Universidade Federal de Lavras
Centro de Educação a Distância
Departamento de Ciência da Computação
Curso de
Especialização em Uso Educacional da Internet
Disciplina: Uso
Educacional do Blogosfera
Nome
do aluno: Edmilson Francisco
|
O blog como espaço de formação e interação
entre alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem
Edmilson Francisco - Pólo Lavras
Diante dos inúmeros avanços tecnológicos e o uso cada vez
das Tic’s nas salas de aula, buscamos através deste artigo refletir sobre o
poder do blog como uma ferramenta educacional e no que diz respeito às
possibilidades de interação entre alunos e professores.
Vários são os estudos já
realizados quanto ao uso das Tic’s na educação, tais como Moore; Kearley(2007);
Lévy(1996), etc. No entanto, não é nossa intenção tratar aqui sobre o impacto
dessas tecnologias na educação, mas sim, do blog como ferramenta educacional no
processo de ensino e aprendizagem.
Antes de se pensar em inserção de
materiais, métodos, ferramentas e instrumentos para intervenção no campo da
educação, faz-se necessário refletir sobre a função social das aulas e da
escola na vida do aluno e do professor. Ao professor cabe a missão de “pautar o
ensino através de uma reflexão sobre a vida” (LIBERALI, 2009). As atividades
devem se constituir como um momento para se pensar a “vida que se vive” (Marx e
Engels, 2006, p. 26).
Para tanto, é necessário que o
professor defina ações que permitam conhecer o contexto da escola (estrutura e
contexto socioeconômico, político e econômico e cultural), seus participantes,
identifique os valores e princípios vigentes no ambiente escolar e como se desenvolvem
as aulas.
Este trabalho tem como fonte de
reflexão o livro Atividade Social nas
aulas de Língua Inglesa, de Fernanda Coelho Liberali (2009), no entanto,
devido à riqueza de informações contidas nele, é claramente perceptível que é
um livro que, poderíamos dizer, “fala” para todas as disciplinas e não somente
para o Inglês.
A prática docente e o
desenvolvimento das atividades em cada disciplina deverão ir de encontro ao
interesse e realidade dos alunos, uma vez que, um ensino desassociado da
realidade não promove um aprendizado significativo para os aprendizes. Qualquer
método, ferramenta ou instrumento deverá ser adotado a partir de um processo de
observação e reflexão sobre a realidade da sala de aula e da prática adotada
pelo professor (a) da disciplina. Tais atitudes contribuem para que, no dia a
dia da sala de aula, ocorra interatividade entre professores e alunos. O
interacionismo acontece quando nos planos do professor (a) aparece o fator
social como componente do fazer pedagógico. Não se concebe um ensino em que não
se vincule aprendizagem e cidadania.
Nesse contexto em que se exige
novas maneiras de se pensar a educação, o blog poderá se constituir como uma
importante ferramenta capaz de provocar a dialogicidade entre os participantes,
pois se tratando de um diário
aberto, os envolvidos no processo poderão fazer com que a comunicação e a troca
de conhecimentos se estabeleça de forma mais efetiva. Por ele, é possível se
desfazer da velha educação centralizadora, focada no professor e construir uma
educação emancipadora, em que se estabelece, além da interação, reflexão e
questionamentos, por ambas as partes. A inserção do blog em sala de aula poderá
transformá-la fazendo com que
“ haja aproximação entre
professor e aluno, à medida que acontece maior interação entre ambos, pois
podem estar sempre em conexão, dependendo da vontade de cada um, já que a
relação é ampliada também à distância; permitir ao aluno refletir sobre as
próprias colocações postadas ou comentadas; expansão dos conteúdos da
disciplina a tantos outros assuntos, ideias, sentimentos; ampliação do tempo de
aula, já que de qualquer parte onde exista uma conexão, o aluno e professor podem
se comunicar; permitir a troca de experiências com colegas; tornar o trabalho
de cada um visível, transparente; organiza o plano de curso do professor;
permitir inserir imagens, vídeos, textos – é multimídia; permitir apresentar um
perfil de cada aluno, por meio de suas escolhas ao apresentar suas produções,
partindo de um dado conteúdo”(ALVES;
MANTOAN, 2010).
Assim, o blog cumprirá sua função de aproximar pessoas, e
enfim, possibilitar interações.
Referências
Bibliográficas
superior. 2010. (Apresentação de
Trabalho/Comunicação)
Lévy, P.
(1996), O que é o virtual?, Ed. 34.
Paulo:Moderna, 2009.
MARX, Karl;
ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: seguido das Teses sobre Feueback.
9.ed. Trad.
Sílvio D. Chagas. São Paulo: Centauro, 2006.
MOORE,
Michael; KEARSLEY, Greg. Teoria e conhecimento da educação à distância. In:
Educação à
distância: uma visão integrada, SP: Thomson Learning, 2007, p. 235-252.
Oi Edimilson
ResponderExcluirCom certeza o professor deve atentar para a realidade do seu aluno, essa reflexão faz toda diferença.
Mirian