Uso do blog como ferramenta de ensino aprendizagem
Tatiane Oliveira
Polo Campos Gerais
A rápida evolução com o surgimento das tecnologias de informação e comunicação ocasionaram transformações e possibilidades para todos os âmbitos da sociedade, no contexto educacional, essas tecnologias estão avançando para a criação de oportunidades para mudanças nas relações de ensino aprendizagem.
De acordo com Barro, Ferreira e Queiroz (2008), os blogs podem ser utilizados com diversos propósitos educacionais em diversas disciplinas e diferentes níveis de escolaridade. Os blogs no contexto educacional promove diferentes ambientes para a construção de conhecimento, ambientes comunicacionais, de produção e de troca de informações, acarretando a interação.
Segundo Pinheiro (2009) usar o computador e a internet em prol da aprendizagem exige atenção aos conteúdos. Nossas crianças e adolescentes tem grande intimidade quanto ao uso de computadores e internet e a escola não pode ficar a margem das inovações tecnológicas, "sob pena de não estar situada na nova realidade dos usos linguísticos".
É de extrema importância que os professores estejam atentos para os conteúdos a ser trabalhado, que seja planejado com eficiência. O conteúdo e o tema do blog abrange uma infinidade de assuntos , esses assuntos precisa oferecer aos alunos a troca de experiências e saberes através da interação e colaboração dos alunos.
O trabalho com o blog torna-se algo interessante porque ele ultrapassa as paredes da escola, diversas pessoas podem ter acesso as opiniões e produções, podendo também demonstrar seu interesse e opiniões sobre os conteúdos postados. O uso de computadores pode contribuir positivamente na ação de levar os estudantes á descoberta e construção de conhecimentos. O blog é uma ferramenta que deve levar os alunos a perceberem-se como autores dos seus trabalhos e fazer com que os mesmos refletem, leem e analisem suas produções bem como as dos colegas.
Conclui-se que os educandos estão envolvidos em um universo repleto de ferramentas, informações, possibilidades e interações. É necessário propor a busca de conhecimentos através do universo tecnológico e da colaboração entre os estudantes, proporcionando novas formas e instrumentos de aprendizagem, em um ambiente onde ocorra a apropriação de conhecimentos e o aluno perceba-se como autor e responsável pela sua aprendizagem,
O uso do blog pode contribuir positivamente na ação de levar os estudantes á descoberta e construção de conhecimentos, cujo o objetivo é de obter resultados significativos quanto a aprendizagem dos mesmos.
Referências:
portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000016590.pdf
Olá Tatiane! Gostaria primeiramente de parabenizá-la pelo artigo e quero destacar alguns pontos importantes sobre seu texto. Quando você escreve sobre "a importância de se ter um bom planejamento educacional para se utilizar o blog como recurso educacional", realmente esse é o caminho para utilizá-lo como ensino-aprendizagem, mas quero acrescentar que nesse recurso só poderá ser produtivo se a participação for constante, participação tanto de alunos(leitores) quanto do professor(autor). Para isso, é necessário que alunos possam ser conduzidos, direcionados e motivados para que haja um melhor aproveitamento desse recurso. O contato é possível através das postagens e comentários e a avaliação dessas postagens devem ser constantes. Precisamos lembrar da importância de se utilizar essa ferramenta como forma de conhecimento e aprendizagem, não é verdade? Isso você bem cita em seu texto.
ResponderExcluirGrande abraço.