Uso do blog como ferramenta para auxiliar o ensino
aprendizagem
O termo “blog” é a abreviatura do termo original da
língua inglesa “weblog”. Na concepção mais usual, um weblog é uma página na Web
com atualizações frequentes conteúdos através de textos, imagens, vídeos,
atividades, charges e outros materiais complementares com o objetivo de
estabelecer uma comunicação mais ampla entre os autores e leitores/seguidores.
Na educação, o blog pode ser utilizado com uma
ferramenta de aprendizagem por possuir características que se enquadram na aquisição
de conhecimento, assim, expõem conteúdos que possibilitam a interação entre
autores e leitores, permite a elucidação de conteúdos específicos que podem ser
utilizados em sala de aula, as ferramentas excedem a simples leitura de conteúdos
ao utilizar complementos como vídeos, imagens, charges e debates através dos posts.
A blogosfera traz inúmeras possibilidades
pedagógicas ao dispor de recursos com informações especializadas de diversas
áreas acadêmicas, sendo estes recursos utilizados de forma estratégica por meio
de blogs do tipo: portfólio digital, espaço de intercâmbio e colaboração, espaço
de debate (role playing) ou espaço de integração.
Outra característica importante dos blogs é a
possibilidade de colaboração entre autores e leitores, assim, leitores podem também
assumir o papel de autores, enriquecendo conteúdos e discussões.
De acordo com Gomes (2005), “ao constituírem espaços
de publicação na web os blogs permitem tornar visível a produção escrita dos
seus autores dando assim “voz” às suas ideias, interesses e pensamentos”.
Desta forma, o uso de blogs como ferramenta
educacional, permite a aproximação de autores e leitores de diversas culturas,
etnias e espaços geográficos, tornando um ambiente de aprendizagem que transcende
as barreiras da comunicação formal, sendo uma estratégia de ensino
contextualizada com o cenário tecnológico da atualidade.
Para saber mais:
GOMES, Maria João. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica, in António Mendes, Isabel
Pereira e Rogério Costa (editores), Actas do VII Simpósio Internacional de Informática educativa, Leiria:
Escola Superior de Educação de Leiria. 2005, pp.311-315.
Pereira e Rogério Costa (editores), Actas do VII Simpósio Internacional de Informática educativa, Leiria:
Escola Superior de Educação de Leiria. 2005, pp.311-315.
Olá Cláudia!
ResponderExcluirParabéns pelo seu texto, concordo com suas considerações.
Para que os estudantes participem ativamente com comentários de qualidade nas postagens do blog educacional é necessário estabelecer estratégias de abordagem, o objetivo de uso do blog pelo aluno deve estar claro.
É importante que o aluno seja informado e conscientizado da relevância de participar do blog e entenda o sentido da sua participação.