Pólos de Campos Gerais e Formiga

Pólos de Campos Gerais e Formiga

Menú

sábado, 9 de junho de 2018


UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - UFLA/MG
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO - USO EDUCACIONAL DA INTERNET – UEI - EAD
USO DO BLOG COMO FERRAMENTA PARA AUXILIAR O ENSINO APRENDIZAGEM EM ESCOLAS PÚBLICAS
IAGO CASTRO COUTINHO

Uma sociedade informatizada exige cada dia mais um sujeito preparado para essa nova realidade. Com a inserção cada vez mais precoce da tecnologia na vida do ser humano, o ambiente escolar não pode ser deixado de lado, uma vez que esse o mesmo faz parte da formação pessoal, intelectual e moral do indivíduo.  Cada vez mais frequente, o recurso tecnológico conquista espaço dentro do âmbito escolar. Com o auxílio da tecnologia oriunda de uma sociedade informatizada, os weblogs ganham espaço dentro do ensino.
Despertando o interesse e motivando o aluno a pensar, os blogs tornaram-se um grande aliado dos professores e um catalisador no processo de ensino. Partindo deste principio, observamos que a tecnologia atuando como ferramenta pedagógica, age em três grandes áreas da aprendizagem: a obtenção de informação; a representação de ideias; e a comunicação com terceiros. Para Marcusso (2009), esse uso “amplia a funcionalidade humana”.
         O uso do blog, da forma correta, tem muito para oferecer. Usar o computador e outros aparelhos tecnológicos associados aos blogs nas escolas, não é mais uma possibilidade e sim uma necessidade, funcionando como um aglutinador de várias tecnologias existentes ligadas ao seu uso. Assim, a aprendizagem é mais fácil e prazerosa, pois a utilização do computador na educação cresce a cada dia mais e os limites desse crescimento são desconhecidos, integrando cada dia mais o computador na realidade escolar. (TARJA, 1998).
A verdadeira integração do computador na realidade da escola supõe uma nova organização escolar mais descentrada, um currículo mais flexível, a instauração de novos tempos escolares, menos rígidos e programados, mudanças no próprio espaço da sala de aula. E isto não acontece de um dia para outro: requer tempo, ajudas específicas, incentivos, toda uma estrutura de apoio. (FREITAS, 2008, p. 176).

   O processo de ensino-aprendizagem depende do entendimento dos alunos e do professor possibilitar esse entendimento de forma clara e objetiva, pois a disciplina aborda conteúdos que devem ser conciliados com o cotidiano do aluno e o e ferramentas pedagógicas alternativas, como os blogs. Quando se emprega o uso de blogs em uma aula, esta se torna interessante aos olhos do aluno e proveitosas, pois, uma vez que a temática da aula permite que o blog se torne uma interface versátil e poderosa, no sentido de permitir ao aluno a compreensão e aceitação do assunto tratado. Os alunos querem ser os protagonistas de atividades diferentes, usando sua criatividade para conduzir a construção de seu conhecimento


REFERÊNCIAS

FREITAS, M. T. de A. Computador/Internet como Instrumentos de Aprendizagem: Uma Reflexão a partir da abordagem Psicológica Histórico-Cultural. In: 2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, anais eletrônicos, 2008. Disponível em www.ufpe.br/nehte/simposio/2008.  Acesso em 06/06/2018.

MARCUSSO, N. EAD e tecnologia no ensino médio. In Litto & Formiga; Educação a Distância: O Estado da Art. São Paulo: Pearson, 2009.

TAJRA, S.F. Informática na educação: professor na atualidade. São Paulo: Érica, 1998.


5 comentários:

  1. Compreendo que os blogs se configuram num espaço rico e importante capaz de transformar processos educativos e estarem inseridos nas práticas pedagógicas dos profissionais. Dessa maneira, os mesmos devem buscar aprimorar sua qualificação profissional no intuito de compreender melhor e aprender sobre as novas tecnologias para, dessa forma, utilizá-las como ferramenta pedagógica.

    ResponderExcluir
  2. Na sociedade que vivemos hoje é impossível viver longe das tecnologias. E o blog, Iago, é um grande recurso para ser usado no processo ensino/aprendizagem. Fazendo uso dessa ferramenta nossa aulas se tornaram mais prazerosas.

    ResponderExcluir
  3. O uso dos blogs como ferramentas educativas é realmente muito promissor. Todavia, ainda esbarramos nas condições que permitam colocar esse uso em prática, como a formação dos professores (que em primeira instância não contempla a formação tecnológica) e a precariedade de muitas escolas pelo Brasil a fora.

    ResponderExcluir
  4. Para que os blogs sejam aplicados na Educação e traga melhorias para a escola, é necessário que seja feito algumas mudanças no que já se pratica em aula. A colaboração de professores neste processo de adotar a tecnologia na escola é fundamental. Pois é algo que eles terão que aprender a lidar diretamente e quanto mais a favor eles tiverem melhor.
    Dessa forma, quando alunos e professores constroem juntos esse blog, ocorre um processo de ensino e aprendizagem de forma coletiva e colaborativa.

    ResponderExcluir
  5. Olá Iago!
    A utilização de tecnologias na sala de aula se tornou realmente uma necessidade e o blog favorece a interação e a possibilidade de o aluno ser protagonista do seu conhecimento.

    ResponderExcluir