Lucas Roberto Gabriel Cardoso
Polo: Campos Gerais
O blog é um recurso
de comunicação digital que pode ser usado na aprendizagem como espaço de ideias
que adquirem voz e visibilidade, onde os estudantes participam ativamente de forma criativa e comunitária pesquisando
e produzindo postagens e comentários pessoais de qualidade e o professor orienta
e avalia as atividades realizadas.
Cabe ao
professor conhecer, saber fazer uso e ter domínio dos recursos oferecidos pelas
diversas ferramentas disponíveis para a criação do blog, pensar e planejar métodos
e estratégias possíveis de atuação na montagem do blog, postagens e avaliação dos
conteúdos e estimular os alunos a colaborarem como coautores.
Para que o uso do blog seja significativo
para os alunos é necessário que eles compreendam o uso dessa tecnologia digital
por meio de regras lúdicas e intenções didáticas, estabelecidas em conjunto
pelo professor e por eles, e estejam conscientizados da relevância do blog como
auxilio para obter informações, aprender, produzir e compartilhar conhecimento.
Desta forma, a convivência e a comunicação
entre professor e alunos, desde o início, se estabelece de forma democrática e bidirecional,
onde ambos, ao mesmo tempo, são autores e leitores, emissores e receptores interagindo
como usuários do blog.
O docente deve avaliar com cuidado se os
materiais colocados no blog, seja por ele ou pelos alunos, estão dentro da faixa
etária dos alunos e são de fácil compreensão. Também é importante que o docente
estabeleça um cronograma compartilhado com os alunos e esteja ciente se todos terão
acesso ao blog fora do horário de aula, no laboratório de informática ou em
casa.
“O uso do blog, se bem planejado e executado, servirá como um
espaço que estende as interações em torno do conteúdo a ser aprendido,
motivando os alunos à pesquisa, ao estudo continuado e ao compartilhamento,
entre outros” (UCHÔA, 2015, p. 32).

O blog representa
um espaço democrático que possibilita trabalhar com autonomia, de maneira
coletiva e com facilidade os diversos recursos multimídias: newsletters, tags, textos, imagens, vídeos, links e sugestões de textos para leitura e de
vídeos, reunindo a história dos esforços dos alunos e o empenho e a satisfação
do professor.
REFERÊNCIA
UCHÔA, K. C. A. Uso Educacional da
Blogosfera: Guia de Estudos. Lavras: UFLA, 2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário