Pólos de Campos Gerais e Formiga

Pólos de Campos Gerais e Formiga

Menú

domingo, 24 de maio de 2015

USO DO BLOG COMO FERRAMENTA PARA AUXILIAR O ENSINO E APRENDIZAGEM

            A internet é um recurso que pode ser usado para fins pedagógicos.
            De acordo com (ARAUJO 2011):

(...) os textos eletrônicos disponíveis na internet, apesar de muitas vezes serem reconfigurações de textos existentes na mídia impressa, possuem características próprias. Estes novos formatos de texto, muitas vezes mais dinâmicos, descentralizado, autônomo a atraente, acabam por exigir novos gêneros digitais.


            Os gêneros digitais são: e-mail, chat, sala virtual, weblog, redes sociais, videoconferências, lista de discussão. Dessa forma o serviço de internet weblog são parecidos em forma e função com o diário, agenda, autobiografia, memória, anotações pessoais.
            De acordo com a Wikipédia o Blog é um site cuja estrutura permite a atualização rápida de acréscimos dos chamados artigos, pots e que são organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta no Blog.
            O professor poderá usar essa ferramenta de forma a auxiliar o processo de ensino e aprendizagem.
            De acordo com GOMES, 2005 o uso do Blog com intenções educacionais pode ser de vários tipos e objetivos e são distinguidos em dois grupos: Uso educacional como recurso e o uso como estratégia pedagógica.
            O uso como recurso pedagógico acontece quando o professor usa o blog como um espaço para acesso de informações e aborda temas de acordo com o plano curricular e faixa etária. O professor nesse caso deverá ter o cuidado de analisar o conteúdo do blog e a possibilidade de contato com o autor do blog.
            O blog poderá ser usado como continuação de conteúdo administrado em sala de aula disponibilizado pelo professor em forma de vídeo, texto, imagem e áudio, nos quais os alunos poderão acessar as atividades, questionários de forma colaborativa.
            De acordo com UCHOA, 2015 o uso do blog  bem organizado e executado, servirá como um espaço de interações em torno do conteúdo aprendido.
            O Blog ao ser usado como estratégia pedagógica motiva os alunos tornando as aulas mais atraentes e significativas e permite o debate, a colaboração entre leitor e autor na aba comentários.
Bibliografia:

ARAUJO, E. V. F. d. Internet, Hipertexto e Gêneros Digitais: Novas Possibilidades
de Interação. Anais do XV Congresso Nacional de Linguística e Filosofia, XV, n. 5,
p. 633639, 2011

GOMES, J. a. M. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. VII Simpósio Internacional de Informática Educativa - SIIE05, 2005.

UCHOA, Kátia C. Amaral. Uso Educacional da Blogosfera: Guia de Estudos. 1.ed. Lavras: UFLA, 2015.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog, acesso em 23/05/2015

Aluna: Rosilene Maria de Jesus

2 comentários:

  1. Oi, Rosilene!
    Desejo que, em sua prática pedagógica, o uso do blog possa ser uma realidade que motive os seus alunos e incremente suas aulas!
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rosilene!
    Desejo que, em sua prática pedagógica, o uso do blog possa ser uma realidade que motive os seus alunos e incremente suas aulas!
    ;)

    ResponderExcluir