Pólos de Campos Gerais e Formiga

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segunda-feira, 11 de junho de 2018



Universidade Federal de Lavras - UFLA 
Diretoria de Educação a Distância 
Curso de Especialização em Uso Educacional da Internet - UEI 
Disciplina: Uso Educacional da Blogosfera Prof. Ramon Gomes Cost
Polo: Lagoa Santa 


Tradição e modernidade: uso do blog como ferramenta para auxiliar o ensino-aprendizagem
                                                                                   

                                                                                Maria Flávia Ribeiro Rodrigues

Resumo:

Com o avanço das tecnologias, principalmente com a chegada da web 2.0, a rede mundial de computadores passou a ter usos mais dinâmicos. Por fazer parte da vida tanto de adultos como de crianças e jovens o foco passa a ser como utilizar essas tecnologias para fins que não estejam apenas no âmbito da comunicação, mas que também possam contribuir para a produção e compartilhamento de conhecimentos. Nesta perspectiva o presente artigo buscou apresentar, por meio da literatura existente, práticas possíveis de uso dos blogs como ferramentas auxiliares no processo de ensino-aprendizagem, aliando técnicas tradicionais de ensino a essa ferramenta.

Palavras-chave: Blog. Blogs educativos. Professores blogueiros. Ensino-aprendizagem

Introdução
A internet está presente no cotidiano de grande parte da população mundial. Os recursos disponibilizados na rede de computadores permitem grandes possibilidades de uso. Atualmente as tecnologias se fazem presentes em todos os contextos, oferecendo incontáveis possibilidades de comunicação, interação e busca de informações. No contexto educacional, as tecnologias podem contribuir para a aprendizagem, além de promover mudanças profundas nas abordagens tradicionais de ensino.
Diante de tantas possibilidades que a internet permite, os blogs destacam-se como uma ferramenta capaz de favorecer uma reciprocidade entre quem transmite a informação e quem as lê.
Para tanto, é fundamental que os docentes adotem estratégias dinâmicas que conduzam a melhorias no processo de ensino-aprendizagem utilizando o conhecimento que já possuem de técnicas pedagógicas tradicionais aliadas as novas possibilidades de inserção das tecnologias.

Fundamentação teórica

Com o advento da web 2.0 as relações virtuais se tornaram mais colaborativas e expansivas. Segundo Primo (2007):

A Web 2.0 é a segunda geração de serviços online e caracteriza-se por potencializar as formas de publicação, compartilhamento e organização de informações, além de ampliar os espaços para a interação entre os participantes do processo. A Web 2.0 refere-se não apenas a uma combinação de técnicas informáticas (serviços Web, linguagem Ajax, Web syndication, etc.), mas também a um determinado período tecnológico, a um conjunto de novas estratégias mercadológicas e a processos de comunicação mediados pelo computador (PRIMO, 2007, p. 1).

Com a chegada da Web 2.0, instauram-se possibilidades abrangentes de trabalho coletivo, troca efetiva de arquivos e ideias, produção intelectual e cultural, construção e disseminação abrangente de informações diversas, construção colaborativa de conhecimentos etc. Tudo de forma dinâmica e sem a necessidade de um espaço/tempo fixo. Tudo acontece na rede sem que seja necessário encontro presencial. Isso amplia a visão e compreensão das formas estabelecidas de ensino-aprendizagem.
Nesse contexto, os blogs passaram a ocupar um lugar de destaque no processo de ensino-aprendizagem. Algo que comprova essa realidade é a diversidade de blogs com objetivos pedagógicos.
Os blogs permitem o rompimento das fronteiras entre os espaços/tempo fixos da sala de aula. Os mesmos aumentam as possibilidades de interação à medida que essa tecnologia disponível contribui para que os educadores passem a pensar estratégias que possam associar técnicas tradicionais de ensino com o uso das tecnologias modernas, como é o caso dos blogs.
Por estarem inseridos no mundo tecnológico, os discentes, regra geral, estão familiarizados com as possibilidades apresentadas pelas novas tecnologias e não sentem dificuldades ao manipulá-las. Portanto, os blogs se configuram como uma nova forma de professores e alunos fazerem uso dos recursos disponibilizados na rede mundial de computadores para a produção de conhecimento. Segundo Uchôa (2015):

Nesse contexto, há várias experiências que demostram que a inserção de serviço como blog, quando usado de forma bem planejada, pode auxiliar o alcance de objetivos de aprendizagens, principalmente na disciplina de Língua Portuguesa. O fato do blog ser sugerido como recurso a ser experimentado pela escola, está relacionado com a facilidade e familiaridade com que alunos hoje têm acessado as redes sociais. (UCHÔA, 2015, p. 28)

O uso do blog com intenções educacionais é uma prática recorrente, o que tem encorajado os professores a seguirem a tendência de aliar o ensino tradicional as possibilidades apresentadas pela modernidade. Conforme Gomes (2005, p. 311) “a blogosfera educacional é cada vez mais transversal” aos diferentes níveis de ensino, do pré-escolar ao ensino superior.  Nesse sentido, cada docente terá a possibilidade de observar sua realidade e aplicar o formato mais adequado. Para tanto, existem vários tipos, estilos e objetivos de uso dos blogs.

Blogs como aliados no processo educacional

Os inúmeros recursos digitais, que fazem parte do cotidiano dos discentes, também têm sido um dos grandes causadores das dificuldades de ensino-aprendizagem enfrentados por docentes em todos os níveis educacionais, desde a educação infantil até a pós-graduação. As distrações promovidas pelos recursos tecnológicos, acabam por desviar a atenção dos alunos e tornar difícil a interação professor/aluno. Percebendo essa realidade, muitos professores passaram a adotar essas tecnologias como aliadas no processo de ensino-aprendizagem.
Os blogs, por sua vez, destacaram-se como uma das ferramentas utilizadas para fins educacionais. Segundo Primo (2008):

No contexto educacional, um blog coletivo pode contribuir para a criação de um trabalho grupal. Neste “diário de bordo” do grupo, os educandos podem refletir sobre as informações coletadas e planejar o desenvolvimento do projeto comum. Através da interface de comentários, colegas e professores podem contribuir com questões, cujo impacto pode ser tanto no aperfeiçoamento do trabalho quanto no processo de tomada de consciência do grupo. Dependendo do que está sendo criado e discutido (grupos de apoio a drogaditos; grupos de desenvolvimento de novo produto), o blog pode ser definido como privado para manter o sigilo do processo. (PRIMO, 2008, p. 9)

A responsabilidade dos educadores é, sem dúvida, bastante grande, o que demanda a necessidade de parcerias para um trabalho mais abrangente. Para tanto, vale lembrar que as tecnologias podem ser grandes aliadas na busca por um ensino de qualidade, uma vez que possuem recursos diversificados.
As aulas, portanto, adquirem maiores possibilidade no processo educacional, uma vez que podem funcionar como um mecanismo estimulador, por meio da disponibilização de recursos que possibilitam a intermediação da leitura e produção do conhecimento.
Com a colaboração dos alunos, o currículo pode se tornar mais dinâmico, capaz de fortalecer e melhorar o desempenho individual e coletivo na formação do futuro cidadão.
Cabe aos professores, juntamente com a equipe pedagógica das instituições educacionais (coordenações, supervisões e professores), encontrar estratégias que possam favorecer a formação do aluno para além da escola. Uma possibilidade que tem sido eficaz é o uso das novas tecnologias como blogs para a construção de projetos integradores e dinâmicos.
A atualidade é marcada pela presença maciça de recursos tecnológicos. Essa quantidade, contribui para que crianças, jovens e adultos fiquem grande parte do seu tempo dedicados a elas. Essa realidade se expande até as salas de aula e, por muitas vezes, atrapalha os planejamentos dos professores. Nesse contexto, faz-se necessário uma postura proativa por parte do educador, que se vê frente a um grande desafio que é aliar técnicas tradicionais de ensino a novas possibilidades com o uso das tecnologias.
Os blogs, por sua vez, se apresentam como um recurso capaz de possibilitar boas práticas de ensino. Conforme Uchôa (2015):

