Pólos de Campos Gerais e Formiga

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domingo, 10 de junho de 2018



Universidade Federal de Lavras - UFLA/MG
Pós-graduação lato senso – Uso educacional da internet

Blogs interativos: potencialidades educacionais

Vinícius Paulo Gelape
Pólo: Formiga

A era da tecnologia trouxe para a humanidade novas possibilidades de criar, ler e divulgar as informações produzidas, seja a notícia factual ou o conhecimento científico produzido. Em meio ao universo de autores, leitores e formatos de textos encontramos os chamados Blogs. O termo “blog” caracteriza-se por um gênero digital, disponível na web 2.0, capaz de agregar inúmeras funcionalidades. Um blog na internet (site) possui inúmeros links e páginas de interesses disponíveis, de acordo com o assunto desejado pelo navegante.
Os autores Primo e Recuero (2008) apontaram que “os recursos suportados pela ferramenta blog (comentários, postagens, newsletter, etc) trazem uma organização diferenciada dos conteúdos para a Web. Esses recursos proporcionam ao blog um espaço de comunicação e diálogo entre o autor do blog e seus leitores.” Tal afirmação enfatiza as inúmeras possibilidades de navegação, interação e praticidade de um blog. Nesse tipo de página, por agregar temáticas e propósitos definidos, permite atender uma necessidade do leitor, seja uma simples busca de informação, opinião ou auto reflexão. Suas ferramentas disponíveis permite ao leitor acessar diferentes formatos de informações ou seja; é possível obter uma informação através de vídeos, áudios, textos, imagens, dentre outros. Desta forma, a proximidade entre autor e leitor torna-se evidente uma vez que a maioria dos blogs permitem ao usuário manifestar suas opiniões sobre o material exposto.
Para o ensino e aprendizagem, os blogs são importantes para promover uma autonomia dos sujeitos envolvidos na área da educação, em especial os próprios alunos e pais. Acredito que seria fundamental os professores ou as escolas incentivarem a criação desse tipo de ferramenta com o objetivo de estreitar as relações de ensino. Um blog educacional poderá proporcionar uma participação ampla e efetiva de pais e alunos. A proximidade com a comunidade tende a reforçar os lações sociais entre o conhecimento produzido e vivido. Sem dúvida, essa potencialidade dos blogs permite a criação de uma espaço no qual poderá dar voz ativa à sociedade e discutir os princípios e objetivo educacionais das instituições de ensino.

Referências
Uchôa, Kátia C. Amaral. Uso Educacional da Blogosfera: Guia de Estudos. 1.ed. Lavras: UFLA, 2015

3 comentários:

  1. Na ferramenta blog é muito válido a interação entre autor e leitor através dos comentários, pois podem tirar dúvidas e acrescentar algum conhecimento sobre os pots.

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  2. Interessante o que você coloca sobre a autonomia, realmente o aluno para produzir um blog ele se torna autônomo, da mesma forma como os outros envolvidos quando lêem ou comentam sobre. A autonomia transmite segurança e motivação na construção do conhecimento.

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  3. Bem interessante seu artigo. Gostaria de acrescentar que essa autonomia dada aos alunos é fundamental, mas deve ser monitorada pelo professor.

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