Pólos de Campos Gerais e Formiga

Pólos de Campos Gerais e Formiga

Menú

domingo, 10 de junho de 2018

O Uso do Blog na Educação

RODRIGUES, Viviane A.
Pólo de Lagoa Santa

As tecnologias estão cada vez mais presente na rotina das pessoas, interferindo em todas as áreas, tais como: lazer, consumo, educação, trabalho, etc. Verifica-se o impacto que as tecnologias exercem em toda a vida social, transformando as relações com uma velocidade impressionante. Nesse sentido, o acesso à informação e ao conhecimento adquiriu novas características e formatos, não se restringe apenas ao ambiente escolar.
Diante desse novo contexto, torna-se necessário pensar em novas formas de ensinar e aprender que tornem as atividades no ambiente escolar mais significativas. As tecnologias oferecem uma gama de possibilidades que podem ser integradas pedagogicamente nas atividades escolares tornando-as “mais personalizadas, sociais e flexíveis” (VALENTE, 2007, apud PONTES e FILHO, 2011, 1478).
A Web 2.0 disponibiliza ferramentas que visam a “ampla participação dos usuários da rede por meio de canais colaborativo, nos quais eles podem atuar como emissores e produtores, estimulando a autoria, a interatividade e a socialização” (PONTES e FILHO, 2011, 1479). Dentre essas ferramentas temos os weblogs, que trata-se de uma palavra composta por web que significa página na internet e log, que significa diário de bordo. Essa ferramenta possui a capacidade de potencializar as atividades no ambiente escolar, por estimular a participação, construção colaborativa e interatividade entre os usuários.
Os blogs constituem-se como importante ferramenta de comunicação que podem ser integradas na educação, por ter condições de potencializar diversas práticas de aprendizagem. Conforme afirmam Júnior, Rocha e Albuquerque (2015, 02) se adaptam “a qualquer disciplina, nível educativo e metodologia docente”. O uso do blog em sala de aula aproxima professor e aluno, por estimular a participação, interação e socialização de conhecimento. Para que o seu uso aconteça de forma efetiva é muito importante que os professores conheçam as suas funcionalidades e potencialidades educativas.
O planejamento docente é essencial para que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados e o blog se constitua como um importante recurso de ensino e aprendizagem. Autores como Cotes (2007), Von Staa (2005) apud Pontes e Filho (2011, 1481) destacam algumas vantagens e motivos para que os professores criem blogs com fins educacionais, tais como:


aproxima alunos e professores, permite uma maior reflexão sobre o conteúdo e acerca de suas próprias colocações; é um exercício de alfabetização digital tanto para o próprio professor quanto para o aluno; amplia o horário de aula; permite o acompanhamento das atividades dos alunos por pais e a troca de experiências com colegas de profissão.


Diante dos aspectos abordados no presente texto verifica-se que o blog se constitui como importante ferramenta de aprendizagem. Trata-se de um recurso de fácil utilização entre professores e alunos, que estimula o papel de mediador entre os docentes no processo de ensino e aprendizagem e contribui para que os alunos se tornem sujeitos ativos na construção do conhecimento. Cabe ainda destacar  que, o blog proporciona que a sala de aula expanda o seu espaço para além dos muros escolares, potencializando “a comunicação interativa a qualquer tempo e espaço” (JUNIOR, ROCHA e ALBUQUERQUE, 2015, 09).


Referências:

FREITAS JUNIOR, Gilmario dos Santos; ROCHA, Mário Ferreira da. e ALBUQUERQUE, Monck Charles Nunes de. O Uso do Blog como Ferramenta nos Processos de Ensino e Aprendizagem: relato de experiência vivida em Horizonte-CE. In: Revista Tecnologias na Educação, Ano 7, Número 12, Julho/2015. Disponível em: http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2015/07/Rel6-vol12-julho2015.pdf Acesso em: 07/06/2018.


PONTES, Renata Lopes Jaguaribe; CASTRO FILHO, José Aires de. O Uso do Blog como Ferramenta de Ensino-Aprendizagem por Professores Participantes do Projeto Um Computador por Aluno (UCA). In: Anais do XXII SBIE - XVII WIE, Aracaju, 21 a 25 de novembro de 2011. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000016590.pdf. Acesso em: 07/06/2018.


UCHÔA, Kátia Cilene Amaral. Uso Educacional da Blogosfera. 1ª Edição. Lavras/MG, 2015. Disponível em: http://ead.campusvirtual.ufla.br/pluginfile.php/59506/mod_resource/content/3/blogosfera_guia%20%289%29.pdf. Acesso em: 08/06/2018.

Fonte: http://ce29demaio.blogspot.com/2010/04/blog-28-de-abril-01-ano-de-conexao.html

2 comentários:

  1. Viviane,

    De fato através do uso do blog os professores podem atrair seus alunos em vários sentidos e através das várias mídias que podem ser usadas nos blogs, tornando o tema de estudo muito mais atrativo a eles e ampliando a aprendizagem.

    ResponderExcluir
  2. O blog como ferramenta de auxílio no processo ensino-aprendizagem pode ter excelentes resultados. Mas, planejamento e treinamento antes de executar as práticas de ensino, conforme citado são essenciais.

    ResponderExcluir