Pólos de Campos Gerais e Formiga

Pólos de Campos Gerais e Formiga

Menú

domingo, 10 de junho de 2018

O uso do blog como ferramenta educacional

Patrícia de Fátima Oliveira

Polo Campos Gerais


O crescimento das mídias digitais tem ocorrido de forma acelerada. Tal desenvolvimento ocorre nas mais variadas esferas do cotidiano. Hoje as ferramentas digitais são utilizadas no trabalho, nas interações sociais e por que não também nas atividades educacionais? Várias são as ferramentas disponíveis que podem ser utilizadas como pedagógicas, dentre elas, pode-se evidenciar os blogs.

Blog nada mais é que uma página virtual que tem como objetivo o compartilhamento de informações, experiências, vídeos e tantas outras formas de comunicação. Tal espaço, dentro do conceito pedagógico, pode assumir a forma de portfólio digital, como espaço de interação e intercâmbio, espaço de debate e também como espaço de integração. Todas essas formas possibilitam a interação intensa entre autor e leitor, propiciando a troca de informações e conhecimento.

O uso do blog como ferramenta educacional busca o aluno para o estudo de assuntos voltados para disciplina, uma vez que coloca a mesma no contexto virtual, tão interessante para os discentes atualmente. Dessa forma, o conteúdo trabalhado durante as aulas podem ser trabalhados e também aprofundados no ambiente virtual. Experiências já realizadas demonstram que o blog possibilita o alcance do aprendizado, favorecendo a prática da leitura, escrita e interação. Esta interação propicia também o compartilhamento de ideias de forma responsável e crítica, uma vez que o aluno desenvolve um senso crítico e responsável sobre aquilo que lê e escreve.

Concluindo, percebe-se que a utilização do blog como ferramenta pedagógica apresenta diversos pontos positivos como compartilhamento de ideias, troca de experiências, desenvolvimento individual e coletivo e a construção dinâmica, moderna e aberta do aprendizado.



3 comentários:

  1. Uma das grandes vantagens do uso de blogs na área docente é que a maioria dos alunos os adota com facilidade, já que veem neles não só uma ferramenta de trabalho interativa, mas também a oportunidade de criar uma comunidade de interesses, mais do que as próprias equipes de trabalho

    ResponderExcluir
  2. Olá Patrícia, parabéns pelo texto. Concordo com sua conclusão, quanto a importância do blog como ferramenta pedagógica apresentando diversos pontos positivos.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá Patrícia!

    Acredito que nos blogs educacionais a comunicação que deve prevalecer é a bidirecional, onde o professor e o aluno assumem tanto papel de autor como de leitor, dessa forma o aluno participa efetivamente de discussões e constrói o conhecimento de maneira colaborativa.

    Baseados nas pesquisas que realizei, observo que o ideal é evitar o uso da comunicação unidirecional, na qual os leitores são receptores e o autor do blog fica como emissor. Esse tipo de comunicação aparece com frequência nos blogs de escolas que consultei, nesses blogs ocorre pouca interação entre alunos, professores e escola, onde o autor monopoliza as postagens com mínima possibilidade de colaboração.

    ResponderExcluir