Pólos de Campos Gerais e Formiga

Pólos de Campos Gerais e Formiga

Menú

domingo, 24 de maio de 2015

A blogosfera na educação

       O surgimento dos blogs sem dúvidas foi uma das grandes revoluções da Web 2.0, onde deixamos de ser leitores passivos e passamos ao status de usuários ativos, com a capacidade de produzir e interagir com outros produtores de conteúdo para a internet.
       A facilidade de criar e manter um blog, além de ser uma ferramenta gratuita, colaborou para a sua popularização entre os internautas, ocorrendo uma grande explosão de blogueiros dos mais variados assuntos, dentre eles os educacionais.
       Não demorou muito para que os profissionais da educação percebessem o seu grande potencial, ao detectarem os mais variados tipos de blogs voltados para o meio educacional. Muitos professores passaram a compartilhar experiencias na carreira docente, outros compartilhando materiais didáticos com sugestões de atividades para ser realizado em sala de aula e logo, algumas escolas também criaram suas páginas.
    No entanto, das centenas ou milhares de páginas criadas, muitas não resistiram e foram abandonadas, provavelmente pela frustração dos criadores ao não conseguirem atingir algum objetivo com a criação do blog. Na maioria dos casos em que um blog foi deixado de lado por um professor, sobretudo pelas escolas, pode ter ocorrido por não haver um projeto pedagógico bem elaborado para que o recurso na internet fosse mantido. De fato, criar um blog educacional é fácil, a dificuldade surge quando ele precisa ser mantido com publicações frequentes para não perder o público.
        Felizmente, hoje há diversos pesquisadores que se dedicam a levantar as mais diversas formas para utilizar o blog no ambiente escolar de maneria que ele traga resultados no processo de ensino aprendizagem, maior interatividade entre alunos e professores, ampliação das atividade para fora do ambiente escolar, detre outras formas. Cabe ao professores buscar essas informações e usufruir dos recursos que a ferramenta proporciona.
         É importante ressaltar que o blog agrega outras ferramentas que amplia sua capacidade educacional, como por exemplo a possibilidade de anexar imagens, videos, links para outras ferramentas, além poder estar ligado com as mais variadas redes sociais em que os alunos e usuários estão presentes. Esse poder dos blogs amplia sobremaneira as possibilidades para seu uso pelos profissionais da educação em todos os níveis.

        

4 comentários:

  1. Realmente Thiago, o potencial dos blogs na educação é muito amplo e variado. Por ser um recurso tão presente na Web e utilizado por tantas pessoas, torna-se ainda mais uma possibilidade interessante de estratégia pedagógica na no trabalho docente.

    Você destaca um aspecto interessante que é a necessidade constante de alimentação do blog, com postagens de conteúdos significativos para o público-alvo, por isso que é tão importante a elaboração de um projeto bem estruturado, seja para o professor ou para a escola, dependendo do tipo de blog e dos objetivos almejados.

    Como você muito bem destaca, as pesquisas sobre blogs auxiliam os professores a utilizarem esse recurso de forma mais eficiente, como melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog pode contribuir muito no processo de ensino e aprendizagem através da interatividade entre professores e alunos.

      Excluir
  2. Oi, Thiago!
    Muito apropriada essa sua discussão acerca do abandono de blogs. É algo importante pra se pensar, e exige planejamento por parte do autor, pra que o conteúdo, que é inesgotável, continue sendo atraente para os leitores e alcance os objetivos propostos. É isso aí!
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi, Thiago!
    Muito apropriada essa sua discussão acerca do abandono de blogs. É algo importante pra se pensar, e exige planejamento por parte do autor, pra que o conteúdo, que é inesgotável, continue sendo atraente para os leitores e alcance os objetivos propostos. É isso aí!
    ;)

    ResponderExcluir