Pólos de Campos Gerais e Formiga

Pólos de Campos Gerais e Formiga

Menú

domingo, 24 de maio de 2015

Blog  e ensino: um ambiente colaborativo de aprendizagem


Não é novidade que, cada vez mais, a internet e suas aplicações se inserem na vida dos sujeitos. Dificilmente encontramos pessoas - sobretudos jovens e adolescentes - que não estão conectados boa parte do dia em redes sociais com diferentes objetivos. Com o aparecimento da Web 2.0, foram criadas diversas aplicações, dentre as quais as mais populares: Wikipédia, YouTube, Flickr, Wordpress, Blogger, MySpace, Facebook, “na tentativa de transformar os utilizadores em produtores de conteúdos” (MOURA, 2010). Assim, a internet é uma realidade que faz parte da vida de grande parte da população, está presente em praticamente todos os setores da sociedade e a educação não poderia ficar de fora.

No setor educativo muitas são as possibilidades de uso da internet como ferramenta, como recurso pedagógico. O blog é um bom exemplo disso, pois apresenta um grande potencial educativo, servindo como ferramenta e recurso educacional, capaz de fomentar e ampliar o processo de ensino aprendizagem para além da sala de aula. Nesse sentido, o blog pode tornar-se uma estratégia no trabalho do professor, conforme a função que o docente irá atribuir-lhe, uma vez que, conforme a tipologia proposta por Gomes (2005), é possível que seja usado com diferentes propósitos.

 A palavra blog, que vem da abreviação de weblog - web (tecido, teia, também usada para designar o ambiente de internet) e log (diário de bordo, registro) é um diário online que permite a postagem de conteúdos diversos e a participação de leitores através de comentários, mas que também podem assumir papéis mais ativos de colaboradores, dependendo dos objetivos com que o blog foi criado. Esse aspecto de instrumento de comunicação, de interação, de construção colaborativa de informação e conhecimento permite que o blog seja utilizado como uma ferramenta com um interessante potencial educacional. Conforme Boeira (2007) “ao considerar o blog como ambiente virtual de aprendizagem, a aprendizagem neste ambiente não pode ser passiva”, ou seja, o aluno é exposto ao conhecimento não de maneira passiva, mas de forma interativa, na medida em que ele é motivado a participar na construção coletiva do saber, uma vez que deixará de ser o sujeito que apenas recebe o conhecimento pronto do professor e tornar-se-á um sujeito ativo no processo de aprendizagem, contribuindo para a aprendizagem de seus pares também.

Nesse ambiente, o professor pode assumir o papel de mediador e os alunos podem ser colaboradores. O blog permite a autoria coletiva, valorizando a interação pela linguagem, essa autoria possibilita uma colaboração entre pares, ajudando a desenvolver estratégias e habilidades entre os alunos, o que nos lembra a concepção de Vygotsky sobre a aprendizagem, na qual enfatiza a importância da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e do trabalho coletivo no processo de ensino-aprendizagem.

                                                                  A colaboração entre pares ajuda a desenvolver estratégias e                                                                  habilidades gerais de solução de problemas pelo processo                                                                        cognitivo implícito na interação e na comunicação .(...)
                                                  O trabalho em colaboração com o outro, enfatiza a zona de                                                                 desenvolvimento proximal (ZDP) que é “algo coletivo”                                                                         porque transcende os limites dos indivíduos. A aprendizagem                                                                 acontece através do compartilhamento de diferentes perspecti                                                                vas, pela  necessidade de tornar explícito seu pensamento e                                                                    pelo entendimento do pensamento do outro mediante                                                                             interação oral ou escrita. (VYGOTSKY, apud Boeira, 2007:15)


Essa construção coletiva do conhecimento, além de sua importância pedagógica pode ser muito motivadora para os alunos, que poderão ver suas produções divulgadas e lidas não apenas pelo professor com o único objetivo de avaliar. Tanto o processo de produção e construção do conhecimento, quanto da avaliação crítica e reflexiva desse processo podem ser realizados pelos alunos, que cada vez mais, podem ser convidados a tornarem-se sujeitos ativos de sua aprendizagem.


Referências

BOEIRA, Adriana Ferreira. Blogs na Educação: Blogando algumas possibilidades pedagógicas. 2007. Disponível em

MOURA, Adelina. Da Web 2.0 à Web 2.0 móvel: implicações e potencialidades na educação. Disponível em http://www.revistalimite.es/volumen%204/moura.pdf. Acesso em 24/05/2015.

 UCHÔA, Katia Cilene. Uso Educacional da Blogosfera: Guia de Estudo. 1ª ed. Lavras: UFLA, 2015.

Daniela Cristina Sales Portela

Polo Bom Despacho

6 comentários:

  1. Oi Daniela! você colocou um ponto que julgo importante no processo de ensino/ aprendizagem. No tocante ao uso do blog nesse processo, a construção do conhecimento se torna algo fundamental, pois quebra um ciclo de uma educação conservadora onde o professor detinha o conhecimento. A proposta de uso do blog faz com que, tanto aluno como professor, interajam, troquem experiências e, assim, construam juntos o conhecimento. Dessa forma, a aprendizagem se torna mais significativa. Abraços! Edmilson

    ResponderExcluir
  2. Daniela, bom dia. A citação "A colaboração entre pares ajuda a desenvolver estratégias e habilidades gerais de solução de problemas" nos mostra como é importante a interação, especialmente na educação, já que a troca de experiências enriquece o conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. Daniela, bom dia. A citação "A colaboração entre pares ajuda a desenvolver estratégias e habilidades gerais de solução de problemas" nos mostra como é importante a interação, especialmente na educação, já que a troca de experiências enriquece o conhecimento.

    ResponderExcluir
  4. Daniela, bom dia. A citação "A colaboração entre pares ajuda a desenvolver estratégias e habilidades gerais de solução de problemas" nos mostra como é importante a interação, especialmente na educação, já que a troca de experiências enriquece o conhecimento.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Daniela!
    Concordo com você acerca da necessidade de se considerar o processo de ensino-aprendizagem tomando como ponto a construção coletiva do saber. E nesse contexto, o blog pode mesmo ser usado como uma ferramenta que coloque o aluno no centro desse processo, como colaborador,como co-autor, tendo a mediação do professor.
    ;)

    ResponderExcluir
  6. Oi, Daniela!
    Concordo com você acerca da necessidade de se considerar o processo de ensino-aprendizagem tomando como ponto a construção coletiva do saber. E nesse contexto, o blog pode mesmo ser usado como uma ferramenta que coloque o aluno no centro desse processo, como colaborador,como co-autor, tendo a mediação do professor.
    ;)

    ResponderExcluir