Aparecida dos Reis Eufrásio Pereira
Pólo Formiga- Sala 05
O ensino dentro da sala de aula
está cada vez mais desafiador. O professor deve ser criativo e buscar
incentivar os alunos na busca do conhecimento. A internet oferece vários
recursos que podem ser utilizados para o enriquecimento de suas aulas, e um
desses é o blog.
O blog é uma página da Web, e
oferece vários recursos que podem ser inseridos pelo autor como, contador de
visitas, comentários, entre outros. As postagens inseridas podem conter textos,
vídeos, imagens, links, entre outros. Essas postagens podem ser comentadas, o
que favorece a comunicação e a interação do autor e seus usuários. Assim, o
blog favorece a construção do conhecimento de forma colaborativa, entre os alunos
e estes com o professor. O aluno torna-se autor, aumentando sua capacidade de
reflexão e argumentação sobre o texto que irá compartilhar e também sua
responsabilidade. Outra vantagem é a facilidade de usá-lo, não precisando de
conhecimentos de programação.
Os posts aparecem em ordem da
mais recente para a mais antiga, o que possibilita aos alunos ficarem atentos
às atualizações. Para o enriquecimento de suas postagens, o aluno deverá
realizar pesquisas, verificando o conteúdo de seu interesse e confiabilidade.
Assim, o aluno aprende como realizar pesquisas, trabalhos de investigação,
entre outros. Ao tecer comentário, o aluno também terá que avaliar o conteúdo
publicado, os trabalhos dos colegas, aumentando a responsabilidade e
aprimorando a análise crítica. De acordo com as postagens o professor poderá
avaliar o progresso dos alunos, suas participações e colaborações. As
publicações também são arquivadas favorecendo que não se perca trabalhos, os
quais podem ser editados e comentados a qualquer momento.
O professor também pode atribuir
outras funcionalidades ao blog, utilizando-o como portfólio, fórum, diário,
espaço de integração, etc. Outro ponto positivo do uso do blog na educação é o
acompanhamento que os pais podem fazer do aprendizado do seu filho.
Diante de suas várias
funcionalidades, o professor deverá conhecer o blog e utilizá-lo de acordo com
o seu objetivo, criando um espaço criativo que favoreça o processo de ensino
aprendizagem.
Referência:
BARBOSA,
Conceição Aparecida Pereira; SERRANO, Claudia Aparecida. O blog como ferramenta
para construção do conhecimento e aprendizagem colaborativa. Fundação
Armando Álvares Penteado, p. 1-14, 2005. Disponível em: < http://www.virtual.ufc.br/cursouca/modulo_web2/parada01_cid2/para_saber_mais/011tcc3.pdf>.
Acesso em: 10 jun. 2018.
CARVALHO, Ana Amélia Amorim et al. Blogue: uma ferramenta com potencialidades pedagógicas em diferentes níveis de ensino. 2006. Actas do VII Colóquio sobre Questões Curriculares, Braga, CIED, pp. 635-652. Disponível em: < https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/5915/1/3018.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário