O uso do blog como ferramenta educacional
Patrícia de Fátima Oliveira
Polo Campos Gerais
O crescimento das
mídias digitais tem ocorrido de forma acelerada. Tal desenvolvimento ocorre nas
mais variadas esferas do cotidiano. Hoje as ferramentas digitais são utilizadas
no trabalho, nas interações sociais e por que não também nas atividades
educacionais? Várias são as ferramentas disponíveis que podem ser utilizadas
como pedagógicas, dentre elas, pode-se evidenciar os blogs.
Blog nada mais é que
uma página virtual que tem como objetivo o compartilhamento de informações, experiências,
vídeos e tantas outras formas de comunicação. Tal espaço, dentro do conceito
pedagógico, pode assumir a forma de portfólio digital, como espaço de interação
e intercâmbio, espaço de debate e também como espaço de integração. Todas essas
formas possibilitam a interação intensa entre autor e leitor, propiciando a
troca de informações e conhecimento.
O uso do blog como
ferramenta educacional busca o aluno para o estudo de assuntos voltados para
disciplina, uma vez que coloca a mesma no contexto virtual, tão interessante
para os discentes atualmente. Dessa forma, o conteúdo trabalhado durante as
aulas podem ser trabalhados e também aprofundados no ambiente virtual. Experiências
já realizadas demonstram que o blog possibilita o alcance do aprendizado, favorecendo
a prática da leitura, escrita e interação. Esta interação propicia também o
compartilhamento de ideias de forma responsável e crítica, uma vez que o aluno
desenvolve um senso crítico e responsável sobre aquilo que lê e escreve.
Concluindo, percebe-se
que a utilização do blog como ferramenta pedagógica apresenta diversos pontos
positivos como compartilhamento de ideias, troca de experiências, desenvolvimento
individual e coletivo e a construção dinâmica, moderna e aberta do aprendizado.
Uma das grandes vantagens do uso de blogs na área docente é que a maioria dos alunos os adota com facilidade, já que veem neles não só uma ferramenta de trabalho interativa, mas também a oportunidade de criar uma comunidade de interesses, mais do que as próprias equipes de trabalho
ResponderExcluirOlá Patrícia, parabéns pelo texto. Concordo com sua conclusão, quanto a importância do blog como ferramenta pedagógica apresentando diversos pontos positivos.
ResponderExcluirAbraço!
Olá Patrícia!
ResponderExcluirAcredito que nos blogs educacionais a comunicação que deve prevalecer é a bidirecional, onde o professor e o aluno assumem tanto papel de autor como de leitor, dessa forma o aluno participa efetivamente de discussões e constrói o conhecimento de maneira colaborativa.
Baseados nas pesquisas que realizei, observo que o ideal é evitar o uso da comunicação unidirecional, na qual os leitores são receptores e o autor do blog fica como emissor. Esse tipo de comunicação aparece com frequência nos blogs de escolas que consultei, nesses blogs ocorre pouca interação entre alunos, professores e escola, onde o autor monopoliza as postagens com mínima possibilidade de colaboração.