O blog como forma
colaborativa de aprendizado
Cada vez mais, as
tic’s estão adentrando no espaço escolar e isso é imutável. Nesse contexto, faz
se necessário que a escola reveja e renove seu papel de ensinar na era da
informática.
Com o avanço tecnológico, novas
formas de ensinar e aprender estão sendo utilizadas. A forma muita das vezes
passiva de ensinar onde geralmente o professor falava e o aluno escuta, está
passando por um processo de transformação com o advento tecnológico. Hoje, o
processo ensino e aprendizado entre alunos /professores, e alunos/alunos vem se
realizando através de troca de conhecimento, pois o professor não é mais o
detentor de todo o conhecimento. Nosso aluno nativo digital leva para a escola
seu conhecimento adquirido no ciberespaço. Aliado a isso, entendo que o
aprendizado em sala de aula vem realizando de forma coletiva.
O uso de blog como ferramenta para
auxiliar o processo de ensino e aprendizagem, favorece essa forma coletiva de
aprender. Em 2005, Barbosa e Serrano concluíram que o blog “sob o ponto de
vista da colaboração, a ferramenta permite que a aprendizagem ocorra a partir
do momento que os alunos passam a participar ativamente do processo, como parceiros
entre si e com o professor”. Dessa forma, para que o aprendizado realmente
aconteça através do uso do blog como ferramenta de apoio ao ensino na sala de
aula, professores e alunos deve contribuir de forma ativa e efetiva na
manutenção desse repositório educacional.
Além de a aprendizagem acontecer de
forma colaborativa, graças à contribuição de alunos e professores, Carvalho
(2005) salienta que “cria-se então uma comunidade de aprendizagem em torno de
um tema que interessa a todos os membros, multiplicando as possibilidades de se
encontrar mais soluções ao possibilitar a intervenção e o diálogo com mais
pessoas”, resultando em um produto conjunto proporcionando um elevado acervo
digital didático para estudo dos alunos, além de favorecer a colaboração
individual e o fortalecimento da autonomia dos colaboradores.
É importante educar para a autonomia,
para que cada um encontre o seu próprio ritmo de aprendizagem e, ao mesmo
tempo, é importante educar para a cooperação, para aprender em grupo, para
intercambiar ideias, participar de projetos, realizar pesquisas em conjunto.
(MORAN, 1999, p.6)
Assim sendo, o uso do blog como ferramenta
para auxiliar o processo de ensino e aprendizado, nos propicia uma relação mais
ampla, que combinam o presencial e o virtual em sua plenitude.
Referências
Bibliográficas
BARBOSA, Conceição Aparecida Pereira; SERRANO, Claudia
Aparecida. O blog como ferramenta para construção do conhecimento e
aprendizagem colaborativa. Fundação
Armando Álvares Penteado. São Paulo, 2005. Disponível em http://www.moodle.ufba.br/file.php/11601/Material_e-Proinfo_Modulo_II/011tcc3.pdf. Acesso em: 23 de maio de
2015.
MORAN, José
Manuel. Mudar a forma de ensinar e de aprender. Disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/uber.pdf. Acesso em: 22 de maio de
2015.
CARVALHO, Ana
Amélia Amorim et al. Blogue: uma ferramenta com potencialidades pedagógicas em
diferentes níveis de ensino. 2006. Disponível em: http://repositorio.uportu.pt:8080/jspui/bitstream/11328/468/2/Blogue.2006.pdf. Acesso em: 23 de maio de
2015.
Flávia Cristina de Araújo Santos Assis
Polo Lavras
Polo Lavras
O blog aproxima o aluno das ferramentas virtuais a que o aluno está acostumado e assim propicia maior familiaridade com a aprendizagem. Faz-se necessário que a escola adapte e inove em sua forma de ensinar tornando o aluno como co-autor de sua aprendizagem.
ResponderExcluirRealmente o Blog pode ser uma forma bem colaborativa de aprendizado se bem delineada e usada com objetividade.
ResponderExcluirRealmente o uso do blog possibilita uma aprendizagem de forma colaborativa entre os alunos e professores, tornando a aprendizagem significativa ao permitir a contribuição do aluno no processo de ensino.
ResponderExcluir