Pólos de Campos Gerais e Formiga

Pólos de Campos Gerais e Formiga

Menú

domingo, 24 de maio de 2015

Blogs como Ferramentas Pedagógicas

Blogs como Ferramentas Pedagógicas

Os Blogs estão se tornando cada vez mais profissionais e não mais “Diário Virtual para Adolescente” como era a princípio. Passando a palco de discussões e fonte de conhecimentos para muitos profissionais. No mundo empresarial, vários diretores possuem seus próprios blogs. Também encontramos outras áreas como profissões renomadas que mantêm seus canais próprios com muitas informações. Com isso profissionais da educação como professores e educadores começam usufruir do poder dessa ferramenta que passa a ser uma alternativa para a comunicação no âmbito educacional, passando a ser um excelente canal para oferecer uma formação descentralizada.


Acredito que não há limites para o uso de blogs em sala de aula. Importante saber que para publicar no blog o usuário não precisa ter nenhum tipo de conhecimento tecnológico. Outro ponto positivo do blog são os atrativos que estas páginas desempenham sobre os jovens. Com isso o docente não pode ficar fora desse assunto blog, sabendo que esse contexto digital os alunos dominam muito bem. É preciso somente que os educadores se adaptem a essa ferramenta virtual e descubram com seus discentes as diversas possibilidades deste ambiente de aprendizagem.

5 comentários:

  1. Blog como ferramenta pedagógica

    A cada dia cresce o número de ‘’bloguieros’’ e não seria diferente no meio educacional, professores estão sempre se atualizando em busca de tornar suas aulas mais atraentes e prazerosas para seus alunos.
    Diante disso, o uso do blog torna-se cada vez mais útil na realização de projetos educativos, sendo um meio de compartilhar idéias, informações e conhecimentos de forma colaborativa, que deve ser explorada na área educacional. Sendo assim participação dos alunos não pode acontecer de forma passiva, pois além de atuar com contribuições no processo de aprendizagem o professor também tem sua parte nessa colaboração pois será ele quem conduzirá seus alunos no melhor aproveitamento desta ferramenta.
    Segundo Soares e Almeida (2005, p. 3):
    Um ambiente de aprendizagem pode ser concebido de forma a romper com as práticas usuais e tradicionais de ensino-aprendizagem como transmissão e passividade do aluno e possibilitar a construção de uma cultura informatizada e um saber cooperativo, onde a interação e a comunicação são fontes da construção da aprendizagem.
    Sendo assim, cabe ao professor apropriar-se do conhecimento para que o blog seja uma ferramenta a mais, possibilitando atividades e estratégias diferenciadas.Muitas são as vantagens educativas e significativas para a utilização do blog.
    Oliveira cita a possibilidade da ferramenta estimular o papel do professor como mediador na produção do conhecimento, já que o blog tem a função de instigar os alunos para discussões,potencializando as discussões por meio de comentários,incentivando a escrita colaborativa, a autoria,o pensamento critico e a capacidade de argumentativa,estimular o aprendizado extra-classe de forma lúdica,desenvolver a habilidade de pesquisar e selecionar informações.
    Fazendo uso desta ferramenta o professor além de estar introduzindo as tecnologias em suas aulas estará também proporcionando uma oportunidade dos alunos serem produtores de seu conhecimento uma vez que ao utilizar o blog faz-se necessário uma outra postura do aluno que não seja a de mero reprodutor de conhecimento,o que não é admissível,uma vez que sua participação e colaboração são fundamentais.
    Referencias bibliográficas:
    ALMEIDA,Cláudia Zamboni.Interface gráfica e mediação pedagógica em ambientes virtuais:algumas considerações.
    SOARES,Eliana Maria do Sacramento; ALMEIDA,Cláudia Zamboni: Interface gráfica e mediação pedagógica em ambientes virtuais: Disponível em

    ResponderExcluir
  2. Realmente a função inicial que o blog assumiu nos primeiros tempos que era a de um diário pessoal já não é a que vemos entre a maioria dos blogs atuais. O público também mudou, antes os blogueiros eram em sua maioria adolescentes.
    O blog hoje em dia se tornou um espaço para a troca e compartilhamento dos mais diversos assuntos.

    ResponderExcluir
  3. Realmente a função inicial que o blog assumiu nos primeiros tempos que era a de um diário pessoal já não é a que vemos entre a maioria dos blogs atuais. O público também mudou, antes os blogueiros eram em sua maioria adolescentes.
    O blog hoje em dia se tornou um espaço para a troca e compartilhamento dos mais diversos assuntos.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gilberth!
    Espero que você continue se desenvolvendo no uso do blog como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem, compartilhando seus saberes!
    ;)

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gilberth!
    Espero que você continue se desenvolvendo no uso do blog como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem, compartilhando seus saberes!
    ;)

    ResponderExcluir