ensino fundamental ou médio poderiam ser equipadas com computadores para auxiliar no aprendizado dos alunos. Acontece que essa já é uma realidade, seja com equipamentos de mesa, laptop ou tablet.
Todos esses aparatos tecnológicos podem trazer diversos benefícios para a educação de crianças e jovens. Quando usados nas salas de aula ou até mesmo disponibilizados  nos laboratórios de informática.

Equipamentos de realidade virtual

Alguns conteúdos são difíceis de ilustrar dentro de salas de aula. Para facilitar a aprendizagem, frequentemente são usados filmes e vídeos educativos. A junção de átomos ou uma reação química por exemplo, ficam muito mais interessantes quando o aluno tem a capacidade de interagir com eles.
A imersão possibilitada pelos equipamentos de realidade virtual leva quem está aprendendo para dentro do conhecimento. Com mais sentidos envolvidos, o aprendizado fica mais concreto e envolvente.

Sistemas integrados com mobile

Podemos tranquilamente afirmar que a maioria dos estudantes — se não todos — têm um smartphone ao alcance das mãos. Apesar de costumarem usar esses aparelhos para se comunicar com amigos e familiares, ouvir música na internet e acessar as redes sociais, há também, outras possibilidades.
Uma instituição antenada no presente e focada no futuro facilmente percebe a oportunidade dos aplicativos. A escola que tem um app pode disponibilizar, de forma simples, conteúdos para auxiliar o estudo de seus alunos fora do espaço físico. Arquivos, vídeos e fóruns de discussões de turmas são possibilidades que extrapolam a simples consulta de notas.

Vantagens de utilizar a tecnologia na sala de aula

As ferramentas que a educação dispõe no momento atual permitem uma variedade de formas de usar a tecnologia no ambiente escolar. Isso dependerá da capacidade de investimento e da criatividade dos educadores.
Independentemente da forma com que essas soluções são utilizadas, as vantagens percebidas costumam ser as mesmas. Confira 7 delas:

1. Melhora a interpretação das informações

As crianças de hoje em dia estão muito mais ativas! Isso se deve, também, pela quantidade de informação com que são bombardeadas diariamente. Ás vezes temos a impressão que os bebês já nascem sabendo utilizar as tecnologias.
Usar a tecnologia na sala de aula, a favor da aprendizagem aguça a percepção das crianças. Com um equipamento de realidade virtual, por exemplo, o encanto por determinada matéria pode ser amplificado e o aprendizado mais facilmente consolidado.

2. Possibilita a discussão dos temas das aulas

O uso de smartphone com acesso à internet na escola pode ser utilizado a favor da educação. A criação de fóruns para debate dos temas tratados em sala de aula estimula, a troca de informações, permite a interação entre os envolvidos e fornece o aprendizado.
Os estudantes que têm a possibilidade de ensinar alunos mais novos acabam por reforçar ainda mais o seu próprio conhecimento com a troca de informações. Os equipamentos com acesso à rede mundial de computadores propiciam um debate mais rico, pois as informações compartilhadas pelos professores são facilmente validadas pelos alunos.

3. Deixa a aula mais dinâmica e atraente

Por muitas vezes estarem acostumadas à utilização de aparatos tecnológicos desde a mais tenra idade, as crianças não se sentem tão estimuladas com aulas exclusivamente expositivas.
Quando estão diante a dispositivos tecnológicos, é como se uma mágica acontecesse e a atenção de todos eles costuma se voltar para o aprendizado. O foco no que realmente importa é uma vantagem considerável do uso da tecnologia na sala de aula.

4. Facilita a organização das informações

Quando um aluno conta com ferramentas tecnológicas como um computador ou tablet, fica mais fácil localizar suas anotações para os estudos.
O caderno pode ser destinado à prática da escrita, que é essencial e necessária. Usufruir dos benefícios — como ferramentas de buscas e compartilhamento de anotações — que o avanço tecnológico nos possibilita na educação, reforçando o aprendizado e otimizando os estudos se faz indispensável.

5. Estimula o autodidatismo

A internet é surpreendente. Talvez, você já tenha buscado algum vídeo do tipo DIY (do it yourself, ou faça você mesmo) para aprender a fazer uma receita ou arrumar alguma coisa em casa. Da mesma forma, a web pode ser utilizada para o aprendizado das crianças.
As escolas podem utilizar a internet como uma fonte rica de informação constante na potencialização do ensino. Um exemplo disso é a apresentação de canais de vídeo ou perfis de personalidades do ensino, além de estimular a busca constante por informações.

