Pólos de Campos Gerais e Formiga

Pólos de Campos Gerais e Formiga

Menú

sábado, 9 de junho de 2018

INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO USO EDUCACIONAL DO BLOG

Lucas Roberto Gabriel Cardoso
Polo: Campos Gerais

O blog é um recurso de comunicação digital que pode ser usado na aprendizagem como espaço de ideias que adquirem voz e visibilidade, onde os estudantes participam ativamente de forma criativa e comunitária pesquisando e produzindo postagens e comentários pessoais de qualidade e o professor orienta e avalia as atividades realizadas.

Cabe ao professor conhecer, saber fazer uso e ter domínio dos recursos oferecidos pelas diversas ferramentas disponíveis para a criação do blog, pensar e planejar métodos e estratégias possíveis de atuação na montagem do blog, postagens e avaliação dos conteúdos e estimular os alunos a colaborarem como coautores.

Para que o uso do blog seja significativo para os alunos é necessário que eles compreendam o uso dessa tecnologia digital por meio de regras lúdicas e intenções didáticas, estabelecidas em conjunto pelo professor e por eles, e estejam conscientizados da relevância do blog como auxilio para obter informações, aprender, produzir e compartilhar conhecimento.


Desta forma, a convivência e a comunicação entre professor e alunos, desde o início, se estabelece de forma democrática e bidirecional, onde ambos, ao mesmo tempo, são autores e leitores, emissores e receptores interagindo como usuários do blog. 

O docente deve avaliar com cuidado se os materiais colocados no blog, seja por ele ou pelos alunos, estão dentro da faixa etária dos alunos e são de fácil compreensão. Também é importante que o docente estabeleça um cronograma compartilhado com os alunos e esteja ciente se todos terão acesso ao blog fora do horário de aula, no laboratório de informática ou em casa.

“O uso do blog, se bem planejado e executado, servirá como um espaço que estende as interações em torno do conteúdo a ser aprendido, motivando os alunos à pesquisa, ao estudo continuado e ao compartilhamento, entre outros” (UCHÔA, 2015, p. 32).

Uma frequente consonância entre a temática proposta para estudo pelo professor com a curiosidade, o interesse e a realidade dos alunos criará uma cultura de consulta e estudo continuado bem como motivação aos alunos exporem suas opiniões em debates, mesmo que no início a participação destes não ocorra de maneira reflexiva, mas que as suas contribuições possam amadurecer ao longo do uso do blog, sob as orientações e avaliações feitas pelo professor.

O blog representa um espaço democrático que possibilita trabalhar com autonomia, de maneira coletiva e com facilidade os diversos recursos multimídias: newsletters, tags, textos, imagens, vídeos, links e sugestões de textos para leitura e de vídeos, reunindo a história dos esforços dos alunos e o empenho e a satisfação do professor.

REFERÊNCIA
UCHÔA, K. C. A. Uso Educacional da Blogosfera: Guia de Estudos. Lavras: UFLA, 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário