Universidade Federal de Lavras - UFLA
Diretoria de
Educação a Distância
Curso de Especialização em Uso Educacional da Internet -
UEI
Disciplina: Uso Educacional da Blogosfera Prof. Ramon Gomes Cost
Polo: Lagoa Santa
Polo: Lagoa Santa
Tradição
e modernidade: uso do blog como
ferramenta para auxiliar o ensino-aprendizagem
Maria
Flávia Ribeiro Rodrigues
Resumo:
Com o avanço das
tecnologias, principalmente com a chegada da web 2.0, a rede mundial de computadores passou a ter usos mais
dinâmicos. Por fazer parte da vida tanto de adultos como de crianças e jovens o
foco passa a ser como utilizar essas tecnologias para fins que não estejam
apenas no âmbito da comunicação, mas que também possam contribuir para a
produção e compartilhamento de conhecimentos. Nesta perspectiva o presente
artigo buscou apresentar, por meio da literatura existente, práticas possíveis
de uso dos blogs como ferramentas
auxiliares no processo de ensino-aprendizagem, aliando técnicas tradicionais de ensino a essa ferramenta.
Palavras-chave: Blog. Blogs
educativos. Professores blogueiros. Ensino-aprendizagem
Introdução
A internet está presente no
cotidiano de grande parte da população mundial. Os recursos disponibilizados na
rede de computadores permitem grandes possibilidades de uso. Atualmente as
tecnologias se fazem presentes em todos os contextos, oferecendo incontáveis
possibilidades de comunicação, interação e busca de informações. No contexto
educacional, as tecnologias podem contribuir para a aprendizagem, além de
promover mudanças profundas nas abordagens tradicionais de ensino.
Diante de tantas possibilidades que a internet permite, os blogs
destacam-se como uma ferramenta capaz de favorecer uma reciprocidade entre quem
transmite a informação e quem as lê.
Para tanto, é fundamental que os docentes adotem estratégias dinâmicas
que conduzam a melhorias no processo de ensino-aprendizagem utilizando o
conhecimento que já possuem de técnicas pedagógicas tradicionais aliadas as novas
possibilidades de inserção das tecnologias.
Fundamentação
teórica
Com o advento da web 2.0 as relações virtuais se tornaram
mais colaborativas e expansivas. Segundo Primo (2007):
A Web 2.0 é a segunda geração
de serviços online e caracteriza-se por potencializar as formas de publicação,
compartilhamento e organização de informações, além de ampliar os espaços para
a interação entre os participantes do processo. A Web 2.0 refere-se não apenas a uma combinação de técnicas
informáticas (serviços Web, linguagem
Ajax, Web syndication, etc.), mas
também a um determinado período tecnológico, a um conjunto de novas estratégias
mercadológicas e a processos de comunicação mediados pelo computador (PRIMO, 2007, p. 1).
Com
a chegada da Web 2.0, instauram-se
possibilidades abrangentes de trabalho coletivo, troca efetiva de arquivos e
ideias, produção intelectual e cultural, construção e disseminação abrangente
de informações diversas, construção colaborativa de conhecimentos etc. Tudo de
forma dinâmica e sem a necessidade de um espaço/tempo fixo. Tudo acontece na
rede sem que seja necessário encontro presencial. Isso amplia a visão e
compreensão das formas estabelecidas de ensino-aprendizagem.
Nesse contexto, os blogs passaram a ocupar um lugar de destaque no
processo de ensino-aprendizagem. Algo que comprova essa realidade é a
diversidade de blogs com objetivos pedagógicos.
Os blogs permitem o rompimento das fronteiras entre os espaços/tempo fixos
da sala de aula. Os mesmos aumentam as possibilidades de interação à medida que
essa tecnologia disponível contribui para que os educadores passem a pensar
estratégias que possam associar técnicas tradicionais de ensino com o uso das
tecnologias modernas, como é o caso dos blogs.