6. Reduz a evasão escolar

Quando a instituição de ensino oferece salas de aulas atrativas e conteúdos envolventes, respaldada em professores com qualidade reconhecida e uma estrutura adequada, fica fácil de imaginar porque a evasão escolar é reduzida.
Desenvolvendo o gosto pelo aprendizado nos alunos, certamente eles não terão preguiça para ir à escola ou se preparar para os trabalhos e provas, o que é grande vantagem ao usar a tecnologia em sala de aula.

7. Inclui os diferentes tipos de alunos

A tecnologia é um fator com enorme capacidade de abrangência. É possível utilizá-la, por exemplo, na inclusão de alunos com necessidades especiais. As telas de computadores ou tablet são facilmente adaptadas para as crianças com alguma acuidade visual e os equipamentos chamados de periféricos, como o mouse, podem ter design especial para facilitar a educação de crianças com limitações motoras.
O uso da tecnologia na sala de aula é vantajoso para o aprendizado dos alunos e deve ser uma das características avaliadas para escolher a melhor escola para o seu filho. Afinal, ao mesmo tempo que permite uma gama maior de formas de aprender, estimula as pessoas e auxilia na consolidação do aprendizado.
Imaginava tudo isso? Então, compartilhe esse conhecimento em suas redes sociais, para que suas amigas e outros pais também fiquem bem informadoshttp://novosalunos.com.br/7-vantagens-do-uso-de-tecnologia-na-sala-de-aula/

segunda-feira, 18 de junho de 2018



Uso do blog como ferramenta para auxiliar o ensino aprendizagem

                 Hoje em dia, são muitos os desafios para tornar as aulas interessantes aos olhos dos alunos. O uso de ferramentas pedagógicas para estimular a curiosidade e aumentar a aprendizagem dos conteúdos vistos na sala de aula está sendo popularizado cada dia mais.
              Um exemplo de recurso pedagógico que pode facilmente ser usado por professores como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem é o Blog.
              O blog permite que o professor crie um espaço para a troca de conhecimento e interação entre ele e seus alunos e entre alunos, mas para que o uso deste recurso seja proveitoso, o professor deve criar em seus alunos a consciência de que ele é um espaço onde deve haver respeito mútuo entre os usuários. O professor deve ser presença constante no blog para que não se perca o foco proposto e os alunos não percam o interesse.
              O blog pode ser produzido para acesso livre ou de forma privada para seus participantes. Nele o professor pode disponibilizar a seus alunos Vídeos, textos, atividades, dentre outros conteúdos pertinentes aos assuntos discutidos em sala de aula.
               Diante disto, podemos perceber que, quando bem planejado, o uso do blog como ferramenta de ensino aprendizagem pode render bons frutos tanto para professores como para alunos.

Escrito por: Mayra Costa Camargo Araújo. 
Polo Formiga.
Link imagens:
Disponível em: http://www.construirfuturos.pt/como-comecar-um-blog-de-sucesso-em-2018/.Acesso em 18/06/2018.
Disponível em: http://multiplaescola.com.br/blog/page/2/. Acesso em 18/06/2018.

sábado, 16 de junho de 2018

Por que trabalhar com blogs no Ensino da Sociologia?





A sala de aula nos traz desafios constantes. As/os jovens estão em constante mudança e novas culturas são apresentadas aos educadores. Infelizmente a cada ano, educadores se distanciam cada vez mais da idade e das gerações de seus alunos. Dessa forma, torna-se necessário que a escola seja um espaço construído pelos próprios estudantes, apoiados pelo trabalho dos educadores que devem estar em constante aprendizado para conseguir acompanhar os estudantes. A sociologia, enquanto uma disciplina nova para muitos jovens, que apare apenas no Ensino Médio precisa ser trabalhar da forma mais interessante possível, para chamar a atenção e mostrar a sua importância.

O Blog se refere a uma forma de apresentação e criação de conteúdo pela internet em que a pessoa autora tem liberdade em expressar suas opiniões e suas ideias da forma como bem entender, sem se preocupar em seguir formatações como ABNT, ou outras formalidades da língua portuguesa. A partir de sua postagem, a pessoa autora abre espaço para que outras pessoas possam participar do compartilhamento de ideias e opiniões, criando assim um ambiente de troca e produção coletiva de informações. É importante destacar que os textos não necessariamente são textos escritos, podendo ser imagens, charges, vídeos, entrou outros.

Quando o professor de Sociologia trabalha seus temas, é importante motivar e amplia-los para que os estudantes possam colocar o que pensam sobre as questões apresentadas. Essa interação é importante e pode acontecer em ambientes virtuais por meio dos blogs. Além de ser uma interação a que os jovens já estão acostumados, abre possibilidades para que novas vozes participem das opiniões, pessoas que moram em outros estados e ate em outros países podem participar. Quanto maior a diversidade de ideias, melhores são os resultados alcançados nos debates sociológicos.

Thales do Amaral Santos

REFERÊNCIA:

Uchôa, Kátia C. Amaral. Uso Educacional da Blogosfera: Guia de Estudos.
1.ed. Lavras: UFLA, 2015

segunda-feira, 11 de junho de 2018


BLOG: UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL



Fernanda Alves

Polo Formiga, MG.



       A sociedade moderna encontra-se envolta pelas tecnologias da informação e comunicação, o que tem causado transformações no modo como os indivíduos se relacionam entre si e com o meio. Neste sentido, a escola, por seu papel social fundamental na formação das pessoas, tem buscado alternativas para tornar o ensino e aprendizagem mais atraente. 
            Para atender esta demanda, uma estratégia que tem sido utilizada para auxiliar o processo de ensino aprendizagem é o blog: uma página web onde é possível publicar textos, vídeos, imagens, áudios e links sobre diversos assuntos, e buscar a interação entre os seus atores.
         Utilizando o blog, como um espaço de colaboração, o docente tem a oportunidade de verificar aspectos muitas vezes difíceis de serem identificados em uma sala de aula, como a capacidade de elaborar textos, melhoria do desenvolvimento na escrita, a pesquisa sobre um assunto, a apresentação de uma opinião e o debate entre os alunos.
      A prática do blog como ferramenta auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, fortalece o relacionamento entre alunos e professores, gerando troca de experiências e intercâmbio de informação e comunicação. É possível verificar este entrosamento quando Uchôa (2015, p.37) diz que “através do blog os professores podem conquistar seus alunos em vários sentidos [...]. Isso é possível, uma vez que, com essa ferramenta, o professor pode ampliar a aprendizagem, relacionando os temas abordados em sala com o contexto do estudante.” 
            Assim sendo, são inúmeras as possibilidades proporcionadas pela blogosfera. O docente, através de um planejamento coerente, deve empregar o blog como uma poderosa técnica no sentido de beneficiar todos os envolvidos. Com o advento das tecnologias é essencial que estas ferramentas sejam incorporadas às propostas de aprendizagem. 




REFERÊNCIA:

Uchôa, Kátia C. Amaral. Uso Educacional da Blogosfera: Guia de Estudos. 1.ed. Lavras: UFLA, 2015

Uso do blog como ferramenta para auxiliar o ensino aprendizagem



                                                                                      Aparecida dos Reis Eufrásio Pereira
                                                                                      Pólo Formiga- Sala 05
              O ensino dentro da sala de aula está cada vez mais desafiador. O professor deve ser criativo e buscar incentivar os alunos na busca do conhecimento. A internet oferece vários recursos que podem ser utilizados para o enriquecimento de suas aulas, e um desses é o blog.
           O blog é uma página da Web, e oferece vários recursos que podem ser inseridos pelo autor como, contador de visitas, comentários, entre outros. As postagens inseridas podem conter textos, vídeos, imagens, links, entre outros. Essas postagens podem ser comentadas, o que favorece a comunicação e a interação do autor e seus usuários. Assim, o blog favorece a construção do conhecimento de forma colaborativa, entre os alunos e estes com o professor. O aluno torna-se autor, aumentando sua capacidade de reflexão e argumentação sobre o texto que irá compartilhar e também sua responsabilidade. Outra vantagem é a facilidade de usá-lo, não precisando de conhecimentos de programação.
            Os posts aparecem em ordem da mais recente para a mais antiga, o que possibilita aos alunos ficarem atentos às atualizações. Para o enriquecimento de suas postagens, o aluno deverá realizar pesquisas, verificando o conteúdo de seu interesse e confiabilidade. Assim, o aluno aprende como realizar pesquisas, trabalhos de investigação, entre outros. Ao tecer comentário, o aluno também terá que avaliar o conteúdo publicado, os trabalhos dos colegas, aumentando a responsabilidade e aprimorando a análise crítica. De acordo com as postagens o professor poderá avaliar o progresso dos alunos, suas participações e colaborações. As publicações também são arquivadas favorecendo que não se perca trabalhos, os quais podem ser editados e comentados a qualquer momento.
          O professor também pode atribuir outras funcionalidades ao blog, utilizando-o como portfólio, fórum, diário, espaço de integração, etc. Outro ponto positivo do uso do blog na educação é o acompanhamento que os pais podem fazer do aprendizado do seu filho.
         Diante de suas várias funcionalidades, o professor deverá conhecer o blog e utilizá-lo de acordo com o seu objetivo, criando um espaço criativo que favoreça o processo de ensino aprendizagem.


