Pólos de Campos Gerais e Formiga

Pólos de Campos Gerais e Formiga

Menú

domingo, 10 de junho de 2018

Uso do Blog como ferramenta para auxiliar o ensino aprendizagem


UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - UFLA/MG
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO - USO EDUCACIONAL DA INTERNET



Uso do Blog como ferramenta para auxiliar o ensino aprendizagem


Fabiana Aquino
Polo Lagoa Santa


    O Blog é uma página da Web, na qual o autor pode postar imagens, vídeos, textos, fotos e hiperlinks que direcionam para outras páginas. Geralmente, os blogs têm objetivo específico, ou seja, tem uma função definida. Outro ponto interessante de se observar é o fato de a criação de um blog ser uma tarefa simples, que não requer conhecimentos específicos na área de informática e tecnologia. Assim sendo, por se tratar de um recurso tecnológico de fácil acesso e manuseio, no qual se pode postar e comentar sobre assuntos variados, o blog pode servir como um facilitador, para uso do professor, no processo de ensino aprendizagem de seus alunos.
    Primeiramente, é interessante que o professor observe o perfil de sua turma. Ele deve levantar dados sobre como os alunos lidam com as novas tecnologias, qual a disponibilidade de acesso à Internet que eles possuem, dentre outros questionamentos que possam ajudar o professor a traçar um perfil da turma e, após essa análise, iniciar um trabalho efetivo utilizando o blog como ferramenta pedagógica.
    O professor deve então criar um blog que esteja relacionado à matéria que leciona, de preferência, para que esse recurso seja utilizado como uma extensão ao que tiver sido ensinado em sala de aula. O blog criado deve conter vários recursos multimodais como textos, vídeos, fotos e hiperlinks. Além disso, a comunicação deve ser bidirecional, para que assim ele possa servir como espaço de debate e troca de ideias entre os alunos e o professor. Essa troca de mensagens, por meio do recurso comments, pode inclusive ser, para o professor, objeto de avaliação e análise do desenvolvimento de seus alunos.
    Outro ponto interessante de se observar é que o professor pode fazer o blog funcionar como portfólio digital. Ao ter seus trabalhos expostos na Internet, visto não apenas pelos colegas, mas por seus amigos e familiares, o aluno se sentirá mais interessado e satisfeito e se considerará sujeito ativo no seu processo de ensino. Após as postagens dos trabalhos dos alunos, o professor poderá fazer questionamentos incitando os alunos a comentarem sobre o trabalho que tiverem realizado.
    Para que o trabalho pedagógico com o blog tenha sucesso no processo de ensino aprendizagem dos alunos é necessário que ele seja interessante, dinâmico nas postagens, e que permita ao aluno se colocar como sujeito ativo e participativo. Assim, é provável que o resultado do trabalho seja relevante para todos envolvidos no processo: o professor deve perceber que seu trabalho contribuiu para despertar o interesse e incentivar o aprendizado de seus alunos; os alunos, por sua vez, devem sentir prazer ao lidar com essa ferramenta e inseri-la no seu dia a dia de estudos; e as famílias, provavelmente, se sentirão gratas e satisfeitas por acompanhar o desenvolvimento de seus filhos.

    Referências:
    Uchôa, Kátia C. Amaral. Uso Educacional da Blogosfera: Guia de Estudos. 1ª.ed.       Lavras: UFLA, 2015



3 comentários:

  1. Os blogs são importantes ferramentas de ensino e aprendizagem promovendo a interação, colaboração e participação dos alunos. É interessante observar como esses recursos podem ser introduzidos no ambiente da sala de aula de forma significativa e com inúmeras possibilidades de utilização. Você aponta aspectos importantes no seu texto, pois o professor precisa conhecer bem as funcionalidades do blog e os objetivos que pretende alcançar com a inserção do mesmo em seu planejamento.

    ResponderExcluir
  2. De fato o professor precisa conhecer bem as funcionalidades do blog, pois terá que ser o autor/professor e moderador, explicitando as regras que devem ser seguidas para a publicação de conteúdos e comentários. Ainda precisará promover a interação necessária aluno/professor e aluno/aluno para que través dessa interação o aluno seja capaz de produzir conhecimento advindo da informação e colaboração.

    ResponderExcluir
  3. Cito experiência própria no uso do blog como portfólio digital, como auxílio para divulgação de conteúdo ministrado. E o resultado foi muito bom, pois fomentou e ampliou o leque de opções de acesso a informação para os alunos. Mudando o meio de comunicação e adaptando para mídia digital, o qual atrai e fascina nossa sociedade que está vivendo essa cultura digital.

    ResponderExcluir