É importante mencionar que o blog constitui um espaço de publicação na Web que permite tornar visível a produção escrita de seus atores, as suas ideias tomam voz e visibilidade. Participar num blog que tenha uma audiência pode ser um estímulo à reflexão da produção escrita, desde que exista, por parte dos professores, uma mediação nesse sentido. Com certeza, se os leitores podem tecer comentários sobre a produção dos alunos, essa aproximação estimula, para que suas produções alcancem um nível melhor. Por outro lado, disponibilizar atividades desenvolvidas pela escola no blog pode aproximá-la da comunidade, que também pode trazer a sua contribuição quando algum especialista do exterior à escola compartilha seus conhecimentos nesse espaço. (UCHÔA, 2015, p. 30)

Além de permitir a interação aluno/professor os blogs permitem a interação entre pais, comunidade em geral e a escola, como bem defendeu Uchôa (2015) na citação anterior. Dessa forma, contribuem para que os pais tenham informações importantes para compreenderem, de forma mais clara o que acontece na escola e no processo educacional dos filhos. Ao desenvolver blogs com o objetivo de informar aos pais o que envolve as atividades aplicadas dentro e fora da sala de aula, os pais se tornam mais próximos a escola. Segundo Franco (2005):
Para que não haja excessos é importante que alunos e a comunidade em geral seja informada sobre os objetivos dos blogs e as posturas adequadas ao uso do mesmo. Podem ser estabelecidas regras claras afim de disciplinar e manter todos os envolvidos cientes, inclusive, da possibilidade de recompensas e punições.

Conclusão

Diante da quebra dos paradigmas educacionais provocadas pela inserção de novas formas de ensinar, aprender e avaliar e com ambientes diversos, impõe-se a necessidade de adaptações acerca dos recursos didáticos usados no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, a educação deve ser encarada como algo que está para além da sala de aula. Em um contexto em que estão presentes uma diversidade de possibilidades tecnológicas/criativas, não se adequam mais um ensino que se prenda aos muros da escola tradicional. Estamos inseridos em um contexto interativo e instantâneo. Diante de todo exposto, o que se apresenta, em relação ao uso do blog como ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, é uma infinidade de possibilidades que vão desde o uso como recurso de pesquisa como a própria criação do mesmo e produção de conhecimentos para alimenta-lo. A blogosfera é muito rica e acessível, para fazer um bom uso da mesma basta planejamento e sensibilidade por parte dos professores para compreender e optar pela melhor opção dentre as tantas que se apresentam.

Referência

FRANCO, Maria de Fátima. Blog educacional: ambiente de interação e escrita colaborativa. Disponível em: < file:///C:/Users/maria.ribeiro/Downloads/416-623-1-PB.pdf>. Acesso em: 08 jun. 2018. In: WORKSHOP EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO – SBIE, 16., 2005. Universidade Federal de Juiz de Fora: [s.n.], 2005.
GOMES, J. a. M. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA - SIIE05, 7., 2005. Leiria, Portugal. Anais... 2005. Leiria, Portugal: [s.n.], 2005.

OLIVEIRA, Josi Rosa de. Blogs pedagógicos: possibilidades de uma educação holística. 2012. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: < http://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/2753/1/000437553-Texto%2BCompleto-0.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2018.

PONTES, Renata Lopes Jaguaribe; FILHO, José Aires de Castro. Microsoft Word: o uso do blog como ferramenta de ensino-aprendizagem por professores participantes do projeto Um Computador por Aluno (UCA). In: SBIE, 22., WIE, 17., 2011, Aracaju. Anais... Aracaju: Universidade Federal do Ceará, 2011. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000016590.pdf >. Acesso em: 07 jun. 2018.
PRIMO, A. F. T.; RECUERO, R. d. C. Blogs e seus gêneros: avaliação estatística dos 50 blogs mais populares em língua portuguesa. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM, 31., 2008. Natal. Anais... 2008. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008.

PRIMO, Alex. O aspecto relacional das interações na Web 2.0. E- Compós (Brasília), v. 9, p. 1-21, 2007. Disponível em: < http://www.ufrgs.br/limc/PDFs/web2.pdf>. Acesso em 08 jun. 2018.
UCHÔA, Kátia C. Amaral. Uso educacional da blogosfera: guia de estudos. Lavras: UFLA, 2015.



Um comentário:

  1. Essa quebra de paradigmas educacionais possibilitou novas oportunidades para docentes e discentes no ambiente escolar ou fora dele. Atualmente, várias ferramentas virtuais são utilizadas como novas possibilidades de ensino. A utilização dos Blogs é um exemplo.

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