UNIVERSIDADE
FEDERAL DE LAVRAS - UFLA/MG
PÓS-GRADUAÇÃO
LATO SENSO - USO EDUCACIONAL DA INTERNET
Uso
do Blog como ferramenta para auxiliar o ensino aprendizagem
Fabiana
Aquino
Polo
Lagoa
Santa

Primeiramente,
é interessante que o professor observe o perfil de sua turma. Ele
deve levantar dados sobre como os alunos lidam com as novas
tecnologias, qual a disponibilidade de acesso à Internet que eles
possuem, dentre outros questionamentos que possam ajudar o professor
a traçar um perfil da turma e, após essa análise, iniciar um
trabalho efetivo utilizando o blog como ferramenta pedagógica.
O
professor deve então criar um blog que esteja relacionado à matéria
que leciona, de preferência, para que esse recurso seja utilizado
como uma extensão ao que tiver sido ensinado em sala de aula. O blog
criado deve conter vários recursos multimodais como textos, vídeos,
fotos e hiperlinks. Além disso, a comunicação deve ser
bidirecional, para que assim ele possa servir como espaço de debate
e troca de ideias entre os alunos e o professor. Essa troca de
mensagens, por meio do recurso comments, pode inclusive ser, para o
professor, objeto de avaliação e análise do desenvolvimento de
seus alunos.
Outro
ponto interessante de se observar é que o professor pode fazer o
blog funcionar como portfólio digital. Ao ter seus trabalhos
expostos na Internet, visto não apenas pelos colegas,
mas por seus amigos e familiares, o aluno se sentirá mais
interessado e satisfeito e se considerará sujeito ativo no seu
processo de ensino. Após
as postagens dos trabalhos dos alunos, o professor poderá fazer
questionamentos incitando os alunos a comentarem sobre o trabalho que
tiverem realizado.
Para
que o trabalho pedagógico com o blog tenha sucesso no processo de ensino aprendizagem dos
alunos é necessário que ele seja interessante, dinâmico nas
postagens, e que permita ao aluno se colocar como sujeito ativo e
participativo. Assim, é provável que o resultado do trabalho seja
relevante para todos envolvidos no processo: o professor deve
perceber que seu trabalho contribuiu para despertar o interesse e
incentivar o aprendizado de seus alunos; os alunos, por sua vez,
devem sentir prazer ao lidar com essa ferramenta e inseri-la no seu
dia a dia de estudos; e as famílias, provavelmente, se sentirão
gratas e satisfeitas por acompanhar o desenvolvimento de seus filhos.
Referências:
Uchôa,
Kátia C. Amaral. Uso Educacional da Blogosfera: Guia de
Estudos. 1ª.ed. Lavras: UFLA, 2015
Os blogs são importantes ferramentas de ensino e aprendizagem promovendo a interação, colaboração e participação dos alunos. É interessante observar como esses recursos podem ser introduzidos no ambiente da sala de aula de forma significativa e com inúmeras possibilidades de utilização. Você aponta aspectos importantes no seu texto, pois o professor precisa conhecer bem as funcionalidades do blog e os objetivos que pretende alcançar com a inserção do mesmo em seu planejamento.
ResponderExcluirDe fato o professor precisa conhecer bem as funcionalidades do blog, pois terá que ser o autor/professor e moderador, explicitando as regras que devem ser seguidas para a publicação de conteúdos e comentários. Ainda precisará promover a interação necessária aluno/professor e aluno/aluno para que través dessa interação o aluno seja capaz de produzir conhecimento advindo da informação e colaboração.
ResponderExcluirCito experiência própria no uso do blog como portfólio digital, como auxílio para divulgação de conteúdo ministrado. E o resultado foi muito bom, pois fomentou e ampliou o leque de opções de acesso a informação para os alunos. Mudando o meio de comunicação e adaptando para mídia digital, o qual atrai e fascina nossa sociedade que está vivendo essa cultura digital.
ResponderExcluir