No
entanto, para que essa inclusão digital de fato se concretize é necessário que
se utilize de algumas estratégias para que os alunos participem de forma ativa e
também para que as discussões ocorram com embasamento qualitativo, enriquecendo
assim o processo ensino-aprendizagem.
A
exemplo disso temos a ferramenta Blog, por meio dos blogs educacionais é
possível potencializar o conhecimento sistematizado das disciplinas. Levar os
alunos a conhecerem novas formas de aprender, pois, permite trabalhar diversos
conteúdos educativos e usufruir beneficamente do grande potencial da Web 2.0. Como
apontado por Primo e Recuero (2008, apud UCHOÂ, 2015, p.30):
[...]“as tecnologias na escola
precisam encontrar espaço e sentido nos projetos pedagógicos”. Nesse contexto,
o uso de blog com intenção pedagógica já é percebido, não sendo mais novidade
que ele sirva como instrumento interativo, participativo para o contexto
escolar em ambientes familiarizados com a Internet. No espaço da blogosfera, há
um grande número de adeptos que utilizam o gênero, não apenas como diário
eletrônico, mas também com a intenção didática.
Por
ser uma ferramenta acessível, gratuita e fácil de usar, possibilita que
professores e alunos, consigam adquirir domínio e comecem a utilizar a
ferramenta sem dificuldades. Existem diversos blogs abertos com comunicação
bidirecional, que servem para divulgar e promover debates sobre conteúdos, metodologias,
práticas e experiências criativas que orientam sobre uso da internet e serviços
da web 2.0 na educação. Auxiliando assim, o professor que está apostando e iniciando
o seu percurso criador em uma educação mediada pelas tecnologias.
O
uso educacional da “Blogosfera” está expandindo. Sua linguagem hibrida permite
postagens de textos, imagens, fotos, vídeos, comentários, entre outros. Fomenta
a troca de experiências e ideias, que contribuem para o desenvolvimento do
senso crítico e reflexivo do aluno.
Para
que o ambiente do blog seja explorado com participações ativas e qualitativas o
professor também necessita ser participativo, fazer a mediação, incentivar e
instigar a participação dos alunos; criar temas e postar conteúdos que sejam
interessantes, motivadores e que façam sentido e significado para os alunos. Segundo
Uchôa (2015, p. 32) “O uso do blog, se bem planejado e executado, servirá como
um espaço que estende as interações em torno do conteúdo a ser aprendido,
motivando os alunos à pesquisa, ao estudo continuado e ao compartilhamento,
entre outros”.
Os
blogs são utilizados como estratégias para potencializar e contribuir na busca
de uma educação construtivista e transformadora; ensinar o aluno a aprender a
aprender; desenvolver habilidades de convivência em ambientes colaborativos de
aprendizagem; compartilhar conteúdos e promover debates com o intuito de se
criar uma melhor interação e envolvimento entre os alunos.
Serve
de canal para trabalhar conteúdos curriculares, cultura, literatura,
diversidade e temas transversais. E como dispersor de opiniões e reflexões para
exercício das capacidades leitora e escritora. Como portfólio digital serve
para incentivar o desenvolvimento dos alunos, apresentando os projetos e as
ações educativas desenvolvidas em sala de aula, servindo como forma de alcançar
e melhorar os resultados.
IMAGEM: Temas interessantes. Disponível em: http://interessantestemas.blogspot.com/2016/04/visite-o-blog-diversos-temas_25.html. Acesso em 07 de jun. 2018.
IMAGEM: Temas interessantes. Disponível em: http://interessantestemas.blogspot.com/2016/04/visite-o-blog-diversos-temas_25.html. Acesso em 07 de jun. 2018.
UCHÔA, Kátia C. Amaral. Uso Educacional da Blogosfera: Guia de Estudos. 1.ed. Lavras:UFLA, 2015. Disponível em: http://ead.campusvirtual.ufla.br/pluginfile.php/59506/modresource/content/3/blogosfera_guia%20%289%29.pdf.
Acesso em: 05 de jun. 2018.
Rosilene Monteiro dos Santos Costa
Polo Lagoa Santa - Turma 08
Rosilene,
ResponderExcluirRealmente o uso dos Blogs como acesso a interação do aluno ajuda e muito no processo aprendizagem, o aluno se interessam mais e serve de incentivo para o processo Ensino Aprendizagem, onde os alunos se interagem com seus colegas de classe e há uma compreensão mairo do que se está sendo ensinado.
Olá Rosilene,
ResponderExcluirvenho focando bastante na ferramenta blog como uma das melhores possibilidades de proporcionar aos alunos a interação e construção coletiva do conhecimento. Fazer com que o aluno tenha esse tipo de vivência contribui para sua formação não apenas escolar, mas aborda outras competências importantes, como o trabalho em equipe e colaboração. Então, quando você menciona "...desenvolver habilidades de convivência em ambientes colaborativos de aprendizagem" acredito que isso resume bem o que eu considero ser uma das maiores virtudes da ferramenta blog.