Blog como ferramenta no ensino-aprendizagem
Adriane Cruz da Silva
Polo Formiga -UEI
Blog é uma grande ferramenta para
nos auxiliar no nosso aprendizado é um recurso que se bem utilizado só traz
benefícios para adquirimos mais conhecimentos por isso apesar de muitos alunos
ainda não tem interesse por essa ferramenta que se denomina blog para estarem se interagindo, opinando
ou até mesmo dando uma olhada por
simples curiosidade pois na maioria das vezes o seu interesse são pelo face,
watsap, Twiter onde o entretenimento é
bem maior ,as amizades , o bate papo acaba chamando mais a sua atenção. Atualmente,
o blog também ocupa um lugar de destaque no contexto educacional, esse fato
pode ser comprovado pelos diversos tipos de blogs com fins pedagógicos.
De acordo com Barbosa e Granado
(2004, p.69) concorda com essa afirmação dizendo que “se há alguma área onde os
weblogs podem ser utilizados como ferramenta de comunicação e de troca de
experiências com excelentes resultados, essa área é sem dúvida, a da educação”.
As novas tecnologias incluídas
dentro da sala de aula possibilita um ensino-aprendizado mais dinâmico,
diversificado onde os alunos podem se exporem as suas opiniões, debaterem sobre
ideias ali expostas de vários assuntos de seu interesse .Por isso quanto mais
motivados os alunos forem pelos seus professores ,pais, e a própria escola a
terem o hábito de utilizarem os blogs como recursos educacionais para o seu
aprendizado mais o rendimento desses alunos vão melhorar em relação aos seus
estudos.
Mas para que tudo isso possa dá
resultados positivos os professores precisam estarem sempre atualizados
buscarem mais conhecimentos se informarem de blogs que contém informações
importantes na área educacional para poderem passar para os seus alunos, não
apenas mandarem que seus alunos procure blogs aleatoriamente não passando para eles blogs que não sejam seguros, sérios,
atualizados que não contém conteúdo específico da área pedagógica pois se não
incentivá-los eles não terão interesse
por artigos educacionais contidos
nesses blogs a motivação é a base de
tudo para se tornarem bem sucedidos no que fazem.
De acordo com Oliveira (2008)
cita a possibilidade de desenvolver o papel do professor como mediador na
produção de conhecimento, já que ele tem um papel ativo de instigar as
discussões por meio de comentários, potencializando a interação entre a classe;
incentivar a escrita colaborativa, a autoria, o pensamento crítico e a
capacidade argumentativa; estimular o aprendizado extra-classe de forma lúdica;
desenvolver a habilidade de pesquisar e selecionar informações.
Portanto o interesse pelo o uso
do blog como ferramenta auxiliadora no ensino aprendizagem é de suma
importância no que se refere ao aprendizado de cada aluno por isso os autores
do blogs devem sempre estarem atualizando os seus blogs colocando informações
úteis de interesses de seus visitadores deixando as suas postagens mais
diversificadas e criativas só assim todos juntos só tem a ganhar em sabedoria conhecimentos para seu ensino aprendizado.
Referência:
Barbosa, E; Granado, A. Weblogs, Diário de Bordo. Porto Editora, 2004.
Oliveira, R. M. C. de. Interfaces colaborativas e Educação: o uso do
blog com potencializado do processo de
avaliação. In: Dias, Paulo; Osório, António José. (Org.). Ambientes educativos
emergentes. 1 ed. Braga: Universidade do Minho - Centro de Competência, 2008.
Olá Adriene! Parabéns pelo artigo. Muito interessante e claro nas afirmações quanto ao uso do blog n processo de ensino/aprendizagem.
ResponderExcluirAdorei o seu artigo, você o escreveu de forma muito clara e objetiva. Parabéns.
ResponderExcluirOs blogs são ferramentas de forte apelo pedagógico e educacional, pois apresentam recursos que possibilitam a construção dinâmica do ensino e aprendizagem, tem a possibilidade de postar arquivos de textos, imagens, vídeos, softwares, entre tantos outros.
ResponderExcluir