Nestes
novos tempos o professor deve ser desafiado a satisfazer as novas necessidades
de seus alunos e apontar novos rumos, buscando um contínuo aperfeiçoamento na
sua forma de educar e conduzir o processo de aprendizagem. O professor deve
compreender que as novas tecnologias, principalmente a internet facilitam sua
atuação em sala de aula, principalmente porque esse sistema funciona como meio
de desenvolvimento humano na co-autoria de conteúdos, onde a participação
intensa de todos conduz a uma nova construção e significação da informação.
Com o
uso do Blog ele construirá novos conhecimentos que auxiliarão na implantação de
novas metodologias em sala de aula, principalmente aquelas relacionadas ao uso
da informática como intervenção Pedagógica.
Desta
forma o Blog torna uma extensão da sala de aula, onde o professor poderá postar
links, imagens vídeos e jogos que podem complementar a matéria e estimular
o aluno a continuar sua aprendizagem fora da escola.
REFERÊNCIAS
SILVA,
G. A. P.; SANTOS, H. R.; ROCHA, M. S. N. Capacitação
de professores no uso das TICs na educação. 2013. Disponível em: http://gepoteriko.pbworks.com/w/page/30017075/
CAPACITA. Acesso em 23 Maio. 2015.
UCHOA, Kátia
C. Amaral. Uso Educacional
da Blogosfera: Guia de Estudos. 1.ed. Lavras: UFLA, 2015.
Aglaura Alves de Souza Reis - Polo Bom Despacho
Oi Aglaura!
ResponderExcluirConcordo que o blog deve ser uma extensão da sala de aula e não apenas um momento de interação ou diversão. Os alunos devem saber que o uso do blog em sala de aula tem função pedagógica e que não elimina o caráter interativo, divertido e social.
Abraços!
Edmilson
A descontração na escrita :) e espontaneidade que permite maior aproximação entre os interlocutores nesse espaço virtual, isto traz vantagens para professor aproximar alunos dos conteúdos da disciplina
ResponderExcluirOi, Aglaura!
ResponderExcluirÉ isso aí!
Pensar que o blog, como recurso de co-autoria, estimula a participação dos alunos e os conduz a "uma nova construção e significação da informação", é realmente algo inspirador. Em um mundo onde há tantas pessoas viciadas em consumir informação, sem contudo, r(e)significá-la, internalizá-la, refletir sobre ela criticamente, o blog pode, sim, ser um instrumento que colabore para isso.
;)
Oi, Aglaura!
ResponderExcluirÉ isso aí!
Pensar que o blog, como recurso de co-autoria, estimula a participação dos alunos e os conduz a "uma nova construção e significação da informação", é realmente algo inspirador. Em um mundo onde há tantas pessoas viciadas em consumir informação, sem contudo, r(e)significá-la, internalizá-la, refletir sobre ela criticamente, o blog pode, sim, ser um instrumento que colabore para isso.
;)