Pólos de Campos Gerais e Formiga

Pólos de Campos Gerais e Formiga

Menú

sábado, 23 de maio de 2015

O blog como forma colaborativa de aprendizado
           
            Cada vez mais, as tic’s estão adentrando no espaço escolar e isso é imutável. Nesse contexto, faz se necessário que a escola reveja e renove seu papel de ensinar na era da informática.
            Com o avanço tecnológico, novas formas de ensinar e aprender estão sendo utilizadas. A forma muita das vezes passiva de ensinar onde geralmente o professor falava e o aluno escuta, está passando por um processo de transformação com o advento tecnológico. Hoje, o processo ensino e aprendizado entre alunos /professores, e alunos/alunos vem se realizando através de troca de conhecimento, pois o professor não é mais o detentor de todo o conhecimento. Nosso aluno nativo digital leva para a escola seu conhecimento adquirido no ciberespaço. Aliado a isso, entendo que o aprendizado em sala de aula vem realizando de forma coletiva.
            O uso de blog como ferramenta para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem, favorece essa forma coletiva de aprender. Em 2005, Barbosa e Serrano concluíram que o blog “sob o ponto de vista da colaboração, a ferramenta permite que a aprendizagem ocorra a partir do momento que os alunos passam a participar ativamente do processo, como parceiros entre si e com o professor”. Dessa forma, para que o aprendizado realmente aconteça através do uso do blog como ferramenta de apoio ao ensino na sala de aula, professores e alunos deve contribuir de forma ativa e efetiva na manutenção desse repositório educacional.
            Além de a aprendizagem acontecer de forma colaborativa, graças à contribuição de alunos e professores, Carvalho (2005) salienta que “cria-se então uma comunidade de aprendizagem em torno de um tema que interessa a todos os membros, multiplicando as possibilidades de se encontrar mais soluções ao possibilitar a intervenção e o diálogo com mais pessoas”, resultando em um produto conjunto proporcionando um elevado acervo digital didático para estudo dos alunos, além de favorecer a colaboração individual e o fortalecimento da autonomia dos colaboradores.
É importante educar para a autonomia, para que cada um encontre o seu próprio ritmo de aprendizagem e, ao mesmo tempo, é importante educar para a cooperação, para aprender em grupo, para intercambiar ideias, participar de projetos, realizar pesquisas em conjunto. (MORAN, 1999, p.6)
                Assim sendo, o uso do blog como ferramenta para auxiliar o processo de ensino e aprendizado, nos propicia uma relação mais ampla, que combinam o presencial e o virtual em sua plenitude.

Referências Bibliográficas

BARBOSA, Conceição Aparecida Pereira; SERRANO, Claudia Aparecida. O blog como ferramenta para construção do conhecimento e aprendizagem colaborativa. Fundação Armando Álvares Penteado. São Paulo, 2005. Disponível em http://www.moodle.ufba.br/file.php/11601/Material_e-Proinfo_Modulo_II/011tcc3.pdf. Acesso em: 23 de maio de 2015.
             
MORAN, José Manuel. Mudar a forma de ensinar e de aprender. Disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/uber.pdf. Acesso em: 22 de maio de 2015.  

CARVALHO, Ana Amélia Amorim et al. Blogue: uma ferramenta com potencialidades pedagógicas em diferentes níveis de ensino. 2006. Disponível em: http://repositorio.uportu.pt:8080/jspui/bitstream/11328/468/2/Blogue.2006.pdf. Acesso em: 23 de maio de 2015.  

Flávia Cristina de Araújo Santos Assis 
Polo Lavras

3 comentários:

  1. O blog aproxima o aluno das ferramentas virtuais a que o aluno está acostumado e assim propicia maior familiaridade com a aprendizagem. Faz-se necessário que a escola adapte e inove em sua forma de ensinar tornando o aluno como co-autor de sua aprendizagem.

    ResponderExcluir
  2. Realmente o Blog pode ser uma forma bem colaborativa de aprendizado se bem delineada e usada com objetividade.

    ResponderExcluir
  3. Realmente o uso do blog possibilita uma aprendizagem de forma colaborativa entre os alunos e professores, tornando a aprendizagem significativa ao permitir a contribuição do aluno no processo de ensino.

    ResponderExcluir