Uso do
blog como ferramenta para auxiliar o ensino aprendizagem
“ensinar não é
transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou sua
construção”. Paulo Freire
A evolução das tecnologias de
informação e comunicação (TIC) fomentaram profundas mudanças na sociedade. No
espaço educacional, as ferramentas tecnológicas favorecem e transformam as
relações de ensino e aprendizagem. As TICs propiciaram a amplitude do acesso ao
ensino ultrapassando barreiras.
O blog é uma opção dentre as
várias opções de ferramentas tecnológicas disponíveis na Web para contribuir
com espaço educacional. Assim, o blog, uma ferramenta advinda da chamada
Web 2.0, tida como uma evolução da estrutura da internet que visa uma ampla
participação dos usuários da rede por meio de canais colaborativos, nos quais
eles podem atuar como emissores e produtores de conteúdo, estimulando a
autoria, a interatividade e a socialização.
O uso do blog promove uma
transformação na relação de aprendizagem, uma vez que, o usuário desta ferramenta
não prevalece na posição passiva de receptor
de informação. O usuário assume um papel mais ativo, tornando-se também um
produtor de conteúdo.
No contexto educacional,
aponta-se alguns benefícios do uso do blog como ferramenta educacional tais
como : despertar interesse do aluno, estimular a escrita, a criatividade e a interação
de todos os envolvidos e a autonomia do aluno, visto que, este tem a liberdade
de comentar os textos e propor novas ideias.
O professor assume um novo
papel nesta dinâmica relação. O seu papel passa a ser de mediador, de impulsionar
as discussões através de comentários, estimulando a interação entre os alunos, propiciando
a capacidade argumentativa e favorecendo a construção do conhecimento extraclasse.
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/download/28/7
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa tarde,
ResponderExcluirSueli, concordo com seu artigo , pois o uso do blog para educação vem auxiliar os professores para além da sala de aula, sendo um grande condutor de interação entre docente e discente.