Nos dias de hoje, um professor que está interagido com sua disciplina de
formação, deve ter em mente que nesse atual mundo, onde as tecnologias da
informação estão avançadas, e também os jovens e adolescentes estão crescendo junto
com essas tecnologias, os professor devem também usar essas tecnologias como
meio de ensino da disciplina que o professor leciona.
Professores das áreas de português e inglês podem usar esta ferramenta
como meio de interação com seus alunos, dentro e fora da escola, pois os textos
podem ser trabalhados em blog do próprio professor. Exemplos simples que podem
ser trabalhados em sala de aula ao invés do professor ficar uma ou duas aulas
passando matérias e textos nos quadros, pode usar esse tempo para inserir conteúdos
em um blog para o acesso dos alunos, hoje a maioria dos alunos tem acesso a
internet através dos seus smartphone, e esses telefones tem suporte para
acessar os blogs.
O professor pode avaliar se o aluno leu esses textos pedindo para que
eles façam comentários, e ao mesmo tempo fazendo as correções de ortografia e
gramática, podemos dizer que um blog seria uma página onde aluno e professor
iriam interagir no ensino aprendizado, mas para isso ambos tem que ficar
atentos ao método de postagem, tanto da parte do aluno em não atrasar para as
postagem, quando para o professor fazer suas correções e seu feedback.
Professores da área de Matemática podem usar também esses blogs para
inserir seus conteúdos, mas na forma de figura, e o aluno também devera inserir
suas resoluções na forma de figura, pois a tecnologia do blog não aceita textos
com símbolos matemáticos.
Professores de outras disciplinas devem usar o blog, como forma de ensino
aprendizagem dos conteúdos, levando em consideração o rendimento da turma no
decorrer do processo.
Hércules Marques da Silva Lopes
Oi Hércules! Gostei do título do seu artigo. Me vem muitas indagações a partir desse título: o professor como agente social, o papel do professor, o professor e o desafio de se educar no século XXI, o professor e o uso do blog, etc. Realmente o professor desenvolverá bem suas atividades utilizando blog se ele for um professor blogueiro. Abraços! Edmilson
ResponderExcluirOla Hércules. Achei interessante seu texto por ter inserido atividades práticas
ResponderExcluirOi, Hércules! Desejo que, em sua prática pedagógica, você se desenvolva, cada vez mais, no papel do "professor blogueiro", levando seus alunos a experimentar uma maneira rica e envolvente de aprender e compartilhar informações!
ResponderExcluir;)
Bom dia Hércules, concordo com você não há mais espaço para uma educação que se firme apenas com metodologias tradicionais. Conforme Franco (2005):
ResponderExcluirDiferentes pesquisadores têm se preocupado em analisar e descrever as possibilidades de uso dos weblogs na educação. Em Davis (2004) pode-se encontrar uma relação de atividades a serem desenvolvidas por professores utilizando os blogs. Segundo a autora, os professores podem propor a criação de um blog para discutir livros lidos, expor suas idéias sobre determinados assuntos, escrever e discutir sobre notícias diárias e criar projetos em grupo, entre tantas outras. Para Barros, (2005) os blogs representam uma excelente oportunidade para educadores promoverem a alfabetização através de narrativas e diálogos. As características dos blogs, como o espaço personalizado que fornece, e os links dentro de uma comunidade on-line, criam um excelente contexto de comunicação mediada por computador para expressão individual e interações colaborativas no formato de narrativas e diálogos. (FRANCO, 2005, p. 312)
Referência
FRANCO, Maria de Fátima. Blog educacional: ambiente de interação e escrita colaborativa. Disponível em: < file:///C:/Users/maria.ribeiro/Downloads/416-623-1-PB.pdf>. Acesso em: 08 jun. 2018. In: WORKSHOP EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO – SBIE, 16., 2005. Universidade Federal de Juiz de Fora: [s.n.], 2005.