Pólos de Campos Gerais e Formiga

Pólos de Campos Gerais e Formiga

Menú

sábado, 9 de junho de 2018

O blog como instrumento auxiliador no processo de ensino-aprendizagem
Beatriz Lopes Falcão - Lagoa Santa


As novas tecnologias disponibilizadas pela internet têm-se imposto ao nosso cotidiano. A escola, nesse contexto, não deve ficar apartada dos recursos e ferramentas que essas oferecem e já são largamente utilizados pelos (as) estudantes.



Um dos recursos de fácil manuseio e atratividade é o blog, que segundo Uchôa (2015, p. 16):

 [...] refere-se a páginas da Internet (sites) que disponibilizavam conjuntos de links e outras páginas de interesse. Para manter um desses sites, era necessário um amplo domínio da linguagem HTML. Atualmente, alimentar um blog é tarefa bastante simples, isso porque hoje há sites especializados e gratuitos, que permitem criar e configurar um blog, sem que seja necessário conhecimentos técnicos de computação aprofundado. Em razão dessa facilidade de publicação, o blog é um dos sistemas mais populares de publicação na Web.

Por essas características de alimentação simples e facilidade de publicação o blog pode ser utilizado por professores (as) como estratégia pedagógica. Para que tal recurso seja utilizado com efetividade, o (a) docente deve ter domínio do manuseio e propor atividades instigantes, que mesclem a linguagem virtual com o português tradicional. De modo que as atividades sejam atrativas e estimulem a participação ativa dos (as) alunos (as) é necessário a inserção de materiais complementares e enriquecedores ao estudo dos conteúdos, assim como imagens, vídeos, hiperlinks, etc. Além disso, deve-se manter a comunicação bimodal, no qual professores (as) e alunos (as) sejam leitores e também produtores de conhecimento.


O blog deve ser continuamente monitorado pelo (a) docente e sua alimentação deve ser contínua, de forma a manter os (as) estudantes estimulados e curiosos frente ao seu conteúdo, o qual terão acesso somente por meio desse recurso. Nesse sentido, o blog funciona como um grande aliado do aprendizado, incorporando-se à rotina estudantil. 

No entanto, não podemos nos esquecer das condições reais para que tal ação aconteça como a disponibilidade de computadores e internet para as crianças, seja em casa e/ou na escola, e a própria disponibilidade de tempo e conhecimentos tecnológicos (mesmo que em nível primário) do (a) professor (a).  Uma vez que sem esses dois elementos qualquer tentativa do uso do blog como estratégia pedagógica torna-se inócua.





Referências:

Uchôa, Kátia C. Amaral Uso Educacional da Blogosfera: Guia de Estudos. 1.ed. - - Lavras: UFLA, 2015

2 comentários:

  1. Um dos atrativos do blog como ferramenta educacional é o fato do seu uso ser bem simples pois com poucos cliques, qualquer pessoa pode criar seu próprio diário virtual, mesmo que não tenha conhecimentos de programação. A manutenção também é simples, como o sistema organiza automaticamente as mensagens (posts) do usuário, é bem mais fácil acrescentar textos a um blog do que a um site tradicional. Além disso, é possível criar diários coletivos, mantidos por vários usuários.

    ResponderExcluir
  2. Beatriz, boa noite!
    Você apontou para um fator extremamente importante ao se pensar em realizar um trabalho utilizando blog com os alunos: o fato de saber se existe disponibilidade de Internet, na casa do aluno e na escola, para que o trabalho seja desenvolvido de forma eficiente. Muito boa a sua ideia!!!

    ResponderExcluir