Pólos de Campos Gerais e Formiga

Pólos de Campos Gerais e Formiga

Menú

domingo, 10 de junho de 2018

Atividade 3.2 - Blog Coletivo


UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - UFLA/MG
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO - USO EDUCACIONAL DA INTERNET – UEI - EAD
___________________________________________________________________


O USO DE BLOGS COMO
FERRAMENTA EDUCACIONAL



Kênio de Oliveira Miranda
(Polo Formiga)



Imagem relacionada
O modelo da escola tradicional baseava-se na transmissão do conhecimento, numa perspectiva em que o professor era o detentor do saber e o aluno um mero receptor de conteúdos. Parece estar muito claro que este modelo já não supre a demanda educacional da sociedade atual que exige uma nova proposta que prepare o indivíduo para conviver em sociedade desenvolvendo suas potencialidades na administração de conflitos. O acesso à navegação virtual e suas possibilidades trouxeram um novo rumo às relações das pessoas entre si, bem como com a tecnologia, o que sem dúvida alavanca esse novo modelo que está relacionado aos processos de aprendizagem cooperativa e à interatividade.




Uma das aplicações mais interessante da Web para ambientes escolares é o blog, que fornece a interatividade a partir das postagens que vão desde um simples comentário até a inserção de artigos, imagens e vídeos. Nas palavras de Freire (1996), “ninguém ensina ninguém; tampouco ninguém aprende sozinho. Os homens aprendem em comunhão, mediatizados pelo mundo”, fica clara a importância e eficiência do blog, do ponto de vista da construção do conhecimento na relação aluno-pensamento, que vai além da relação entre professor e aluno. Os blogs “são aplicativos fáceis de usar que promovem o exercício da expressão criadora, do diálogo entre textos, da colaboração”, explica Gutierrez (2003, P.12). Os diários eletrônicos, observados nesta perspectiva, têm o poder de mudar o trabalho pedagógico promovendo o envolvimento dos participantes. Outra grande vantagem do uso do blog na educação é a facilidade de o professor fazer intervenções, corrigindo e orientando todas as postagens, sem o limite de tempo imposto pela sala de aula, e da mesma forma o aluno pode realizar suas atividades no seu ritmo, conforme sua agenda e disposição. Desta maneira o aluno tem sua liberdade de expressão ampliada, embora devam saber de que, uma vez postados, os seus comentários poderão ser vistos por todos, sem que possa controlar. Moran (2007) enfatiza o uso do blog educacional afirmando que “quando focamos mais a aprendizagem dos alunos do que o ensino, a publicação da produção deles se torna fundamental”. Desta forma, essa ferramenta pode constituir-se num recurso de apoio à aprendizagem por ser um espaço de criação coletiva, que aproxima professores e alunos, sem contar que, com o uso das TICs (Tecnologia da informação e Comunicação) , a escola cumpre o seu papel de preparar o aluno para os desafios impostos pela sociedade, não na intenção da continuidade, mas da transformação da realidade que ora se apresenta.



Imagem relacionada



Sabemos que os blogs não foram criados para fins educacionais. Apesar disso estão sendo, cada vez mais utilizados no âmbito educacional, pela interatividade que promovem, permitindo um letramento digital, formando redes colaborativas no processo de construção dos saberes. O uso de um blog possibilita a retirada e fornecimento de informações e também favorece o desenvolvimento de um convívio ético, organizado e pautado pelos termos estabelecidos pelos usuários. Desta forma a escola proporciona a alunos e professores o uso de uma ferramenta interativa, cumprindo com sua função social, o que vem ao encontro das teorias sociointeracionistas, pois estimula educadores e alunos a exercerem sua autonomia no aprimoramento da comunicação.





REFERÊNCIAS:

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

GUTIERREZ, Suzana. O Fenômeno dos Weblogs: as possibilidades trazidas por uma Tecnologia de publicação na Internet. Informática na Educação: teoria & prática. Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 87-100, jan/jun, 2003.

MORAN, J. M.. A educação que desejamos, novos desafios e como chegar lá. São Paulo: Editora Papirus, 2007.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Kenio!
    Como você mesmo disse, a ideia do ensino tradicional no qual o professor é o detentor do conhecimento e o aluno mero receptor não condiz mais com a realidade. A utilização do blog como ferramenta educacional confirma isso, uma vez que o aluno pode ser criador e receptor de informações.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,
    Kenio e Patricia, diante dessa nova realidade o professor deve estar atualizado para acompanhar a evolução constante dos recursos tecnológicos e aplica-los a sua aula de forma bem planejada para que haja interesse por parte dos alunos.

    ResponderExcluir
  4. Kênio, realmente o blog é uma ferramenta de interatividade, onde os alunos comunicam postando textos e realizando comentários sobre os posts, é com certeza uma ótima ferramenta educacional.

    ResponderExcluir