Universidade
Federal de Lavras - UFLA/MG
Pós-graduação lato
senso – Uso educacional da internet
Blog como ferramenta educacional
Cristiane Regina
Serapião Muniz
Pólo: Campos Gerais
A
tecnologia se faz presente na atualidade e traz com ela a crescente demanda de
possibilidades incontáveis relacionados à comunicação, pesquisa nos mais
diversos contextos. A educação está diretamente ligada às mudanças no ensino
tradicional em que a maioria das escolas públicas disponibiliza aos seus
alunos, levando em conta diversos fatores, como a falta de recursos disponíveis
e a dificuldade encontrada pelos professores em utilizar tais ferramentas em
sala de aula, partindo do pressuposto que muitos não tiveram acesso durante
suas vidas.
Os
jovens estão cada dia mais conectados através de celulares, tablets e computadores.
As mídias e as novas tecnologias já tem influenciado o ensino. O Blog, por
exemplo, já é utilizado como ferramenta de ensino/aprendizado, levando em
consideração o fato de existir uma relação entre quem escreve ( transmite a
mensagem) e quem lê ( recebe a
mensagem), podendo existir uma discussão, debate ou colaboração. Por outro
lado, disponibilizar atividades desenvolvidas pela escola no blog pode
aproximá-la da comunidade, que também pode trazer a sua contribuição quando
algum especialista do exterior à escola compartilha seus conhecimentos nesse
espaço. De
acordo com Primo e Recuero (2008), “as tecnologias na escola precisam encontrar
espaço e sentido nos projetos pedagógicos”. Os alunos já estão acostumados a
acessar vídeos e blogs de acordo com os seus interesses, talvez o maior desafio
seja por parte dos professores que precisam direcionar o foco do trabalho às
práticas pedagógicas e ao conteúdo curricular, pois é importante lembrar que o
mais importante não é a utilização das tecnologias e sim o uso delas aliadas ao
ensino de maneira que os alunos alcancem o objetivo proposto na construção do
conhecimento.
O
uso do blog como ferramenta de ensino possibilita ao aluno a troca de experiências,
o compartilhamento de ideias através de suas próprias experiências, a
valorização cultural partindo do conhecimento de outras culturas, o
desenvolvimento intelectual individual e coletivo.
Referência:
PRIMO, A. F. T.; RECUERO, R. d.
C. Blogs e seus gêneros: Avaliação estatística dos 50 blogs mais populares em língua
portuguesa. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Intercom, 2008.
O uso em sala de aula de blogs estimula a prática da produção textual e contribui para exercitar nos estudantes o poder de argumentação. O uso de blogs também propicia a leitura de uma maior diversidade de textos e gera debates e comentários mediados pela prática da escrita.
ResponderExcluir