Referência:

BARBOSA, Conceição Aparecida Pereira; SERRANO, Claudia Aparecida. O blog como ferramenta para construção do conhecimento e aprendizagem colaborativa. Fundação Armando Álvares Penteado, p. 1-14, 2005. Disponível em: < http://www.virtual.ufc.br/cursouca/modulo_web2/parada01_cid2/para_saber_mais/011tcc3.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2018.

CARVALHO, Ana Amélia Amorim et al. Blogue: uma ferramenta com potencialidades pedagógicas em diferentes níveis de ensino. 2006. Actas do VII Colóquio sobre Questões Curriculares, Braga, CIED, pp. 635-652. Disponível em: < https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/5915/1/3018.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2018.

Uso do blog como ferramenta para auxiliar o ensino aprendizagem


 Criações de blogs podem ter diversos intuitos e objetivos. Tipos de blogs, alvos de públicos, formas de desenvolver, contextos, formatos que podem ser trabalhados. O blog é uma ferramenta de forma simples de construção que podem ter diversos benefícios, que um deles é a utilização no ensino aprendizagem.
  Ferramentas como blogs podem servir para auxiliar no ensino de uma forma interessante que de forma certa trabalhada, podem cativar os alunos e assim aprofundar mais nas matérias da sala de aula de formas descontraídas, por exemplo.
O uso dos blogs , no setor da educação, podem fornecer como ferramenta um grande potencial, pois podem se adaptar a qualquer disciplina, nível educativo e metodologia docente, por isso é necessário estabelecer uma relação entre o blog e o potencial na educação, analisando de forma pedagógica modos de utilização na sala de aula.
 O interessante da introdução dos blogs na educação é que o aluno não fique somente em materiais físicos que são disponibilizados, apresentar maneiras diferentes de tratar assuntos de matérias, sendo como apoios as aulas.
Por fim, é nítido a vantagem do uso dos blogs na educação pois além de serem formas diferentes que o professor tem em mãos para diferenciar suas aulas, é uma maneira de exercer a aprendizagem colaborativa, havendo interação entre alunos e professor.

Att,
Joice Laureano

Utilização de blog para o melhorar o ensino aprendizagem de ciências


Os blogs podem ser utilizados com diversos propósitos educacionais em diversas disciplinas e diferentes níveis de escolaridade devido à sua característica de ferramenta flexível que não apresenta um limite de utilização. Devido ao caráter prático e lúdico das atividades propostas para serem realizadas nos blogs, as quais envolveram escrita, pesquisa, reflexões e comentários, os blogs se enquadram principalmente na modalidade de aprendizado, abrindo-se espaço para interação por meio dos comentários.

Quando se fala no ensino de Ciências (Química, Física e Biologia), esse recurso pode facilitar de forma significativa no desenvolvimento e interação dos alunos. Por se tratar de disciplinas nas quais sempre há novas notícias, o professor pode instigar a curiosidade dos seus alunos atualizando o seu blog e fazer interações tornando interessante pra ambos. Muitas pesquisas e artigos vem sido publicados mostrando que estratégias de ensino usando blogs nas aulas de Ciências vem trazendo bons resultados.

blog propicia um meio de fazer com que os alunos reflitam mais e com maior frequência sobre o conteúdo da disciplina, levando a um aprendizado contínuo ao longo da sua aplicação. A ferramenta permite ainda que o professor avalie o progresso feito pelos estudantes durante o semestre, antes mesmo da realização de provas formais.

Fonte: https://canaldoensino.com.br/blog/quais-as-semelhancas-entre-quimica-fisica-e-biologia

Outra grande vantagem que favorece o ensino de Ciências é a facilidade de incluir vídeos e imagens no blogs, facilitando no contato direto com a disciplina de forma lúdica e palpável, além disso podemos fazer interação com outros blogs e redes sociais deixando o conteúdo mais interessante.

