Pólos de Campos Gerais e Formiga

Pólos de Campos Gerais e Formiga

Menú

quinta-feira, 7 de junho de 2018

A contribuição educacional do blog.



Com o avanço da informática nos espaços escolares, há a necessidade dos educadores repensarem suas formas de ensinar.
O uso dos computadores nas escolas possibilita o enriquecimento dos ambientes de aprendizagem, onde professor/aluno tem oportunidade de construir o conhecimento, sendo que ambos têm a possibilidade de ensinar e aprender.
A educação admite mídias renovadoras, que possibilitam novas formas de conhecimento com a construção de significados pedagógicos. Com a utilização de tecnologias o professor entra como mediador, orientador, mostra os caminhos para seus alunos para em conjunto buscarem de forma interativa o saber e a construção de novos saberes.

De acordo com Bitencourt (2005), os blogs educacionais têm como uma de suas características servir como instrumento de autonomia ao aluno para buscar através de sua habilidade, fontes de conhecimentos através da interação e comunicação. Eles constituem em uma ferramenta singular para a absorção da compreensão de que a educação não se faz apenas dentro das instituições educacionais, mas através de diferentes instrumentos que podem ser utilizados como fonte de pesquisa, debate e comunicação frente a diferentes realidades As práticas tradicionais de ensino-aprendizagem podem dar espaço à aprendizagem informatizada, onde a comunicação e a interação entre os agentes serão parte do alicerce na construção da aprendizagem. Cabe ao professor apropriar-se das novas possibilidades e propor utilizar blog, como atividades e estratégias diferenciadas, pois, a tecnologia atrai a atenção do aluno, ampliando a receptividade do mesmo.


Os autores Primo e Recuero (2003) ressaltam que no blog há a possibilidade da escrita coletiva, no sentido de que o blog permite a intervenção no conteúdo, quando sugere novos links e abre novos caminhos ainda não disponíveis nas páginas do site.


Referência
 
BITENCOURT, J. B. O que são blogs? Disponível emhttp://penta3.ufrgs.br/PEAD/Semana01/blogs_conceitos.pdf.Acesso em 5 junho 2018.

PRIMO, A. F. T.; RECUERO, R. d. C. Hipertexto Cooperativo: Uma Análise da Escrita Coletiva a partir dos Blogs e da Wikipédia. Revista da FAMECOS, n. 23, p.54–63, 2003.


Osvaldo Silvério dos Reis

Pólo: Campos Gerais - MG
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário