Pólos de Campos Gerais e Formiga

Pólos de Campos Gerais e Formiga

Menú

quarta-feira, 27 de maio de 2015

O uso do blog e suas implicações no ensino e aprendizagem

Atualmente a educação vem enfrentando diversos desafios. As mudanças na sociedade e as transformações tecnológicas acontecem cada vez mais rápido e a escola, na tentativa de acompanhar e adequar suas metodologias, muitas vezes, se perde.
A escola deixou de ser a principal fonte de obtenção do conhecimento. Os alunos de hoje chegam com uma grande bagagem de conhecimentos e questionam as informações que recebem. Quando o assunto é tecnologia, dominam muito mais do que o professor, o que deixa muitos profissionais desmotivados e resistentes à inserção de recursos tecnológicos como ferramentas aliadas no processo de ensino e aprendizagem.
A internet possibilita buscar inúmeros recursos nesse sentido. Um deles é o uso de blogs como elemento facilitador e motivador da aprendizagem.
O blog permite que alunos e professor ultrapassem os limites da sala de aula, fazendo com que a construção do conhecimento e a aprendizagem aconteçam de forma coletiva, com a participação ativa dos alunos. Além disso aproxima o professor de seus alunos, torna as aulas mais atrativas, motivando os alunos.
É possível, através do uso do blog, que o professor antecipe o conteúdo através de vídeos e outros tipos de postagens que despertem a curiosidade e o interesse dos alunos pelo assunto abordado. Também pode-se pedir que os alunos produzam textos e artigos sobre o conteúdo e postem no blog, tecendo comentários para as postagens dos colegas. Curiosidades também enriquecem as aulas e podem ser compartilhadas nesse espaço.
São inúmeras as possibilidades de uso educacional dos blogs e seu sucesso depende do comprometimento e criatividade do professor.

Para isso é necessário que o professor seja capacitado para utilizar esse recurso de forma adequada e consciente e orientar seus alunos para o mesmo fim.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Uso do Blog

A importância da utilização de Blogs no processo de ensino-aprendizagem

Segundo o MEC, Informática Educativa significa:“a inserção do computador no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades da educação. Os assuntos de uma determinada disciplina da grade curricular são desenvolvidos por intermédio do computador.”
Assim sendo é função da escola levar seus alunos a conhecer e participar da divulgação de conhecimentos de todas as áreas da grade curricular para toda a comunidade escolar. A proposta de criação do blog para a escola busca a participação de alunos e professores para divulgação dos projetos da escola para toda a comunidade.
“ Essa ferramenta do mundo virtual pode ser muito útil para a equipe gestora divulgar o projeto político-pedagógico, ampliar a discussão de conteúdos trabalhados em sala de aula e valorizar, para a comunidade, a produção dos alunos”.
Com a proposta de uma educação para além dos muros da escola rompemos com os limites de espaço e tempo promovendo uma maior interação entre professor e aluno. O uso de ferramentas educacionais tecnológicas pode nos levar a um patamar de educação jamais visto. Uma educação interativa em que alunos serão sujeitos de sua própria formação.
Para que a proposta de uma educação com o uso das TICs possa ser real é indispensável promover estudos e buscar soluções para que cada vez mais professores busquem implantar em suas aulas propostas e estratégias que contemplem o uso dessas ferramentas.
Inseridos em um mundo virtualizado, muitos de nossos professores desconhecem e se aborrecem com o uso da tecnologia, falta-lhes capacitação, é papel da escola promover oportunidades atualizadas a seus alunos, então porque não pensar na formação de seus professores para o uso das muitas tecnologias que podem ser ferramentas de ensino-aprendizagem a nossas crianças e jovens?

domingo, 24 de maio de 2015

O Uso do Blog no Processo de Renovação do Ensino-Aprendizagem

O ensino e a aprendizagem estão cada vez mais ligados ao processo de comunicação e informação. Há uma renovação no processo educacional influenciando profundamente a relação aluno-professor e tecnologia. O que antes era acessório para o desenvolvimento profissional, hoje se mostra como parte essencial na educação.

No atual período permeado pela intervenção tecnológica, a internet e as ferramentas da TICs têm sido os pontos-chave de transformação, enquanto processo inovador, e que é capaz de estabelecer novos conceitos de interação social.

O uso do blog é hoje uma grande opção no desenvolvimento do ensino-aprendizagem, pois demonstra uma forte interação e colaboração na troca de informações entre as pessoas, tornando o uso dessa ferramenta uma aliada enriquecedora do conhecimento educacional.


Desse modo, a renovação do ensino através da tecnologia da informação se coloca em um processo evolutivo, onde o seu crescimento se mostra cada vez mais necessário, afinal, mais que ferramentas, os blogs e os recursos tecnológicos podem e devem contribuir para a melhoria do individuo, neste caso, em especial para o processo ensino-aprendizagem da sociedade contemporânea.

O professor blogueiro

Nos dias de hoje, um professor que está interagido com sua disciplina de formação, deve ter em mente que nesse atual mundo, onde as tecnologias da informação estão avançadas, e também os jovens e adolescentes estão crescendo junto com essas tecnologias, os professor devem também usar essas tecnologias como meio de ensino da disciplina que o professor leciona.
Professores das áreas de português e inglês podem usar esta ferramenta como meio de interação com seus alunos, dentro e fora da escola, pois os textos podem ser trabalhados em blog do próprio professor. Exemplos simples que podem ser trabalhados em sala de aula ao invés do professor ficar uma ou duas aulas passando matérias e textos nos quadros, pode usar esse tempo para inserir conteúdos em um blog para o acesso dos alunos, hoje a maioria dos alunos tem acesso a internet através dos seus smartphone, e esses telefones tem suporte para acessar os blogs.
O professor pode avaliar se o aluno leu esses textos pedindo para que eles façam comentários, e ao mesmo tempo fazendo as correções de ortografia e gramática, podemos dizer que um blog seria uma página onde aluno e professor iriam interagir no ensino aprendizado, mas para isso ambos tem que ficar atentos ao método de postagem, tanto da parte do aluno em não atrasar para as postagem, quando para o professor fazer suas correções e seu feedback.
Professores da área de Matemática podem usar também esses blogs para inserir seus conteúdos, mas na forma de figura, e o aluno também devera inserir suas resoluções na forma de figura, pois a tecnologia do blog não aceita textos com símbolos matemáticos.
Professores de outras disciplinas devem usar o blog, como forma de ensino aprendizagem dos conteúdos, levando em consideração o rendimento da turma no decorrer do processo.

Hércules Marques da Silva Lopes

O uso do Blog como intervenção pedagógica



Nestes novos tempos o professor deve ser desafiado a satisfazer as novas necessidades de seus alunos e apontar novos rumos, buscando um contínuo aperfeiçoamento na sua forma de educar e conduzir o processo de aprendizagem. O professor deve compreender que as novas tecnologias, principalmente a internet facilitam sua atuação em sala de aula, principalmente porque esse sistema funciona como meio de desenvolvimento humano na co-autoria de conteúdos, onde a participação intensa de todos conduz a uma nova construção e significação da informação.
Com o uso do Blog ele construirá novos conhecimentos que auxiliarão na implantação de novas metodologias em sala de aula, principalmente aquelas relacionadas ao uso da informática como intervenção Pedagógica.
Desta forma o Blog torna uma extensão da sala de aula, onde o professor poderá postar links, imagens vídeos e jogos que podem complementar a matéria e estimular o aluno a continuar sua aprendizagem fora da escola.


REFERÊNCIAS

SILVA, G. A. P.; SANTOS, H. R.; ROCHA, M. S. N. Capacitação de professores no uso das TICs na educação. 2013. Disponível em: http://gepoteriko.pbworks.com/w/page/30017075/ CAPACITA. Acesso em 23 Maio. 2015.
UCHOA, Kátia C. Amaral. Uso Educacional da Blogosfera: Guia de Estudos. 1.ed. Lavras: UFLA, 2015.
 
Aglaura Alves de Souza Reis - Polo Bom Despacho

Como usar o blog como ferramenta pedagógica


Em meio a tantas novidades tecnológicas, nós professores ficamos muitas vezes perdidos. Os alunos já utilizam com propriedade essas tecnologias para interagir e se comunicar. Seja para atrair os alunos ou para diversificar na maneira de construir um conhecimento, usar essas ferramentas pode contribuir na aprendizagem. Para isso devemos conhece-las e utiliza-las.

O Blog é uma ferramenta que permite aos alunos e professores se comunicarem, podendo assim ampliar as discussões sobre temas tratados em sala de aula.

Com o blog o professor pode postar um texto complementar a aula do dia, os alunos podem escrever suas opiniões sobre o texto e também postar outros textos que remetem ao assunto tratado. O professor pode postar uma tarefa para ser entregue em sala ou postada a resposta no blog.

Para que o uso do blog seja positivo, cabe ao professor atentar para alguns pontos:

- todos alunos tem acesso à internet?

- todos alunos tem conhecimento do que é um blog e como utilizar?

- todos alunos compreendem que o blog será uma extensão da sala de aula e que com isso serão avaliados?

O professor terá verificar o blog com uma certa regularidade para que os alunos vejam que serão avaliados constantemente.

            Depois de discutidas essas questões o professor pode dar início ao uso dessa valiosa ferramenta, fomentando discussões coerentes e que contribuirão para o conhecimento do aluno.




Mírian Rodrigues da S. Braga

 

 
USO DO BLOG COMO FERRAMENTA PARA AUXILIAR O ENSINO E APRENDIZAGEM

            A internet é um recurso que pode ser usado para fins pedagógicos.
            De acordo com (ARAUJO 2011):

(...) os textos eletrônicos disponíveis na internet, apesar de muitas vezes serem reconfigurações de textos existentes na mídia impressa, possuem características próprias. Estes novos formatos de texto, muitas vezes mais dinâmicos, descentralizado, autônomo a atraente, acabam por exigir novos gêneros digitais.


            Os gêneros digitais são: e-mail, chat, sala virtual, weblog, redes sociais, videoconferências, lista de discussão. Dessa forma o serviço de internet weblog são parecidos em forma e função com o diário, agenda, autobiografia, memória, anotações pessoais.
            De acordo com a Wikipédia o Blog é um site cuja estrutura permite a atualização rápida de acréscimos dos chamados artigos, pots e que são organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta no Blog.
            O professor poderá usar essa ferramenta de forma a auxiliar o processo de ensino e aprendizagem.
            De acordo com GOMES, 2005 o uso do Blog com intenções educacionais pode ser de vários tipos e objetivos e são distinguidos em dois grupos: Uso educacional como recurso e o uso como estratégia pedagógica.
            O uso como recurso pedagógico acontece quando o professor usa o blog como um espaço para acesso de informações e aborda temas de acordo com o plano curricular e faixa etária. O professor nesse caso deverá ter o cuidado de analisar o conteúdo do blog e a possibilidade de contato com o autor do blog.
            O blog poderá ser usado como continuação de conteúdo administrado em sala de aula disponibilizado pelo professor em forma de vídeo, texto, imagem e áudio, nos quais os alunos poderão acessar as atividades, questionários de forma colaborativa.
            De acordo com UCHOA, 2015 o uso do blog  bem organizado e executado, servirá como um espaço de interações em torno do conteúdo aprendido.
            O Blog ao ser usado como estratégia pedagógica motiva os alunos tornando as aulas mais atraentes e significativas e permite o debate, a colaboração entre leitor e autor na aba comentários.
Bibliografia:

ARAUJO, E. V. F. d. Internet, Hipertexto e Gêneros Digitais: Novas Possibilidades
de Interação. Anais do XV Congresso Nacional de Linguística e Filosofia, XV, n. 5,
p. 633639, 2011

GOMES, J. a. M. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. VII Simpósio Internacional de Informática Educativa - SIIE05, 2005.

UCHOA, Kátia C. Amaral. Uso Educacional da Blogosfera: Guia de Estudos. 1.ed. Lavras: UFLA, 2015.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog, acesso em 23/05/2015

Aluna: Rosilene Maria de Jesus

Blog  e ensino: um ambiente colaborativo de aprendizagem


Não é novidade que, cada vez mais, a internet e suas aplicações se inserem na vida dos sujeitos. Dificilmente encontramos pessoas - sobretudos jovens e adolescentes - que não estão conectados boa parte do dia em redes sociais com diferentes objetivos. Com o aparecimento da Web 2.0, foram criadas diversas aplicações, dentre as quais as mais populares: Wikipédia, YouTube, Flickr, Wordpress, Blogger, MySpace, Facebook, “na tentativa de transformar os utilizadores em produtores de conteúdos” (MOURA, 2010). Assim, a internet é uma realidade que faz parte da vida de grande parte da população, está presente em praticamente todos os setores da sociedade e a educação não poderia ficar de fora.

No setor educativo muitas são as possibilidades de uso da internet como ferramenta, como recurso pedagógico. O blog é um bom exemplo disso, pois apresenta um grande potencial educativo, servindo como ferramenta e recurso educacional, capaz de fomentar e ampliar o processo de ensino aprendizagem para além da sala de aula. Nesse sentido, o blog pode tornar-se uma estratégia no trabalho do professor, conforme a função que o docente irá atribuir-lhe, uma vez que, conforme a tipologia proposta por Gomes (2005), é possível que seja usado com diferentes propósitos.

 A palavra blog, que vem da abreviação de weblog - web (tecido, teia, também usada para designar o ambiente de internet) e log (diário de bordo, registro) é um diário online que permite a postagem de conteúdos diversos e a participação de leitores através de comentários, mas que também podem assumir papéis mais ativos de colaboradores, dependendo dos objetivos com que o blog foi criado. Esse aspecto de instrumento de comunicação, de interação, de construção colaborativa de informação e conhecimento permite que o blog seja utilizado como uma ferramenta com um interessante potencial educacional. Conforme Boeira (2007) “ao considerar o blog como ambiente virtual de aprendizagem, a aprendizagem neste ambiente não pode ser passiva”, ou seja, o aluno é exposto ao conhecimento não de maneira passiva, mas de forma interativa, na medida em que ele é motivado a participar na construção coletiva do saber, uma vez que deixará de ser o sujeito que apenas recebe o conhecimento pronto do professor e tornar-se-á um sujeito ativo no processo de aprendizagem, contribuindo para a aprendizagem de seus pares também.

Nesse ambiente, o professor pode assumir o papel de mediador e os alunos podem ser colaboradores. O blog permite a autoria coletiva, valorizando a interação pela linguagem, essa autoria possibilita uma colaboração entre pares, ajudando a desenvolver estratégias e habilidades entre os alunos, o que nos lembra a concepção de Vygotsky sobre a aprendizagem, na qual enfatiza a importância da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e do trabalho coletivo no processo de ensino-aprendizagem.

                                                                  A colaboração entre pares ajuda a desenvolver estratégias e                                                                  habilidades gerais de solução de problemas pelo processo                                                                        cognitivo implícito na interação e na comunicação .(...)
                                                  O trabalho em colaboração com o outro, enfatiza a zona de                                                                 desenvolvimento proximal (ZDP) que é “algo coletivo”                                                                         porque transcende os limites dos indivíduos. A aprendizagem                                                                 acontece através do compartilhamento de diferentes perspecti                                                                vas, pela  necessidade de tornar explícito seu pensamento e                                                                    pelo entendimento do pensamento do outro mediante                                                                             interação oral ou escrita. (VYGOTSKY, apud Boeira, 2007:15)


Essa construção coletiva do conhecimento, além de sua importância pedagógica pode ser muito motivadora para os alunos, que poderão ver suas produções divulgadas e lidas não apenas pelo professor com o único objetivo de avaliar. Tanto o processo de produção e construção do conhecimento, quanto da avaliação crítica e reflexiva desse processo podem ser realizados pelos alunos, que cada vez mais, podem ser convidados a tornarem-se sujeitos ativos de sua aprendizagem.


Referências

BOEIRA, Adriana Ferreira. Blogs na Educação: Blogando algumas possibilidades pedagógicas. 2007. Disponível em

MOURA, Adelina. Da Web 2.0 à Web 2.0 móvel: implicações e potencialidades na educação. Disponível em http://www.revistalimite.es/volumen%204/moura.pdf. Acesso em 24/05/2015.

 UCHÔA, Katia Cilene. Uso Educacional da Blogosfera: Guia de Estudo. 1ª ed. Lavras: UFLA, 2015.

Daniela Cristina Sales Portela

Polo Bom Despacho

A blogosfera na educação

       O surgimento dos blogs sem dúvidas foi uma das grandes revoluções da Web 2.0, onde deixamos de ser leitores passivos e passamos ao status de usuários ativos, com a capacidade de produzir e interagir com outros produtores de conteúdo para a internet.
       A facilidade de criar e manter um blog, além de ser uma ferramenta gratuita, colaborou para a sua popularização entre os internautas, ocorrendo uma grande explosão de blogueiros dos mais variados assuntos, dentre eles os educacionais.
       Não demorou muito para que os profissionais da educação percebessem o seu grande potencial, ao detectarem os mais variados tipos de blogs voltados para o meio educacional. Muitos professores passaram a compartilhar experiencias na carreira docente, outros compartilhando materiais didáticos com sugestões de atividades para ser realizado em sala de aula e logo, algumas escolas também criaram suas páginas.
    No entanto, das centenas ou milhares de páginas criadas, muitas não resistiram e foram abandonadas, provavelmente pela frustração dos criadores ao não conseguirem atingir algum objetivo com a criação do blog. Na maioria dos casos em que um blog foi deixado de lado por um professor, sobretudo pelas escolas, pode ter ocorrido por não haver um projeto pedagógico bem elaborado para que o recurso na internet fosse mantido. De fato, criar um blog educacional é fácil, a dificuldade surge quando ele precisa ser mantido com publicações frequentes para não perder o público.
        Felizmente, hoje há diversos pesquisadores que se dedicam a levantar as mais diversas formas para utilizar o blog no ambiente escolar de maneria que ele traga resultados no processo de ensino aprendizagem, maior interatividade entre alunos e professores, ampliação das atividade para fora do ambiente escolar, detre outras formas. Cabe ao professores buscar essas informações e usufruir dos recursos que a ferramenta proporciona.
         É importante ressaltar que o blog agrega outras ferramentas que amplia sua capacidade educacional, como por exemplo a possibilidade de anexar imagens, videos, links para outras ferramentas, além poder estar ligado com as mais variadas redes sociais em que os alunos e usuários estão presentes. Esse poder dos blogs amplia sobremaneira as possibilidades para seu uso pelos profissionais da educação em todos os níveis.

        

Blogs como Ferramentas Pedagógicas

Blogs como Ferramentas Pedagógicas

Os Blogs estão se tornando cada vez mais profissionais e não mais “Diário Virtual para Adolescente” como era a princípio. Passando a palco de discussões e fonte de conhecimentos para muitos profissionais. No mundo empresarial, vários diretores possuem seus próprios blogs. Também encontramos outras áreas como profissões renomadas que mantêm seus canais próprios com muitas informações. Com isso profissionais da educação como professores e educadores começam usufruir do poder dessa ferramenta que passa a ser uma alternativa para a comunicação no âmbito educacional, passando a ser um excelente canal para oferecer uma formação descentralizada.


Acredito que não há limites para o uso de blogs em sala de aula. Importante saber que para publicar no blog o usuário não precisa ter nenhum tipo de conhecimento tecnológico. Outro ponto positivo do blog são os atrativos que estas páginas desempenham sobre os jovens. Com isso o docente não pode ficar fora desse assunto blog, sabendo que esse contexto digital os alunos dominam muito bem. É preciso somente que os educadores se adaptem a essa ferramenta virtual e descubram com seus discentes as diversas possibilidades deste ambiente de aprendizagem.
Universidade Federal de Lavras
Centro de Educação a Distância
Departamento de Ciência da Computação

Curso de Especialização em Uso Educacional da Internet
Disciplina: Uso Educacional do Blogosfera

 Nome do aluno: Edmilson Francisco


O blog como espaço de formação e interação entre alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem
Edmilson Francisco - Pólo Lavras

Diante dos inúmeros avanços tecnológicos e o uso cada vez das Tic’s nas salas de aula, buscamos através deste artigo refletir sobre o poder do blog como uma ferramenta educacional e no que diz respeito às possibilidades de interação entre alunos e professores.
               Vários são os estudos já realizados quanto ao uso das Tic’s na educação, tais como Moore; Kearley(2007); Lévy(1996), etc. No entanto, não é nossa intenção tratar aqui sobre o impacto dessas tecnologias na educação, mas sim, do blog como ferramenta educacional no processo de ensino e aprendizagem.
               Antes de se pensar em inserção de materiais, métodos, ferramentas e instrumentos para intervenção no campo da educação, faz-se necessário refletir sobre a função social das aulas e da escola na vida do aluno e do professor. Ao professor cabe a missão de “pautar o ensino através de uma reflexão sobre a vida” (LIBERALI, 2009). As atividades devem se constituir como um momento para se pensar a “vida que se vive” (Marx e Engels, 2006, p. 26).
               Para tanto, é necessário que o professor defina ações que permitam conhecer o contexto da escola (estrutura e contexto socioeconômico, político e econômico e cultural), seus participantes, identifique os valores e princípios vigentes no ambiente escolar e como se desenvolvem as aulas.
               Este trabalho tem como fonte de reflexão o livro Atividade Social nas aulas de Língua Inglesa, de Fernanda Coelho Liberali (2009), no entanto, devido à riqueza de informações contidas nele, é claramente perceptível que é um livro que, poderíamos dizer, “fala” para todas as disciplinas e não somente para o Inglês.
               A prática docente e o desenvolvimento das atividades em cada disciplina deverão ir de encontro ao interesse e realidade dos alunos, uma vez que, um ensino desassociado da realidade não promove um aprendizado significativo para os aprendizes. Qualquer método, ferramenta ou instrumento deverá ser adotado a partir de um processo de observação e reflexão sobre a realidade da sala de aula e da prática adotada pelo professor (a) da disciplina. Tais atitudes contribuem para que, no dia a dia da sala de aula, ocorra interatividade entre professores e alunos. O interacionismo acontece quando nos planos do professor (a) aparece o fator social como componente do fazer pedagógico. Não se concebe um ensino em que não se vincule aprendizagem e cidadania.
               Nesse contexto em que se exige novas maneiras de se pensar a educação, o blog poderá se constituir como uma importante ferramenta capaz de provocar a dialogicidade entre os participantes, pois se tratando de um diário aberto, os envolvidos no processo poderão fazer com que a comunicação e a troca de conhecimentos se estabeleça de forma mais efetiva. Por ele, é possível se desfazer da velha educação centralizadora, focada no professor e construir uma educação emancipadora, em que se estabelece, além da interação, reflexão e questionamentos, por ambas as partes. A inserção do blog em sala de aula poderá transformá-la fazendo com que
“ haja aproximação entre professor e aluno, à medida que acontece maior interação entre ambos, pois podem estar sempre em conexão, dependendo da vontade de cada um, já que a relação é ampliada também à distância; permitir ao aluno refletir sobre as próprias colocações postadas ou comentadas; expansão dos conteúdos da disciplina a tantos outros assuntos, ideias, sentimentos; ampliação do tempo de aula, já que de qualquer parte onde exista uma conexão, o aluno e professor podem se comunicar; permitir a troca de experiências com colegas; tornar o trabalho de cada um visível, transparente; organiza o plano de curso do professor; permitir inserir imagens, vídeos, textos – é multimídia; permitir apresentar um perfil de cada aluno, por meio de suas escolhas ao apresentar suas produções, partindo de um dado conteúdo”(ALVES; MANTOAN, 2010).

Assim, o blog cumprirá sua função de aproximar pessoas, e enfim, possibilitar interações.

Referências Bibliográficas

ALVES, Cândida Maria Santos; MANTOAN, Maria Teresa Eglér. O uso do blog no ensino
 superior. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação)
Lévy, P. (1996), O que é o virtual?, Ed. 34.
LIBERALI, Fernanda Coelho. Atividade social nas aulas de língua estrangeira. São
 Paulo:Moderna, 2009.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: seguido das Teses sobre Feueback.
9.ed. Trad. Sílvio D. Chagas. São Paulo: Centauro, 2006.
MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Teoria e conhecimento da educação à distância. In:

Educação à distância: uma visão integrada, SP: Thomson Learning, 2007, p. 235-252.


Uso do blog como ferramenta para auxiliar o ensino e aprendizagem


Não é de se espantar que na era da informação o uso das TIC's no processo ensino aprendizagem cresça consideravelmente. Isso pode ser facilmente observado nos dias de hoje, são inúmeros os recursos utilizados pelos professores em sala de aula e até mesmo em atividades extra classe.

Dentre os recursos disponíveis o blog é um dos aliados nessa tentativa de tornar os conteúdos estudados mais próximos do dia a dia dos alunos. Em meio a tantas tecnologias o blog pode ser utilizado para que as atividades escolares se tornem mais atrativas e interessantes.

O blog é uma ferramenta de fácil aprendizado e bastante dinâmica. Através dele é possível realizar rápidas atualizações e permitir ainda a interação entre os usuários. Sua manutenção é simples e suas mensagens são organizadas automaticamente, permitindo a criação de diários on-line.

O uso dos blogs como ferramenta de apoio ao ensino possibilita um maior interesse e motivação dos alunos, que se veem mais envolvidos e comprometidos já que se trata de uma tecnologia de seu cotidiano. Cabe ao professor mediar o uso e implementação desse recurso, direcionando as postagens e comentários de forma que o objetivo pedagógico seja alcançado com êxito.

Dessa forma, o uso de novos recursos no processo ensino aprendizagem vem se tornando um importante aliado dos professores na tentativa de tornar as atividades cada vez mais atrativas para os alunos. O blog é uma ferramenta simples e objetiva, sendo umas das mais utilizadas atualmente. Neste processo de inovação na educação cabe ao professor conduzir da melhor maneira possível.


sábado, 23 de maio de 2015

Blog como ferramenta no processo de ensino aprendizagem



O uso das TIC’s no processo de ensino aprendizagem vem crescendo e possibilitando diversas transformações no ensino. No âmbito educacional, os alunos estão assimilando os conteúdos com o auxílio dos recursos digitais.

O blog aparece como grande aliado dos alunos quanto a exposição dos conteúdos. Uma das grandes vantagens é o fácil acesso e a rapidez com que a informação chega a seu destino. O conhecimento transmitido pelo blog, promove diversas formas de interação entre o aluno e professor, possibilitando aperfeiçoar o conteúdo.

O blog contribui para a extensão do ambiente escolar, permitindo aos alunos interagir no ciberespaço. Além disso, a manutenção do blog é bem fácil, as mensagens são organizadas automaticamente e permite criar diários coletivos.

Com o uso dos blogs é possível despertar a criatividade e interesse dos alunos, fazendo com que busquem ferramentas e usufruam da melhor forma. É necessário o professor trabalhar com os alunos de forma a despertar o interesse do uso das tecnologias em função do aprimoramento da educação. 

Como a internet tem suas vantagens e desvantagens, o professor deve passar para os alunos qual o melhor uso desse recurso digital, podendo assim contribuir para o desenvolvimento educacional da internet, disseminando o conteúdo e desenvolvendo novos projetos na área educacional.

Em suma, o blog pode se tornar um aliado na hora de passar o conhecimento para os alunos, podendo utilizar diversas ferramentas para promover o ensino, através de compartilhamento de arquivos e propor atividades, questionários e fórum de dúvidas.

Portanto, é necessário inovar e aprimorar o processo de ensino aprendizagem por meio dos recursos educacionais entre os alunos, contribuindo para que se sintam motivados e interessados em aprender. Mas vale lembrar que o incentivo do professor é fundamental para que ocorra essa interação!