Pólos de Campos Gerais e Formiga

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domingo, 24 de maio de 2015

Universidade Federal de Lavras
Centro de Educação a Distância
Departamento de Ciência da Computação

Curso de Especialização em Uso Educacional da Internet
Disciplina: Uso Educacional do Blogosfera

 Nome do aluno: Edmilson Francisco


O blog como espaço de formação e interação entre alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem
Edmilson Francisco - Pólo Lavras

Diante dos inúmeros avanços tecnológicos e o uso cada vez das Tic’s nas salas de aula, buscamos através deste artigo refletir sobre o poder do blog como uma ferramenta educacional e no que diz respeito às possibilidades de interação entre alunos e professores.
               Vários são os estudos já realizados quanto ao uso das Tic’s na educação, tais como Moore; Kearley(2007); Lévy(1996), etc. No entanto, não é nossa intenção tratar aqui sobre o impacto dessas tecnologias na educação, mas sim, do blog como ferramenta educacional no processo de ensino e aprendizagem.
               Antes de se pensar em inserção de materiais, métodos, ferramentas e instrumentos para intervenção no campo da educação, faz-se necessário refletir sobre a função social das aulas e da escola na vida do aluno e do professor. Ao professor cabe a missão de “pautar o ensino através de uma reflexão sobre a vida” (LIBERALI, 2009). As atividades devem se constituir como um momento para se pensar a “vida que se vive” (Marx e Engels, 2006, p. 26).
               Para tanto, é necessário que o professor defina ações que permitam conhecer o contexto da escola (estrutura e contexto socioeconômico, político e econômico e cultural), seus participantes, identifique os valores e princípios vigentes no ambiente escolar e como se desenvolvem as aulas.
               Este trabalho tem como fonte de reflexão o livro Atividade Social nas aulas de Língua Inglesa, de Fernanda Coelho Liberali (2009), no entanto, devido à riqueza de informações contidas nele, é claramente perceptível que é um livro que, poderíamos dizer, “fala” para todas as disciplinas e não somente para o Inglês.
               A prática docente e o desenvolvimento das atividades em cada disciplina deverão ir de encontro ao interesse e realidade dos alunos, uma vez que, um ensino desassociado da realidade não promove um aprendizado significativo para os aprendizes. Qualquer método, ferramenta ou instrumento deverá ser adotado a partir de um processo de observação e reflexão sobre a realidade da sala de aula e da prática adotada pelo professor (a) da disciplina. Tais atitudes contribuem para que, no dia a dia da sala de aula, ocorra interatividade entre professores e alunos. O interacionismo acontece quando nos planos do professor (a) aparece o fator social como componente do fazer pedagógico. Não se concebe um ensino em que não se vincule aprendizagem e cidadania.
               Nesse contexto em que se exige novas maneiras de se pensar a educação, o blog poderá se constituir como uma importante ferramenta capaz de provocar a dialogicidade entre os participantes, pois se tratando de um diário aberto, os envolvidos no processo poderão fazer com que a comunicação e a troca de conhecimentos se estabeleça de forma mais efetiva. Por ele, é possível se desfazer da velha educação centralizadora, focada no professor e construir uma educação emancipadora, em que se estabelece, além da interação, reflexão e questionamentos, por ambas as partes. A inserção do blog em sala de aula poderá transformá-la fazendo com que
“ haja aproximação entre professor e aluno, à medida que acontece maior interação entre ambos, pois podem estar sempre em conexão, dependendo da vontade de cada um, já que a relação é ampliada também à distância; permitir ao aluno refletir sobre as próprias colocações postadas ou comentadas; expansão dos conteúdos da disciplina a tantos outros assuntos, ideias, sentimentos; ampliação do tempo de aula, já que de qualquer parte onde exista uma conexão, o aluno e professor podem se comunicar; permitir a troca de experiências com colegas; tornar o trabalho de cada um visível, transparente; organiza o plano de curso do professor; permitir inserir imagens, vídeos, textos – é multimídia; permitir apresentar um perfil de cada aluno, por meio de suas escolhas ao apresentar suas produções, partindo de um dado conteúdo”(ALVES; MANTOAN, 2010).

Assim, o blog cumprirá sua função de aproximar pessoas, e enfim, possibilitar interações.

Referências Bibliográficas

ALVES, Cândida Maria Santos; MANTOAN, Maria Teresa Eglér. O uso do blog no ensino
 superior. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação)
Lévy, P. (1996), O que é o virtual?, Ed. 34.
LIBERALI, Fernanda Coelho. Atividade social nas aulas de língua estrangeira. São
 Paulo:Moderna, 2009.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: seguido das Teses sobre Feueback.
9.ed. Trad. Sílvio D. Chagas. São Paulo: Centauro, 2006.
MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Teoria e conhecimento da educação à distância. In:

Educação à distância: uma visão integrada, SP: Thomson Learning, 2007, p. 235-252.

Um comentário:

  1. Oi Edimilson

    Com certeza o professor deve atentar para a realidade do seu aluno, essa reflexão faz toda diferença.
    Mirian

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