UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS -
UFLA/MG
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO - USO EDUCACIONAL DA
INTERNET – UEI - EAD
USO DO BLOG COMO FERRAMENTA PARA
AUXILIAR O ENSINO APRENDIZAGEM EM ESCOLAS PÚBLICAS
IAGO CASTRO COUTINHO
Uma sociedade informatizada
exige cada dia mais um sujeito preparado para essa nova realidade. Com a
inserção cada vez mais precoce da tecnologia na vida do ser humano, o ambiente
escolar não pode ser deixado de lado, uma vez que esse o mesmo faz parte da
formação pessoal, intelectual e moral do indivíduo. Cada vez mais frequente, o recurso
tecnológico conquista espaço dentro do âmbito escolar. Com o auxílio da
tecnologia oriunda de uma sociedade informatizada, os weblogs ganham espaço
dentro do ensino.
Despertando o interesse e
motivando o aluno a pensar, os blogs tornaram-se um grande aliado dos
professores e um catalisador no processo de ensino. Partindo deste principio, observamos
que a tecnologia atuando como ferramenta pedagógica, age em três grandes áreas
da aprendizagem: a obtenção de informação; a representação de ideias; e a
comunicação com terceiros. Para Marcusso (2009), esse uso “amplia a
funcionalidade humana”.
O uso do blog, da forma correta, tem muito para oferecer. Usar o
computador e outros aparelhos tecnológicos associados aos blogs nas escolas,
não é mais uma possibilidade e sim uma necessidade, funcionando como um
aglutinador de várias tecnologias existentes ligadas ao seu uso. Assim, a
aprendizagem é mais fácil e prazerosa, pois a utilização do computador na
educação cresce a cada dia mais e os limites desse crescimento são desconhecidos,
integrando cada dia mais o computador na realidade escolar. (TARJA, 1998).
A verdadeira
integração do computador na realidade da escola supõe uma nova organização
escolar mais descentrada, um currículo mais flexível, a instauração de novos
tempos escolares, menos rígidos e programados, mudanças no próprio espaço da
sala de aula. E isto não acontece de um dia para outro: requer tempo, ajudas
específicas, incentivos, toda uma estrutura de apoio. (FREITAS, 2008, p. 176).
O processo de ensino-aprendizagem depende do entendimento dos
alunos e do professor possibilitar esse entendimento de forma clara e objetiva,
pois a disciplina aborda conteúdos que devem ser conciliados com o cotidiano do
aluno e o e ferramentas pedagógicas alternativas, como os blogs. Quando
se emprega o uso de blogs em uma aula, esta se torna interessante aos olhos do
aluno e proveitosas, pois, uma vez que a temática da aula permite que o blog se
torne uma interface versátil e poderosa, no sentido de permitir ao aluno a
compreensão e aceitação do assunto tratado. Os alunos querem ser os
protagonistas de atividades diferentes, usando sua criatividade para conduzir a
construção de seu conhecimento
REFERÊNCIAS
FREITAS,
M. T. de A. Computador/Internet como
Instrumentos de Aprendizagem: Uma Reflexão a partir da abordagem Psicológica
Histórico-Cultural. In: 2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação.
Universidade Federal de Pernambuco. Recife, anais eletrônicos, 2008. Disponível
em www.ufpe.br/nehte/simposio/2008. Acesso em 06/06/2018.
MARCUSSO,
N. EAD e tecnologia no ensino médio.
In Litto & Formiga; Educação a Distância: O Estado da Art. São Paulo:
Pearson, 2009.
TAJRA, S.F. Informática na educação:
professor na atualidade. São Paulo: Érica, 1998.
Compreendo que os blogs se configuram num espaço rico e importante capaz de transformar processos educativos e estarem inseridos nas práticas pedagógicas dos profissionais. Dessa maneira, os mesmos devem buscar aprimorar sua qualificação profissional no intuito de compreender melhor e aprender sobre as novas tecnologias para, dessa forma, utilizá-las como ferramenta pedagógica.
ResponderExcluirNa sociedade que vivemos hoje é impossível viver longe das tecnologias. E o blog, Iago, é um grande recurso para ser usado no processo ensino/aprendizagem. Fazendo uso dessa ferramenta nossa aulas se tornaram mais prazerosas.
ResponderExcluirO uso dos blogs como ferramentas educativas é realmente muito promissor. Todavia, ainda esbarramos nas condições que permitam colocar esse uso em prática, como a formação dos professores (que em primeira instância não contempla a formação tecnológica) e a precariedade de muitas escolas pelo Brasil a fora.
ResponderExcluirPara que os blogs sejam aplicados na Educação e traga melhorias para a escola, é necessário que seja feito algumas mudanças no que já se pratica em aula. A colaboração de professores neste processo de adotar a tecnologia na escola é fundamental. Pois é algo que eles terão que aprender a lidar diretamente e quanto mais a favor eles tiverem melhor.
ResponderExcluirDessa forma, quando alunos e professores constroem juntos esse blog, ocorre um processo de ensino e aprendizagem de forma coletiva e colaborativa.
Olá Iago!
ResponderExcluirA utilização de tecnologias na sala de aula se tornou realmente uma necessidade e o blog favorece a interação e a possibilidade de o aluno ser protagonista do seu conhecimento.