BLOG: UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL
Fernanda Alves
Polo Formiga, MG.
A sociedade moderna encontra-se envolta pelas tecnologias da informação e comunicação, o que tem causado transformações no modo como os indivíduos se relacionam entre si e com o meio. Neste sentido, a escola, por seu papel social fundamental na formação das pessoas, tem buscado alternativas para tornar o ensino e aprendizagem mais atraente.
Para atender esta demanda, uma estratégia que tem sido utilizada para auxiliar o processo de ensino aprendizagem é o blog: uma página web onde é possível publicar textos, vídeos, imagens, áudios e links sobre diversos assuntos, e buscar a interação entre os seus atores.Utilizando o blog, como um espaço de colaboração, o docente tem a oportunidade de verificar aspectos muitas vezes difíceis de serem identificados em uma sala de aula, como a capacidade de elaborar textos, melhoria do desenvolvimento na escrita, a pesquisa sobre um assunto, a apresentação de uma opinião e o debate entre os alunos.
A prática do blog como ferramenta auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, fortalece o relacionamento entre alunos e professores, gerando troca de experiências e intercâmbio de informação e comunicação. É possível verificar este entrosamento quando Uchôa (2015, p.37) diz que “através do blog os professores podem conquistar seus alunos em vários sentidos [...]. Isso é possível, uma vez que, com essa ferramenta, o professor pode ampliar a aprendizagem, relacionando os temas abordados em sala com o contexto do estudante.”
Assim sendo, são inúmeras as possibilidades proporcionadas pela blogosfera. O docente, através de um planejamento coerente, deve empregar o blog como uma poderosa técnica no sentido de beneficiar todos os envolvidos. Com o advento das tecnologias é essencial que estas ferramentas sejam incorporadas às propostas de aprendizagem.
REFERÊNCIA:
Uchôa, Kátia C. Amaral. Uso Educacional da Blogosfera: Guia de Estudos. 1.ed. Lavras: UFLA, 2015
Concordo com você Fernanda quando diz que as tecnologias devem ser incorporadas às propostas de aprendizagem, mas sabemos que nem sempre os alunos e as escolas possuem materiais para tais práticas, ficando assim a inserção destes meios comprometida.
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