Pólos de Campos Gerais e Formiga

Pólos de Campos Gerais e Formiga

Menú

domingo, 10 de junho de 2018

A importância dos blogs como ferramenta educacional

Miria Katia dos Santos Saraiva

Os blogs podem se tornar importantes ferramentas de aprendizagem, dando suporte educacional para alunos e professores, promovendo a interação e a troca de saberes entre seus participantes.
Segundo Gomes (2005), os blogs, como recursos pedagógicos, podem ser um espaço de acesso a informações especializadas, e um espaço de disponibilidade de informação por parte do professor.
Se utilizados devidamente, os blogs podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de diversos conteúdos educacionais, despertando o interesse dos usuários de forma dinâmica e interativa.
Os blogs educacionais podem assumir diversas formas: portfólio digital; espaço de intercâmbio e colaboração; espaço de debate e integração. São diversas as formas de personalizar um blog educacional e sua construção é um processo relativamente simples.
Pontes e Filho (2011) afirmama que o fato do blog permitir que o internauta comente as postagens, possibilita o diálogo deste com o autor e do autor com o leitor. Os comentários refletem a concordância ou discordância do leitor em relação ao que foi postado, dando margem à discussões, acréscimos de conteúdos, entre outras possibilidades, Este recurso permite que os usuários interajam, fato que diferencia o ato de navegar do ato de blogar, já que o primeiro limita a leitura do internauta aos resultados que se lhe apresentam.
É necessário que os blogs pedagógicos sejam atrativos e interativos, atendendo as necessidades educacionais de seus usuários com a disponibilização de recursos audiovisuais, textos variados, artigos acadêmicos e sugestões de materiais e sites que poderão ampliar ainda mais o conhecimento.

GOMES, J. a. M. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. VII Simpósio Internacional de Informática Educativa - SIIE05, 2005
PONTES. R.L.J; FILHO,J.A.C. O uso do blog como ferramenta de ensino-aprendizagem por professores participantes do Projeto Um Computador porAluno (UCA). Anais do XXII SBIE - XVII WIE. Aracaju, novembro de 2011.

3 comentários:

  1. Miria, excelente sua abordagem sobre a apresentação dos blogs como ferramenta pedagógica. Muitas escolas estão apresentando temas diversificados pertencentes as próprias escolas, tornando os blogs como espaço de integração entre alunos, professores e pertencentes da comunidade. Assim, tratam de modo lúdico, rápido e eficaz de assuntos educacionais e culturais. Tornando os blogs uma excelente ferramenta de promoção de conteúdos de trabalhos em conjunto, essa integração ajuda no desenvolvimento de aprendizagens, atitudes de respeito, interação e colaboração entre os participantes.
    Desse modo, a comunicação “Bidirecional”, quer seja para intercâmbio, debate ou integração, possibilita os participantes atuarem como emissores, postando conteúdos e comentários que contribuem para aperfeiçoamento dos trabalhos desenvolvidos. Atualmente, através dos blogs, a interação entre escolas pode ser imensamente amplificada, rompendo o isolamento geográfico de muitas delas e possibilitando o desenvolvimento de projetos colaborativos sobre os mais variados temas.

    ResponderExcluir
  2. Os blogs como ferramenta pedagógica contribui para o desenvolvimento do professor e aluno em sala de aula ao favorecer a disseminação de conhecimento, assim, o ambiente de estudo vai além do espaço físico, tornando um espaço de interação e aprendizagem.

    ResponderExcluir
  3. Excelente contribuição! Os blogs proporcionam o desenvolvimento de um trabalho diferenciado, mais significativo, dinâmico e interativo. Os professores podem explorar os blogs em diversas disciplinas, projetos, etc, promovendo a interação e a participação ativa dos seus alunos. Além de se constituir como um importante mediador desse processo, visto que a participação do professor é muito importante no desenvolvimento das atividades.

    ResponderExcluir