BLOGOSFERA E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
A Blogosfera se configura hodiernamente como um ambiente fértil e rico para as ações e práticas educacionais. Os alunos apresentam proximidade e facilidade diante das novas tecnologias. Dessa forma, inseri-las nas práticas pedagógicas aumenta as possibilidades de interesse, interação, apreensão assim como a formação de sujeitos plurais, autônomos, críticos, criativos e reflexivos diante da utilização das mesmas.
Afinal, o ciberespaço apresenta uma gama de informações, saberes e conhecimentos que sugerem ao leitor postura crítica e reflexiva diante dos mesmos. Entretanto, para que o professor seja o mediador desse processo educativo é de suma importância analisar acerca da formação dos profissionais inseridos nesse processo.
Corroboro com as considerações de Coutinho (2006), uma vez que o desenvolvimento profissional
dos futuros professores no domínio da utilização educativa das tecnologias está diretamente relacionado com as experiências, os debates e a maneira como equacionam com viés crítico as potencialidades das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
Dessa forma, destaca-se para a importância do trato e das inserções das TIC na formação inicial dos professores permeando, consequentemente, a formação continuada. Assim, haverá qualificação do profissional para inserir as novas tecnologias em suas práticas educacionais, elaboração juntamente com os alunos da construção dos saberes bem como reflexões e criticidade diante dos conhecimentos diversos disponíveis.
Natália Araújo
FRANCO, Maria de Fátima. Blog Educacional: ambiente de interação e escrita colaborativa.
In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação 2005 (SBIE). Disponível em < http://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/416 > Acesso em 9 Jun 2018.
O blog, realmente, permite a formação continuada do professor ao oferecer possibilidades de conhecimento e aprendizagem a todo momento, é possível utilizar os blogs como ferramenta de interação entre diversos públicos, aproximando pessoas de diferentes culturas e etnias, construindo saberes de forma indisciplinar.
ResponderExcluir