Blog e ensino: um ambiente colaborativo de aprendizagem
Não é novidade que, cada vez mais, a internet e suas
aplicações se inserem na vida dos sujeitos. Dificilmente encontramos pessoas -
sobretudos jovens e adolescentes - que não estão conectados boa parte do dia em
redes sociais com diferentes objetivos. Com o aparecimento da Web 2.0, foram
criadas diversas aplicações, dentre as quais as mais populares: Wikipédia,
YouTube, Flickr, Wordpress, Blogger, MySpace, Facebook, “na tentativa de
transformar os utilizadores em produtores de conteúdos” (MOURA, 2010). Assim, a
internet é uma realidade que faz parte da vida de grande parte da população,
está presente em praticamente todos os setores da sociedade e a educação não
poderia ficar de fora.
No setor educativo muitas são as possibilidades de
uso da internet como ferramenta, como recurso pedagógico. O blog é um bom
exemplo disso, pois apresenta um grande potencial educativo, servindo como
ferramenta e recurso educacional, capaz de fomentar e ampliar o processo de
ensino aprendizagem para além da sala de aula. Nesse sentido, o blog pode
tornar-se uma estratégia no trabalho do professor, conforme a função que o
docente irá atribuir-lhe, uma vez que, conforme a tipologia proposta por Gomes
(2005), é possível que seja usado com diferentes propósitos.
A palavra
blog, que vem da abreviação de weblog - web (tecido, teia, também usada para
designar o ambiente de internet) e log (diário de bordo, registro) é um diário
online que permite a postagem de conteúdos diversos e a participação de
leitores através de comentários, mas que também podem assumir papéis mais
ativos de colaboradores, dependendo dos objetivos com que o blog foi criado. Esse
aspecto de instrumento de comunicação, de interação, de construção colaborativa
de informação e conhecimento permite que o blog seja utilizado como uma
ferramenta com um interessante potencial educacional. Conforme Boeira (2007) “ao
considerar o blog como ambiente virtual de aprendizagem, a aprendizagem neste
ambiente não pode ser passiva”, ou seja, o aluno é exposto ao conhecimento não
de maneira passiva, mas de forma interativa, na medida em que ele é motivado a
participar na construção coletiva do saber, uma vez que deixará de ser o
sujeito que apenas recebe o conhecimento pronto do professor e tornar-se-á um
sujeito ativo no processo de aprendizagem, contribuindo para a aprendizagem de
seus pares também.
Nesse ambiente, o professor pode assumir o papel de
mediador e os alunos podem ser colaboradores. O blog permite a autoria coletiva,
valorizando a interação pela linguagem, essa autoria possibilita uma
colaboração entre pares, ajudando a desenvolver estratégias e habilidades entre
os alunos, o que nos lembra a concepção de Vygotsky sobre a aprendizagem, na
qual enfatiza a importância da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e do
trabalho coletivo no processo de ensino-aprendizagem.
A
colaboração entre pares ajuda a desenvolver estratégias e habilidades gerais de
solução de problemas pelo processo cognitivo
implícito na interação e na comunicação .(...)
O
trabalho em colaboração com o outro, enfatiza a zona de desenvolvimento
proximal (ZDP) que é “algo coletivo” porque transcende os limites dos indivíduos.
A aprendizagem acontece através
do compartilhamento de diferentes perspecti vas, pela necessidade de
tornar explícito seu pensamento e pelo entendimento
do pensamento do outro mediante interação oral ou
escrita. (VYGOTSKY, apud Boeira, 2007:15)
Essa construção coletiva do conhecimento, além de
sua importância pedagógica pode ser muito motivadora para os alunos, que
poderão ver suas produções divulgadas e lidas não apenas pelo professor com o único
objetivo de avaliar. Tanto o processo de produção e construção do conhecimento,
quanto da avaliação crítica e reflexiva desse processo podem ser realizados
pelos alunos, que cada vez mais, podem ser convidados a tornarem-se sujeitos
ativos de sua aprendizagem.
Referências
BOEIRA, Adriana Ferreira. Blogs na Educação: Blogando
algumas possibilidades pedagógicas. 2007. Disponível em
http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/revista/a1n1/art10.pdf.
Acesso em 24/05/2015.
MOURA, Adelina. Da
Web 2.0 à Web 2.0 móvel: implicações e potencialidades na educação. Disponível em http://www.revistalimite.es/volumen%204/moura.pdf.
Acesso em 24/05/2015.
UCHÔA, Katia
Cilene. Uso Educacional da Blogosfera: Guia de Estudo. 1ª ed. Lavras:
UFLA, 2015.
Daniela Cristina Sales Portela
Polo Bom Despacho
Oi Daniela! você colocou um ponto que julgo importante no processo de ensino/ aprendizagem. No tocante ao uso do blog nesse processo, a construção do conhecimento se torna algo fundamental, pois quebra um ciclo de uma educação conservadora onde o professor detinha o conhecimento. A proposta de uso do blog faz com que, tanto aluno como professor, interajam, troquem experiências e, assim, construam juntos o conhecimento. Dessa forma, a aprendizagem se torna mais significativa. Abraços! Edmilson
ResponderExcluirDaniela, bom dia. A citação "A colaboração entre pares ajuda a desenvolver estratégias e habilidades gerais de solução de problemas" nos mostra como é importante a interação, especialmente na educação, já que a troca de experiências enriquece o conhecimento.
ResponderExcluirDaniela, bom dia. A citação "A colaboração entre pares ajuda a desenvolver estratégias e habilidades gerais de solução de problemas" nos mostra como é importante a interação, especialmente na educação, já que a troca de experiências enriquece o conhecimento.
ResponderExcluirDaniela, bom dia. A citação "A colaboração entre pares ajuda a desenvolver estratégias e habilidades gerais de solução de problemas" nos mostra como é importante a interação, especialmente na educação, já que a troca de experiências enriquece o conhecimento.
ResponderExcluirOi, Daniela!
ResponderExcluirConcordo com você acerca da necessidade de se considerar o processo de ensino-aprendizagem tomando como ponto a construção coletiva do saber. E nesse contexto, o blog pode mesmo ser usado como uma ferramenta que coloque o aluno no centro desse processo, como colaborador,como co-autor, tendo a mediação do professor.
;)
Oi, Daniela!
ResponderExcluirConcordo com você acerca da necessidade de se considerar o processo de ensino-aprendizagem tomando como ponto a construção coletiva do saber. E nesse contexto, o blog pode mesmo ser usado como uma ferramenta que coloque o aluno no centro desse processo, como colaborador,como co-autor, tendo a mediação do professor.
;)