Pólos de Campos Gerais e Formiga

Pólos de Campos Gerais e Formiga

Menú

quarta-feira, 6 de junho de 2018

Uso do Blog como Ferramenta para Potencializar a Construção do Conhecimento no Processo Ensino-Aprendizagem

A proposta do uso de ferramentas tecnológicas no ensino tem como princípio a valorização da aprendizagem em oposição à transmissão de conhecimentos. Ao inserir no ambiente educacional as tecnologias da informação e comunicação o professor estará oportunizando a inclusão digital do aluno.
No entanto, para que essa inclusão digital de fato se concretize é necessário que se utilize de algumas estratégias para que os alunos participem de forma ativa e também para que as discussões ocorram com embasamento qualitativo, enriquecendo assim o processo ensino-aprendizagem.
A exemplo disso temos a ferramenta Blog, por meio dos blogs educacionais é possível potencializar o conhecimento sistematizado das disciplinas. Levar os alunos a conhecerem novas formas de aprender, pois, permite trabalhar diversos conteúdos educativos e usufruir beneficamente do grande potencial da Web 2.0. Como apontado por Primo e Recuero (2008, apud UCHOÂ, 2015, p.30):
[...]“as tecnologias na escola precisam encontrar espaço e sentido nos projetos pedagógicos”. Nesse contexto, o uso de blog com intenção pedagógica já é percebido, não sendo mais novidade que ele sirva como instrumento interativo, participativo para o contexto escolar em ambientes familiarizados com a Internet. No espaço da blogosfera, há um grande número de adeptos que utilizam o gênero, não apenas como diário eletrônico, mas também com a intenção didática.

Por ser uma ferramenta acessível, gratuita e fácil de usar, possibilita que professores e alunos, consigam adquirir domínio e comecem a utilizar a ferramenta sem dificuldades. Existem diversos blogs abertos com comunicação bidirecional, que servem para divulgar e promover debates sobre conteúdos, metodologias, práticas e experiências criativas que orientam sobre uso da internet e serviços da web 2.0 na educação. Auxiliando assim, o professor que está apostando e iniciando o seu percurso criador em uma educação mediada pelas tecnologias.
O uso educacional da “Blogosfera” está expandindo. Sua linguagem hibrida permite postagens de textos, imagens, fotos, vídeos, comentários, entre outros. Fomenta a troca de experiências e ideias, que contribuem para o desenvolvimento do senso crítico e reflexivo do aluno.
Para que o ambiente do blog seja explorado com participações ativas e qualitativas o professor também necessita ser participativo, fazer a mediação, incentivar e instigar a participação dos alunos; criar temas e postar conteúdos que sejam interessantes, motivadores e que façam sentido e significado para os alunos. Segundo Uchôa (2015, p. 32) “O uso do blog, se bem planejado e executado, servirá como um espaço que estende as interações em torno do conteúdo a ser aprendido, motivando os alunos à pesquisa, ao estudo continuado e ao compartilhamento, entre outros”.
Os blogs são utilizados como estratégias para potencializar e contribuir na busca de uma educação construtivista e transformadora; ensinar o aluno a aprender a aprender; desenvolver habilidades de convivência em ambientes colaborativos de aprendizagem; compartilhar conteúdos e promover debates com o intuito de se criar uma melhor interação e envolvimento entre os alunos.
Serve de canal para trabalhar conteúdos curriculares, cultura, literatura, diversidade e temas transversais. E como dispersor de opiniões e reflexões para exercício das capacidades leitora e escritora. Como portfólio digital serve para incentivar o desenvolvimento dos alunos, apresentando os projetos e as ações educativas desenvolvidas em sala de aula, servindo como forma de alcançar e melhorar os resultados.

IMAGEM: Temas interessantes. Disponível em: http://interessantestemas.blogspot.com/2016/04/visite-o-blog-diversos-temas_25.html. Acesso em 07 de jun. 2018.
UCHÔA, Kátia C. Amaral. Uso Educacional da Blogosfera: Guia de Estudos. 1.ed.  Lavras:UFLA, 2015. Disponível em: http://ead.campusvirtual.ufla.br/pluginfile.php/59506/modresource/content/3/blogosfera_guia%20%289%29.pdf. Acesso em: 05 de jun. 2018. 
Rosilene Monteiro dos Santos Costa 
Polo Lagoa Santa - Turma 08

2 comentários:

  1. Rosilene,
    Realmente o uso dos Blogs como acesso a interação do aluno ajuda e muito no processo aprendizagem, o aluno se interessam mais e serve de incentivo para o processo Ensino Aprendizagem, onde os alunos se interagem com seus colegas de classe e há uma compreensão mairo do que se está sendo ensinado.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosilene,

    venho focando bastante na ferramenta blog como uma das melhores possibilidades de proporcionar aos alunos a interação e construção coletiva do conhecimento. Fazer com que o aluno tenha esse tipo de vivência contribui para sua formação não apenas escolar, mas aborda outras competências importantes, como o trabalho em equipe e colaboração. Então, quando você menciona "...desenvolver habilidades de convivência em ambientes colaborativos de aprendizagem" acredito que isso resume bem o que eu considero ser uma das maiores virtudes da ferramenta blog.

    ResponderExcluir