Referências:
http://quimicanova.sbq.org.br/detalhe_artigo.asp?id=6354

Aluno: Ítalo Almeida Paulo dos Santos
Tutora: Lucyenne Vianna
Sala 8 - Pólo Lagoa Santa


O USO DOS BLOGS NA EDUCAÇÃO

A geração de estudantes que chega hoje à sala de aula vive em uma sociedade dominada pelas modernas tecnologias de comunicação e informação (TICs).
São jovens que não se contentam com as aulas tradicionais e clamam por usar na escola aquilo que lhes é tão familiar e significativo no dia a dia, como os recursos da Internet, por exemplo. Deste ponto de vista, o uso de blogs na educação, mais especificamente no ensino-aprendizagem da língua portuguesa, mostra-se uma saída interessante em termos de recursividade e motivação. Neste artigo, discutimos as possibilidades de uso dos blogs para ensino-aprendizagem de língua portuguesa, elencando algumas maneiras de utilizá-los, que sejam significativas para os alunos e, que possam ser aproveitadas pelos professores com fins didáticos concretos. Além disso, levamos a discussão também a um nível técnico, mostrando, de forma simplificada, algumas ferramentas que permitem a criação de blogs, e as possibilidades de integração de diferentes mídias, como áudios e vídeos.
Por fim, concluo dando ênfase à importância de o professor adaptar-se aos novos tempos em que vivemos, tornando-se capaz de mudar sua prática pedagógica para alcançar a quem realmente interessa como educador: o aluno.
“Uso do blog como ferramenta para auxiliar o ensino aprendizagem”
O blog pode incentivar os alunos a serem bons escritores e desenvolverem suas habilidades de expressão, também poderão aprimorar seu pensamento critico se forem incentivados a expor suas ideias e opiniões.

Blogs ajudam as crianças a desenvolver suas habilidades de escrita, o conhecimento da gramática e da estrutura de textos. Isso também vai fazer com que a leitura se torne muito mais interessante.
O blog ensinam qual a importância da própria escrita, e instigam a criatividade do aluno, estimulando o aluno a escrever possibilita que ele participe ativamente da construção de seu conhecimento, uma vez que ele terá que escrever sobre o que aprendeu em sala de aula,  e procurar temas interessantes para publicação  o que poderá aumentar interesse pela matéria.
Além de todas essas vantagens o blog possibilita ao aluno, fazer postagens com vídeos, fotos, e ainda comentar postagens de colegas ou posts de seu interesse.


-Liliany Oliveira Campos- Polo Formiga
"Uso do blog como ferramenta para auxiliar o ensino aprendizagem"

A tecnologia tem invadido o cotidiano da escola, onde os alunos querem "teclar", assim, não da para fazer com que o plano de aula seja só tradicional e não adaptado para despertar a curiosidade do aluno, a vontade de pesquisar e aprender.
O uso de blog na sala de aula pode ser uma ferramenta que desafie os alunos, pode ser dividido em grupos e cada grupo deve fazer postagem sobre o conteúdo, mas também é necessário que o professor acompanhe esse blog diariamente para que o assunto não seja disperso.
Primo e Recuero (2008): “os recursos suportados pela ferramenta blog (comentários, postagens, newsletter, etc) trazem uma organização diferenciada dos conteúdos para a Web. Esses recursos proporcionam ao blog um espaço de comunicação e diálogo entre o autor do blog e seus leitores.”
a comunicação dos alunos é muito importante, assim fazer comentário, visualizar o blog do outro grupo, faz com que a troca de conhecimento seja um elo para a aprendizagem.
Enfim, é um ambiente amplo e com diversas possibilidades de postagens, como vídeos, fotos, textos, slides, etc. os grupos terão muitas possibilidades e criatividade para cuidar e ao mesmo tempo estudar o conteúdo.

