Pólos de Campos Gerais e Formiga

Pólos de Campos Gerais e Formiga

Menú

sábado, 9 de junho de 2018


Uso do blog como ferramenta para auxiliar o ensino aprendizagem

O termo “blog” é a abreviatura do termo original da língua inglesa “weblog”. Na concepção mais usual, um weblog é uma página na Web com atualizações frequentes conteúdos através de textos, imagens, vídeos, atividades, charges e outros materiais complementares com o objetivo de estabelecer uma comunicação mais ampla entre os autores e leitores/seguidores.

Na educação, o blog pode ser utilizado com uma ferramenta de aprendizagem por possuir características que se enquadram na aquisição de conhecimento, assim, expõem conteúdos que possibilitam a interação entre autores e leitores, permite a elucidação de conteúdos específicos que podem ser utilizados em sala de aula, as ferramentas excedem a simples leitura de conteúdos ao utilizar complementos como vídeos, imagens, charges e debates através dos posts.

A blogosfera traz inúmeras possibilidades pedagógicas ao dispor de recursos com informações especializadas de diversas áreas acadêmicas, sendo estes recursos utilizados de forma estratégica por meio de blogs do tipo: portfólio digital, espaço de intercâmbio e colaboração, espaço de debate (role playing) ou espaço de integração.

Outra característica importante dos blogs é a possibilidade de colaboração entre autores e leitores, assim, leitores podem também assumir o papel de autores, enriquecendo conteúdos e discussões.

De acordo com Gomes (2005), “ao constituírem espaços de publicação na web os blogs permitem tornar visível a produção escrita dos seus autores dando assim “voz” às suas ideias, interesses e pensamentos”.

Desta forma, o uso de blogs como ferramenta educacional, permite a aproximação de autores e leitores de diversas culturas, etnias e espaços geográficos, tornando um ambiente de aprendizagem que transcende as barreiras da comunicação formal, sendo uma estratégia de ensino contextualizada com o cenário tecnológico da atualidade.


Para saber mais:




GOMES, Maria João. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica, in António Mendes, Isabel
Pereira e Rogério Costa (editores), Actas do VII Simpósio Internacional de Informática educativa, Leiria:
Escola Superior de Educação de Leiria. 2005, pp.311-315.



Um comentário:

  1. Olá Cláudia!
    Parabéns pelo seu texto, concordo com suas considerações.
    Para que os estudantes participem ativamente com comentários de qualidade nas postagens do blog educacional é necessário estabelecer estratégias de abordagem, o objetivo de uso do blog pelo aluno deve estar claro.
    É importante que o aluno seja informado e conscientizado da relevância de participar do blog e entenda o sentido da sua participação.

    ResponderExcluir