USO
DO BLOG COMO FERRAMENTA PARA AUXILIAR O ENSINO E APRENDIZAGEM
A
internet é um recurso que pode ser usado para fins pedagógicos.
De
acordo com (ARAUJO 2011):
(...) os textos
eletrônicos disponíveis na internet, apesar de muitas vezes serem
reconfigurações de textos existentes na mídia impressa, possuem características
próprias. Estes novos formatos de texto, muitas vezes mais dinâmicos,
descentralizado, autônomo a atraente, acabam por exigir novos gêneros digitais.
Os
gêneros digitais são: e-mail, chat, sala virtual, weblog, redes sociais,
videoconferências, lista de discussão. Dessa forma o serviço de internet weblog
são parecidos em forma e função com o diário, agenda, autobiografia, memória,
anotações pessoais.
De
acordo com a Wikipédia o Blog é um site cuja estrutura permite a atualização
rápida de acréscimos dos chamados artigos, pots e que são organizados de forma
cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta no Blog.
O
professor poderá usar essa ferramenta de forma a auxiliar o processo de ensino
e aprendizagem.
De
acordo com GOMES, 2005 o uso do Blog com intenções educacionais pode ser de
vários tipos e objetivos e são distinguidos em dois grupos: Uso educacional
como recurso e o uso como estratégia pedagógica.
O
uso como recurso pedagógico acontece quando o professor usa o blog como um
espaço para acesso de informações e aborda temas de acordo com o plano
curricular e faixa etária. O professor nesse caso deverá ter o cuidado de
analisar o conteúdo do blog e a possibilidade de contato com o autor do blog.
O
blog poderá ser usado como continuação de conteúdo administrado em sala de aula
disponibilizado pelo professor em forma de vídeo, texto, imagem e áudio, nos
quais os alunos poderão acessar as atividades, questionários de forma
colaborativa.
De
acordo com UCHOA, 2015 o uso do blog bem
organizado e executado, servirá como um espaço de interações em torno do conteúdo
aprendido.
O
Blog ao ser usado como estratégia pedagógica motiva os alunos tornando as aulas
mais atraentes e significativas e permite o debate, a colaboração entre leitor
e autor na aba comentários.
Bibliografia:
ARAUJO,
E. V. F. d. Internet, Hipertexto e
Gêneros Digitais: Novas Possibilidades
de Interação. Anais do XV Congresso Nacional
de Linguística e Filosofia, XV, n. 5,
p. 633639, 2011
GOMES, J.
a. M. Blogs: um recurso e uma estratégia
pedagógica. VII Simpósio Internacional de Informática Educativa - SIIE05,
2005.
UCHOA, Kátia C. Amaral. Uso Educacional da Blogosfera: Guia de
Estudos. 1.ed. Lavras: UFLA, 2015.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog,
acesso em 23/05/2015
Aluna: Rosilene Maria de Jesus
Oi, Rosilene!
ResponderExcluirDesejo que, em sua prática pedagógica, o uso do blog possa ser uma realidade que motive os seus alunos e incremente suas aulas!
;)
Oi, Rosilene!
ResponderExcluirDesejo que, em sua prática pedagógica, o uso do blog possa ser uma realidade que motive os seus alunos e incremente suas aulas!
;)