Fabiane Aparecida Fonseca
Polo Formiga- MG

Uso do blog como ferramenta para auxiliar o ensino aprendizagem


Aluna: Quedemá Pires Vieira

A internet com toda a sua evolução contribui de diversas formas com a educação, ou melhor, com o processo de ensino aprendizagem, desde que, utilizado de forma correra pelos professores que auxiliam seus alunos neste caminho a ser percorrido. O Blog como ferramenta educacional, pode e deve ser utilizado no processo de ensino aprendizagem, porque através da possibilidade de troca de informações e interações, cria um canal de comunicação entre alunos e professores, e a própria instituição de ensino.
Um ponto extremamente interessante do Blogg, é o fato de que o internauta possui total liberdade para criar o seu próprio percurso, não precisa seguir um padrão de acesso, pode ler a última postagem ao invés da primeira, pode interagir acessando os links disponibilizados e comentar sua opinião sobre os assuntos disponibilizados. De uma forma simples e gratuita, este internauta também pode construir o seu próprio Blog, e desta forma assumir o papel de construtor de conteúdo e não apenas consumidor.
Nos dias de hoje, há cada vez mais blogs de conteúdos pedagógicos que oferecem artigos, tanto voltados para os professores quanto para os alunos. Onde professores oferecem suas experiências, mostrando como obteve bons resultados em suas práticas na sala de aula, textos reflexivos sobre o seu papel no processo de aprendizagem do aluno, e ainda diversos outros temas que podem de uma forma ou de outra construir um espaço de comunicação, interação e troca de informações.
O Blog pode ser utilizado pelo professor por diversos motivos. Mas, podemos destacar: uma possível aproximação entre o professor e o aluno, que através desta ferramenta podem refletir sobre temas discutidos e ou apresentados em sala de aula, e desta forma não precisam ficar restritos apenas ao horário de aula que cumprem na escola; é uma oportunidade de ensinar aos alunos à utilizar a internet como ferramenta educacional, onde alunos e professores podem aprender juntos e compartilhar experiências e conhecimento; os pais podem acompanhar mais de perto, as atividades desenvolvida pelos filhos e unir escola e a família, ligação esta tão importante para a educação dos alunos.





Universidade Federal de Lavras - UFLA 
Diretoria de Educação a Distância 
Curso de Especialização em Uso Educacional da Internet - UEI 
Disciplina: Uso Educacional da Blogosfera Prof. Ramon Gomes Cost
Polo: Lagoa Santa 


Tradição e modernidade: uso do blog como ferramenta para auxiliar o ensino-aprendizagem
                                                                                   

                                                                                Maria Flávia Ribeiro Rodrigues

Resumo:

Com o avanço das tecnologias, principalmente com a chegada da web 2.0, a rede mundial de computadores passou a ter usos mais dinâmicos. Por fazer parte da vida tanto de adultos como de crianças e jovens o foco passa a ser como utilizar essas tecnologias para fins que não estejam apenas no âmbito da comunicação, mas que também possam contribuir para a produção e compartilhamento de conhecimentos. Nesta perspectiva o presente artigo buscou apresentar, por meio da literatura existente, práticas possíveis de uso dos blogs como ferramentas auxiliares no processo de ensino-aprendizagem, aliando técnicas tradicionais de ensino a essa ferramenta.

Palavras-chave: Blog. Blogs educativos. Professores blogueiros. Ensino-aprendizagem

Introdução
A internet está presente no cotidiano de grande parte da população mundial. Os recursos disponibilizados na rede de computadores permitem grandes possibilidades de uso. Atualmente as tecnologias se fazem presentes em todos os contextos, oferecendo incontáveis possibilidades de comunicação, interação e busca de informações. No contexto educacional, as tecnologias podem contribuir para a aprendizagem, além de promover mudanças profundas nas abordagens tradicionais de ensino.
Diante de tantas possibilidades que a internet permite, os blogs destacam-se como uma ferramenta capaz de favorecer uma reciprocidade entre quem transmite a informação e quem as lê.
Para tanto, é fundamental que os docentes adotem estratégias dinâmicas que conduzam a melhorias no processo de ensino-aprendizagem utilizando o conhecimento que já possuem de técnicas pedagógicas tradicionais aliadas as novas possibilidades de inserção das tecnologias.

Fundamentação teórica

Com o advento da web 2.0 as relações virtuais se tornaram mais colaborativas e expansivas. Segundo Primo (2007):

A Web 2.0 é a segunda geração de serviços online e caracteriza-se por potencializar as formas de publicação, compartilhamento e organização de informações, além de ampliar os espaços para a interação entre os participantes do processo. A Web 2.0 refere-se não apenas a uma combinação de técnicas informáticas (serviços Web, linguagem Ajax, Web syndication, etc.), mas também a um determinado período tecnológico, a um conjunto de novas estratégias mercadológicas e a processos de comunicação mediados pelo computador (PRIMO, 2007, p. 1).

Com a chegada da Web 2.0, instauram-se possibilidades abrangentes de trabalho coletivo, troca efetiva de arquivos e ideias, produção intelectual e cultural, construção e disseminação abrangente de informações diversas, construção colaborativa de conhecimentos etc. Tudo de forma dinâmica e sem a necessidade de um espaço/tempo fixo. Tudo acontece na rede sem que seja necessário encontro presencial. Isso amplia a visão e compreensão das formas estabelecidas de ensino-aprendizagem.
Nesse contexto, os blogs passaram a ocupar um lugar de destaque no processo de ensino-aprendizagem. Algo que comprova essa realidade é a diversidade de blogs com objetivos pedagógicos.
Os blogs permitem o rompimento das fronteiras entre os espaços/tempo fixos da sala de aula. Os mesmos aumentam as possibilidades de interação à medida que essa tecnologia disponível contribui para que os educadores passem a pensar estratégias que possam associar técnicas tradicionais de ensino com o uso das tecnologias modernas, como é o caso dos blogs.
Por estarem inseridos no mundo tecnológico, os discentes, regra geral, estão familiarizados com as possibilidades apresentadas pelas novas tecnologias e não sentem dificuldades ao manipulá-las. Portanto, os blogs se configuram como uma nova forma de professores e alunos fazerem uso dos recursos disponibilizados na rede mundial de computadores para a produção de conhecimento. Segundo Uchôa (2015):

Nesse contexto, há várias experiências que demostram que a inserção de serviço como blog, quando usado de forma bem planejada, pode auxiliar o alcance de objetivos de aprendizagens, principalmente na disciplina de Língua Portuguesa. O fato do blog ser sugerido como recurso a ser experimentado pela escola, está relacionado com a facilidade e familiaridade com que alunos hoje têm acessado as redes sociais. (UCHÔA, 2015, p. 28)

O uso do blog com intenções educacionais é uma prática recorrente, o que tem encorajado os professores a seguirem a tendência de aliar o ensino tradicional as possibilidades apresentadas pela modernidade. Conforme Gomes (2005, p. 311) “a blogosfera educacional é cada vez mais transversal” aos diferentes níveis de ensino, do pré-escolar ao ensino superior.  Nesse sentido, cada docente terá a possibilidade de observar sua realidade e aplicar o formato mais adequado. Para tanto, existem vários tipos, estilos e objetivos de uso dos blogs.

Blogs como aliados no processo educacional

Os inúmeros recursos digitais, que fazem parte do cotidiano dos discentes, também têm sido um dos grandes causadores das dificuldades de ensino-aprendizagem enfrentados por docentes em todos os níveis educacionais, desde a educação infantil até a pós-graduação. As distrações promovidas pelos recursos tecnológicos, acabam por desviar a atenção dos alunos e tornar difícil a interação professor/aluno. Percebendo essa realidade, muitos professores passaram a adotar essas tecnologias como aliadas no processo de ensino-aprendizagem.
Os blogs, por sua vez, destacaram-se como uma das ferramentas utilizadas para fins educacionais. Segundo Primo (2008):

No contexto educacional, um blog coletivo pode contribuir para a criação de um trabalho grupal. Neste “diário de bordo” do grupo, os educandos podem refletir sobre as informações coletadas e planejar o desenvolvimento do projeto comum. Através da interface de comentários, colegas e professores podem contribuir com questões, cujo impacto pode ser tanto no aperfeiçoamento do trabalho quanto no processo de tomada de consciência do grupo. Dependendo do que está sendo criado e discutido (grupos de apoio a drogaditos; grupos de desenvolvimento de novo produto), o blog pode ser definido como privado para manter o sigilo do processo. (PRIMO, 2008, p. 9)

A responsabilidade dos educadores é, sem dúvida, bastante grande, o que demanda a necessidade de parcerias para um trabalho mais abrangente. Para tanto, vale lembrar que as tecnologias podem ser grandes aliadas na busca por um ensino de qualidade, uma vez que possuem recursos diversificados.
As aulas, portanto, adquirem maiores possibilidade no processo educacional, uma vez que podem funcionar como um mecanismo estimulador, por meio da disponibilização de recursos que possibilitam a intermediação da leitura e produção do conhecimento.
Com a colaboração dos alunos, o currículo pode se tornar mais dinâmico, capaz de fortalecer e melhorar o desempenho individual e coletivo na formação do futuro cidadão.
Cabe aos professores, juntamente com a equipe pedagógica das instituições educacionais (coordenações, supervisões e professores), encontrar estratégias que possam favorecer a formação do aluno para além da escola. Uma possibilidade que tem sido eficaz é o uso das novas tecnologias como blogs para a construção de projetos integradores e dinâmicos.
A atualidade é marcada pela presença maciça de recursos tecnológicos. Essa quantidade, contribui para que crianças, jovens e adultos fiquem grande parte do seu tempo dedicados a elas. Essa realidade se expande até as salas de aula e, por muitas vezes, atrapalha os planejamentos dos professores. Nesse contexto, faz-se necessário uma postura proativa por parte do educador, que se vê frente a um grande desafio que é aliar técnicas tradicionais de ensino a novas possibilidades com o uso das tecnologias.
Os blogs, por sua vez, se apresentam como um recurso capaz de possibilitar boas práticas de ensino. Conforme Uchôa (2015):