Por estarem inseridos no mundo tecnológico, os discentes, regra geral, estão
familiarizados com as possibilidades apresentadas pelas novas tecnologias e não
sentem dificuldades ao manipulá-las. Portanto, os blogs se configuram como uma
nova forma de professores e alunos fazerem uso dos recursos disponibilizados na
rede mundial de computadores para a produção de conhecimento. Segundo Uchôa (2015):
Nesse contexto, há várias experiências que
demostram que a inserção de serviço como blog, quando usado de forma bem
planejada, pode auxiliar o alcance de objetivos de aprendizagens,
principalmente na disciplina de Língua Portuguesa. O fato do blog ser sugerido
como recurso a ser experimentado pela escola, está relacionado com a facilidade
e familiaridade com que alunos hoje têm acessado as redes sociais. (UCHÔA, 2015, p. 28)
O uso do blog com intenções educacionais é uma prática recorrente,
o que tem encorajado os professores a seguirem a tendência de aliar o ensino
tradicional as possibilidades apresentadas pela modernidade. Conforme Gomes
(2005, p. 311) “a blogosfera
educacional é cada vez mais transversal” aos diferentes níveis de ensino, do
pré-escolar ao ensino superior. Nesse sentido, cada docente terá a
possibilidade de observar sua realidade e aplicar o formato mais adequado. Para
tanto, existem vários tipos, estilos e objetivos de uso dos blogs.
Blogs como aliados no processo educacional
Os
inúmeros recursos digitais, que fazem parte do cotidiano dos discentes, também
têm sido um dos grandes causadores das dificuldades de ensino-aprendizagem
enfrentados por docentes em todos os níveis educacionais, desde a educação
infantil até a pós-graduação. As distrações promovidas pelos recursos
tecnológicos, acabam por desviar a atenção dos alunos e tornar difícil a
interação professor/aluno. Percebendo essa realidade, muitos professores
passaram a adotar essas tecnologias como aliadas no processo de ensino-aprendizagem.
Os
blogs, por sua vez, destacaram-se como uma das ferramentas utilizadas para fins
educacionais. Segundo Primo (2008):
No contexto educacional, um blog coletivo
pode contribuir para a criação de um trabalho grupal. Neste “diário de bordo”
do grupo, os educandos podem refletir sobre as informações coletadas e planejar
o desenvolvimento do projeto comum. Através da interface de comentários,
colegas e professores podem contribuir com questões, cujo impacto pode ser
tanto no aperfeiçoamento do trabalho quanto no processo de tomada de
consciência do grupo. Dependendo do que está sendo criado e discutido (grupos
de apoio a drogaditos; grupos de desenvolvimento de novo produto), o blog pode
ser definido como privado para manter o sigilo do processo. (PRIMO, 2008, p. 9)
A responsabilidade dos educadores é, sem
dúvida, bastante grande, o que demanda a necessidade de parcerias para um
trabalho mais abrangente. Para tanto, vale lembrar que as tecnologias podem ser
grandes aliadas na busca por um ensino de qualidade, uma vez que possuem
recursos diversificados.
As aulas, portanto, adquirem maiores
possibilidade no processo educacional, uma vez que podem funcionar como um
mecanismo estimulador, por meio da disponibilização de recursos que
possibilitam a intermediação da leitura e produção do conhecimento.
Com a colaboração dos alunos, o currículo
pode se tornar mais dinâmico, capaz de fortalecer e melhorar o desempenho
individual e coletivo na formação do futuro cidadão.
Cabe aos professores, juntamente com a
equipe pedagógica das instituições educacionais (coordenações, supervisões e
professores), encontrar estratégias que possam favorecer a formação do aluno
para além da escola. Uma possibilidade que tem sido eficaz é o uso das novas
tecnologias como blogs para a construção de projetos integradores e dinâmicos.
A atualidade é marcada pela presença maciça de recursos tecnológicos.
Essa quantidade, contribui para que crianças, jovens e adultos fiquem grande
parte do seu tempo dedicados a elas. Essa realidade se expande até as salas de
aula e, por muitas vezes, atrapalha os planejamentos dos professores. Nesse
contexto, faz-se necessário uma postura proativa por parte do educador, que se
vê frente a um grande desafio que é aliar técnicas tradicionais de ensino a
novas possibilidades com o uso das tecnologias.
Os blogs, por sua vez, se
apresentam como um recurso capaz de possibilitar boas práticas de ensino.
Conforme Uchôa (2015):
É importante mencionar que o blog
constitui um espaço de publicação na Web
que permite tornar visível a produção escrita de seus atores, as suas ideias
tomam voz e visibilidade. Participar num blog
que tenha uma audiência pode ser um estímulo à reflexão da produção escrita,
desde que exista, por parte dos professores, uma mediação nesse sentido. Com
certeza, se os leitores podem tecer comentários sobre a produção dos alunos,
essa aproximação estimula, para que suas produções alcancem um nível melhor.
Por outro lado, disponibilizar atividades desenvolvidas pela escola no blog pode
aproximá-la da comunidade, que também pode trazer a sua contribuição quando
algum especialista do exterior à escola compartilha seus conhecimentos nesse
espaço. (UCHÔA, 2015, p. 30)
Além de permitir a interação aluno/professor os blogs permitem a interação entre pais,
comunidade em geral e a escola, como bem defendeu Uchôa (2015) na citação
anterior. Dessa forma, contribuem para que os pais tenham informações
importantes para compreenderem, de forma mais clara o que acontece na escola e
no processo educacional dos filhos. Ao desenvolver blogs com o objetivo de
informar aos pais o que envolve as atividades aplicadas dentro e fora da sala
de aula, os pais se tornam mais próximos a escola. Segundo Franco (2005):
Para
que não haja excessos é importante que alunos e a comunidade em geral seja
informada sobre os objetivos dos blogs e as posturas adequadas ao uso do mesmo.
Podem ser estabelecidas regras claras afim de disciplinar e manter todos os
envolvidos cientes, inclusive, da possibilidade de recompensas e punições.
Conclusão
Diante
da quebra dos paradigmas educacionais provocadas pela inserção de novas formas de
ensinar, aprender e avaliar e com ambientes diversos, impõe-se a necessidade de
adaptações acerca dos recursos didáticos usados no processo de
ensino-aprendizagem. Portanto, a educação deve ser encarada como algo que está
para além da sala de aula. Em um contexto em que estão presentes uma diversidade
de possibilidades tecnológicas/criativas, não se adequam mais um ensino que se
prenda aos muros da escola tradicional. Estamos inseridos em um contexto
interativo e instantâneo. Diante de todo exposto, o que se apresenta, em
relação ao uso do blog como ferramenta auxiliar no processo de
ensino-aprendizagem, é uma infinidade de possibilidades que vão desde o uso
como recurso de pesquisa como a própria criação do mesmo e produção de
conhecimentos para alimenta-lo. A blogosfera
é muito rica e acessível, para fazer um bom uso da mesma basta planejamento e
sensibilidade por parte dos professores para compreender e optar pela melhor
opção dentre as tantas que se apresentam.
Referência
FRANCO, Maria de Fátima. Blog educacional:
ambiente de interação e escrita colaborativa. Disponível em: < file:///C:/Users/maria.ribeiro/Downloads/416-623-1-PB.pdf>.
Acesso em: 08 jun. 2018. In: WORKSHOP EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), SIMPÓSIO
BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO – SBIE, 16., 2005. Universidade Federal
de Juiz de Fora: [s.n.], 2005.
GOMES, J. a. M. Blogs: um recurso e uma
estratégia pedagógica. VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA -
SIIE05, 7., 2005. Leiria, Portugal. Anais...
2005. Leiria, Portugal: [s.n.], 2005.
OLIVEIRA, Josi Rosa de. Blogs
pedagógicos: possibilidades de uma educação holística. 2012. Dissertação (Mestrado)
– Mestrado em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em:
<
http://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/2753/1/000437553-Texto%2BCompleto-0.pdf>.
Acesso em: 07 jun. 2018.
PONTES, Renata Lopes Jaguaribe; FILHO,
José Aires de Castro. Microsoft Word: o uso do blog como ferramenta de
ensino-aprendizagem por professores participantes do projeto Um Computador por
Aluno (UCA). In: SBIE, 22., WIE, 17., 2011, Aracaju. Anais... Aracaju: Universidade Federal do Ceará, 2011. Disponível
em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000016590.pdf
>. Acesso em: 07 jun. 2018.
PRIMO, A. F. T.; RECUERO, R. d. C.
Blogs e seus gêneros: avaliação estatística dos 50 blogs mais populares em
língua portuguesa. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM,
31., 2008. Natal. Anais... 2008. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do
Sul, 2008.
PRIMO, Alex. O aspecto relacional das
interações na Web 2.0. E- Compós (Brasília), v. 9, p. 1-21, 2007. Disponível
em: < http://www.ufrgs.br/limc/PDFs/web2.pdf>. Acesso em 08 jun. 2018.
UCHÔA,
Kátia C. Amaral. Uso educacional da
blogosfera: guia de estudos. Lavras: UFLA, 2015.
Essa quebra de paradigmas educacionais possibilitou novas oportunidades para docentes e discentes no ambiente escolar ou fora dele. Atualmente, várias ferramentas virtuais são utilizadas como novas possibilidades de ensino. A utilização dos Blogs é um exemplo.
ResponderExcluir