O blog como instrumento auxiliador no processo de ensino-aprendizagem
Beatriz Lopes Falcão - Lagoa Santa
As novas tecnologias disponibilizadas pela internet têm-se imposto ao nosso cotidiano. A escola, nesse contexto, não deve ficar apartada dos recursos e ferramentas que essas oferecem e já são largamente utilizados pelos (as) estudantes.
Um dos recursos de fácil manuseio e atratividade é o blog, que segundo Uchôa (2015, p. 16):
[...] refere-se a páginas da Internet (sites) que
disponibilizavam conjuntos de links e outras páginas de interesse. Para manter
um desses sites, era necessário um amplo domínio da linguagem HTML. Atualmente,
alimentar um blog é tarefa bastante simples, isso porque hoje há sites
especializados e gratuitos, que permitem criar e configurar um blog, sem que seja
necessário conhecimentos técnicos de computação aprofundado. Em razão dessa
facilidade de publicação, o blog é um dos sistemas mais populares de publicação
na Web.
Por essas características de alimentação simples e facilidade de publicação o blog pode ser utilizado por professores (as) como estratégia pedagógica. Para que tal recurso seja utilizado com efetividade, o (a) docente deve ter domínio do manuseio e propor atividades instigantes, que mesclem a linguagem virtual com o português tradicional. De modo que as atividades sejam atrativas e estimulem a participação ativa dos (as) alunos (as) é necessário a inserção de materiais complementares e enriquecedores ao estudo dos conteúdos, assim como imagens, vídeos, hiperlinks, etc. Além disso, deve-se manter a comunicação bimodal, no qual professores (as) e alunos (as) sejam leitores e também produtores de conhecimento.
O blog deve ser continuamente monitorado pelo (a) docente e sua alimentação deve ser contínua, de forma a manter os (as) estudantes estimulados e curiosos frente ao seu conteúdo, o qual terão acesso somente por meio desse recurso. Nesse sentido, o blog funciona como um grande aliado do aprendizado, incorporando-se à rotina estudantil.
No entanto, não podemos nos esquecer das condições reais para que tal ação aconteça como a disponibilidade de computadores e internet para as crianças, seja em casa e/ou na escola, e a própria disponibilidade de tempo e conhecimentos tecnológicos (mesmo que em nível primário) do (a) professor (a). Uma vez que sem esses dois elementos qualquer tentativa do uso do blog como estratégia pedagógica torna-se inócua.
Referências:
Uchôa, Kátia C. Amaral
Uso Educacional da Blogosfera: Guia de Estudos. 1.ed. - - Lavras:
UFLA, 2015
Um dos atrativos do blog como ferramenta educacional é o fato do seu uso ser bem simples pois com poucos cliques, qualquer pessoa pode criar seu próprio diário virtual, mesmo que não tenha conhecimentos de programação. A manutenção também é simples, como o sistema organiza automaticamente as mensagens (posts) do usuário, é bem mais fácil acrescentar textos a um blog do que a um site tradicional. Além disso, é possível criar diários coletivos, mantidos por vários usuários.
ResponderExcluirBeatriz, boa noite!
ResponderExcluirVocê apontou para um fator extremamente importante ao se pensar em realizar um trabalho utilizando blog com os alunos: o fato de saber se existe disponibilidade de Internet, na casa do aluno e na escola, para que o trabalho seja desenvolvido de forma eficiente. Muito boa a sua ideia!!!