A sala de
aula nos traz desafios constantes. As/os jovens estão em constante mudança e
novas culturas são apresentadas aos educadores. Infelizmente a cada ano,
educadores se distanciam cada vez mais da idade e das gerações de seus alunos.
Dessa forma, torna-se necessário que a escola seja um espaço construído pelos próprios
estudantes, apoiados pelo trabalho dos educadores que devem estar em constante
aprendizado para conseguir acompanhar os estudantes. A sociologia, enquanto uma
disciplina nova para muitos jovens, que apare apenas no Ensino Médio precisa
ser trabalhar da forma mais interessante possível, para chamar a atenção e mostrar
a sua importância.
O Blog se
refere a uma forma de apresentação e criação de conteúdo pela internet em que a
pessoa autora tem liberdade em expressar suas opiniões e suas ideias da forma
como bem entender, sem se preocupar em seguir formatações como ABNT, ou outras
formalidades da língua portuguesa. A partir de sua postagem, a pessoa autora
abre espaço para que outras pessoas possam participar do compartilhamento de
ideias e opiniões, criando assim um ambiente de troca e produção coletiva de
informações. É importante destacar que os textos não necessariamente são textos
escritos, podendo ser imagens, charges, vídeos, entrou outros.
Quando o
professor de Sociologia trabalha seus temas, é importante motivar e amplia-los para
que os estudantes possam colocar o que pensam sobre as questões apresentadas.
Essa interação é importante e pode acontecer em ambientes virtuais por meio dos
blogs. Além de ser uma interação a que os jovens já estão acostumados, abre
possibilidades para que novas vozes participem das opiniões, pessoas que moram
em outros estados e ate em outros países podem participar. Quanto maior a
diversidade de ideias, melhores são os resultados alcançados nos debates sociológicos.
Thales do Amaral Santos
REFERÊNCIA:
Uchôa, Kátia C. Amaral. Uso Educacional da Blogosfera: Guia de Estudos. 1.ed. Lavras: UFLA, 2015
Uchôa, Kátia C. Amaral. Uso Educacional da Blogosfera: Guia de Estudos. 1.ed. Lavras: UFLA, 2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário