Pólos de Campos Gerais e Formiga

Pólos de Campos Gerais e Formiga

Menú

domingo, 10 de junho de 2018


"Uso do blog como ferramenta para auxiliar o ensino/aprendizagem"

   
Sandra Regina Diniz Azevedo
Polo Formiga, MG.

A preocupação em diversificar a metodologia de ensino é uma constante para os educadores, nossos alunos, nativos digitais, são estimulados diariamente pelo conteúdo do ciberespaço e é inegável a necessidade de inserir recursos digitais para enriquecer o processo pedagógico e torná-lo atraente e significativo para o aluno.

Para Marques e Caetano  (2002),  o blog  pode  ser  usado  como ferramenta  para  avaliar  o  uso  das  tecnologias  em  sala  de  aula  aplicado  à  prática pedagógica, combinando dessa maneira a presença do professor em sua carga horária normal e disponibilizando materiais extras na rede de comunicação.

Com esse objetivo alguns educadores têm usado os blogs educacionais como recurso para atingir a aprendizagem, que é o foco da educação. A criação de um blog é tarefa fácil e a manutenção e publicação de novos posts também, já que não é mais necessário conhecimento específico em programação para isso.

O blog pode ser uma extensão da sala de aula e um meio para envolver os alunos no objeto de estudo, as atividades desenvolvidas em sala de aula podem ser continuadas no blog. E para um efeito realmente positivo no ensino/aprendizagem o uso dele deve ser bem planejado, com a mediação do autor/professor como moderador, explicitando as regras que devem ser seguidas para a publicação de conteúdos e comentários. Também apresentar um layout atraente, posts com recursos multimodais (imagem, vídeo, som e texto escrito) e um estímulo constante à interação professor/aluno e aluno/aluno. A participação e envolvimento dos alunos em todo o processo das atividades devem ser avaliados.

Dessa forma o blog estende diante dos alunos inúmeras possibilidades de aprendizagem amplia suas fontes de pesquisa, material de apoio, e encadeamento de ideias sobre o objeto de estudo. Isso contribui para uma aprendizagem integrada e colaborativa, eles passam a transformar informação em conhecimento.

Referências
Uchôa, Kátia C. Amaral. Uso Educacional da Blogosfera: Guia de Estudos. 1.ed. Lavras: UFLA, 2015





3 comentários:

  1. Olá Sandra!

    Concordo com você quando diz que o uso do blog deve ser bem planejado principalmente para que sua utilização não seja somente uma troca em relação ao quadro e o giz.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Sandra as suas colocações do blog é muito interessante você soube transmitir bem a importância de um blog que o blog deve ser bem organizado e planejado para sim dar bons resultados e também que o blog deve sim ser uma extensão da sala de aula e um meio de envolver o aluno num único objetivo de ter mais interação entre os alunos para que no final eles consigam adquirir mais conhecimentos nos seus estudos porque essa troca de informações é muito importante no seu desenvolvimento educacional.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Sandra!
    Também acredito que a função mais importante do blog é ser uma extensão da sala de aula, fazendo com que o aluno tenha prazer em estudar e interesse por complementar/ trocar informações sobre os conteúdos aprendidos.

    ResponderExcluir