Pólos de Campos Gerais e Formiga

Pólos de Campos Gerais e Formiga

Menú

domingo, 24 de maio de 2015

O uso do Blog como intervenção pedagógica



Nestes novos tempos o professor deve ser desafiado a satisfazer as novas necessidades de seus alunos e apontar novos rumos, buscando um contínuo aperfeiçoamento na sua forma de educar e conduzir o processo de aprendizagem. O professor deve compreender que as novas tecnologias, principalmente a internet facilitam sua atuação em sala de aula, principalmente porque esse sistema funciona como meio de desenvolvimento humano na co-autoria de conteúdos, onde a participação intensa de todos conduz a uma nova construção e significação da informação.
Com o uso do Blog ele construirá novos conhecimentos que auxiliarão na implantação de novas metodologias em sala de aula, principalmente aquelas relacionadas ao uso da informática como intervenção Pedagógica.
Desta forma o Blog torna uma extensão da sala de aula, onde o professor poderá postar links, imagens vídeos e jogos que podem complementar a matéria e estimular o aluno a continuar sua aprendizagem fora da escola.


REFERÊNCIAS

SILVA, G. A. P.; SANTOS, H. R.; ROCHA, M. S. N. Capacitação de professores no uso das TICs na educação. 2013. Disponível em: http://gepoteriko.pbworks.com/w/page/30017075/ CAPACITA. Acesso em 23 Maio. 2015.
UCHOA, Kátia C. Amaral. Uso Educacional da Blogosfera: Guia de Estudos. 1.ed. Lavras: UFLA, 2015.
 
Aglaura Alves de Souza Reis - Polo Bom Despacho

4 comentários:

  1. Oi Aglaura!
    Concordo que o blog deve ser uma extensão da sala de aula e não apenas um momento de interação ou diversão. Os alunos devem saber que o uso do blog em sala de aula tem função pedagógica e que não elimina o caráter interativo, divertido e social.
    Abraços!
    Edmilson

    ResponderExcluir
  2. A descontração na escrita :) e espontaneidade que permite maior aproximação entre os interlocutores nesse espaço virtual, isto traz vantagens para professor aproximar alunos dos conteúdos da disciplina

    ResponderExcluir
  3. Oi, Aglaura!
    É isso aí!
    Pensar que o blog, como recurso de co-autoria, estimula a participação dos alunos e os conduz a "uma nova construção e significação da informação", é realmente algo inspirador. Em um mundo onde há tantas pessoas viciadas em consumir informação, sem contudo, r(e)significá-la, internalizá-la, refletir sobre ela criticamente, o blog pode, sim, ser um instrumento que colabore para isso.
    ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi, Aglaura!
    É isso aí!
    Pensar que o blog, como recurso de co-autoria, estimula a participação dos alunos e os conduz a "uma nova construção e significação da informação", é realmente algo inspirador. Em um mundo onde há tantas pessoas viciadas em consumir informação, sem contudo, r(e)significá-la, internalizá-la, refletir sobre ela criticamente, o blog pode, sim, ser um instrumento que colabore para isso.
    ;)

    ResponderExcluir