É importante mencionar que o blog constitui um espaço de publicação na Web que permite tornar visível a produção escrita de seus atores, as suas ideias tomam voz e visibilidade. Participar num blog que tenha uma audiência pode ser um estímulo à reflexão da produção escrita, desde que exista, por parte dos professores, uma mediação nesse sentido. Com certeza, se os leitores podem tecer comentários sobre a produção dos alunos, essa aproximação estimula, para que suas produções alcancem um nível melhor. Por outro lado, disponibilizar atividades desenvolvidas pela escola no blog pode aproximá-la da comunidade, que também pode trazer a sua contribuição quando algum especialista do exterior à escola compartilha seus conhecimentos nesse espaço. (UCHÔA, 2015, p. 30)

Além de permitir a interação aluno/professor os blogs permitem a interação entre pais, comunidade em geral e a escola, como bem defendeu Uchôa (2015) na citação anterior. Dessa forma, contribuem para que os pais tenham informações importantes para compreenderem, de forma mais clara o que acontece na escola e no processo educacional dos filhos. Ao desenvolver blogs com o objetivo de informar aos pais o que envolve as atividades aplicadas dentro e fora da sala de aula, os pais se tornam mais próximos a escola. Segundo Franco (2005):
Para que não haja excessos é importante que alunos e a comunidade em geral seja informada sobre os objetivos dos blogs e as posturas adequadas ao uso do mesmo. Podem ser estabelecidas regras claras afim de disciplinar e manter todos os envolvidos cientes, inclusive, da possibilidade de recompensas e punições.

Conclusão

Diante da quebra dos paradigmas educacionais provocadas pela inserção de novas formas de ensinar, aprender e avaliar e com ambientes diversos, impõe-se a necessidade de adaptações acerca dos recursos didáticos usados no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, a educação deve ser encarada como algo que está para além da sala de aula. Em um contexto em que estão presentes uma diversidade de possibilidades tecnológicas/criativas, não se adequam mais um ensino que se prenda aos muros da escola tradicional. Estamos inseridos em um contexto interativo e instantâneo. Diante de todo exposto, o que se apresenta, em relação ao uso do blog como ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, é uma infinidade de possibilidades que vão desde o uso como recurso de pesquisa como a própria criação do mesmo e produção de conhecimentos para alimenta-lo. A blogosfera é muito rica e acessível, para fazer um bom uso da mesma basta planejamento e sensibilidade por parte dos professores para compreender e optar pela melhor opção dentre as tantas que se apresentam.

Referência

FRANCO, Maria de Fátima. Blog educacional: ambiente de interação e escrita colaborativa. Disponível em: < file:///C:/Users/maria.ribeiro/Downloads/416-623-1-PB.pdf>. Acesso em: 08 jun. 2018. In: WORKSHOP EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO – SBIE, 16., 2005. Universidade Federal de Juiz de Fora: [s.n.], 2005.
GOMES, J. a. M. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA - SIIE05, 7., 2005. Leiria, Portugal. Anais... 2005. Leiria, Portugal: [s.n.], 2005.

OLIVEIRA, Josi Rosa de. Blogs pedagógicos: possibilidades de uma educação holística. 2012. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: < http://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/2753/1/000437553-Texto%2BCompleto-0.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2018.

PONTES, Renata Lopes Jaguaribe; FILHO, José Aires de Castro. Microsoft Word: o uso do blog como ferramenta de ensino-aprendizagem por professores participantes do projeto Um Computador por Aluno (UCA). In: SBIE, 22., WIE, 17., 2011, Aracaju. Anais... Aracaju: Universidade Federal do Ceará, 2011. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000016590.pdf >. Acesso em: 07 jun. 2018.
PRIMO, A. F. T.; RECUERO, R. d. C. Blogs e seus gêneros: avaliação estatística dos 50 blogs mais populares em língua portuguesa. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM, 31., 2008. Natal. Anais... 2008. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008.

PRIMO, Alex. O aspecto relacional das interações na Web 2.0. E- Compós (Brasília), v. 9, p. 1-21, 2007. Disponível em: < http://www.ufrgs.br/limc/PDFs/web2.pdf>. Acesso em 08 jun. 2018.
UCHÔA, Kátia C. Amaral. Uso educacional da blogosfera: guia de estudos. Lavras: UFLA, 2015.