Universidade Federal de Lavras -
UFLA/MG
Pós-graduação lato senso – Uso educacional
da internet
Blogs
interativos: potencialidades educacionais
Vinícius
Paulo Gelape
Pólo:
Formiga
A era da tecnologia trouxe para a humanidade novas
possibilidades de criar, ler e divulgar as informações produzidas, seja a
notícia factual ou o conhecimento científico produzido. Em meio ao universo de
autores, leitores e formatos de textos encontramos os chamados Blogs. O termo “blog”
caracteriza-se por um gênero digital, disponível na web 2.0, capaz de agregar
inúmeras funcionalidades. Um blog na internet (site) possui inúmeros links e
páginas de interesses disponíveis, de acordo com o assunto desejado pelo
navegante.
Os autores Primo e Recuero (2008)
apontaram que “os
recursos suportados pela ferramenta blog (comentários, postagens, newsletter,
etc) trazem uma organização diferenciada dos conteúdos para a Web. Esses
recursos proporcionam ao blog um espaço de comunicação e diálogo entre o autor
do blog e seus leitores.” Tal afirmação enfatiza as inúmeras
possibilidades de navegação, interação e praticidade de um blog. Nesse tipo de
página, por agregar temáticas e propósitos definidos, permite atender uma
necessidade do leitor, seja uma simples busca de informação, opinião ou auto
reflexão. Suas ferramentas disponíveis permite ao leitor acessar diferentes
formatos de informações ou seja; é possível obter uma informação através de
vídeos, áudios, textos, imagens, dentre outros. Desta forma, a proximidade
entre autor e leitor torna-se evidente uma vez que a maioria dos blogs permitem
ao usuário manifestar suas opiniões sobre o material exposto.
Para o ensino e aprendizagem, os blogs
são importantes para promover uma autonomia dos sujeitos envolvidos na área da
educação, em especial os próprios alunos e pais. Acredito que seria fundamental
os professores ou as escolas incentivarem a criação desse tipo de ferramenta
com o objetivo de estreitar as relações de ensino. Um blog educacional poderá
proporcionar uma participação ampla e efetiva de pais e alunos. A proximidade
com a comunidade tende a reforçar os lações sociais entre o conhecimento produzido
e vivido. Sem dúvida, essa potencialidade dos blogs permite a criação de uma
espaço no qual poderá dar voz ativa à sociedade e discutir os princípios e objetivo
educacionais das instituições de ensino.
Referências
Uchôa, Kátia C. Amaral. Uso Educacional da Blogosfera: Guia de Estudos. 1.ed. Lavras:
UFLA, 2015
Na ferramenta blog é muito válido a interação entre autor e leitor através dos comentários, pois podem tirar dúvidas e acrescentar algum conhecimento sobre os pots.
ResponderExcluirInteressante o que você coloca sobre a autonomia, realmente o aluno para produzir um blog ele se torna autônomo, da mesma forma como os outros envolvidos quando lêem ou comentam sobre. A autonomia transmite segurança e motivação na construção do conhecimento.
ResponderExcluirBem interessante seu artigo. Gostaria de acrescentar que essa autonomia dada aos alunos é fundamental, mas deve ser monitorada pelo professor.
ResponderExcluir