Pólos de Campos Gerais e Formiga

Pólos de Campos Gerais e Formiga

Menú

domingo, 10 de junho de 2018


Universidade Federal de Lavras - UFLA/MG
Pós-graduação lato senso – Uso educacional da internet

Blog como ferramenta educacional

Cristiane Regina Serapião Muniz
Pólo: Campos Gerais

A tecnologia se faz presente na atualidade e traz com ela a crescente demanda de possibilidades incontáveis relacionados à comunicação, pesquisa nos mais diversos contextos. A educação está diretamente ligada às mudanças no ensino tradicional em que a maioria das escolas públicas disponibiliza aos seus alunos, levando em conta diversos fatores, como a falta de recursos disponíveis e a dificuldade encontrada pelos professores em utilizar tais ferramentas em sala de aula, partindo do pressuposto que muitos não tiveram acesso durante suas vidas.
Os jovens estão cada dia mais conectados através de celulares, tablets e computadores. As mídias e as novas tecnologias já tem influenciado o ensino. O Blog, por exemplo, já é utilizado como ferramenta de ensino/aprendizado, levando em consideração o fato de existir uma relação entre quem escreve ( transmite a mensagem)  e quem lê ( recebe a mensagem), podendo existir uma discussão, debate ou colaboração. Por outro lado, disponibilizar atividades desenvolvidas pela escola no blog pode aproximá-la da comunidade, que também pode trazer a sua contribuição quando algum especialista do exterior à escola compartilha seus conhecimentos nesse espaço. De acordo com Primo e Recuero (2008), “as tecnologias na escola precisam encontrar espaço e sentido nos projetos pedagógicos”. Os alunos já estão acostumados a acessar vídeos e blogs de acordo com os seus interesses, talvez o maior desafio seja por parte dos professores que precisam direcionar o foco do trabalho às práticas pedagógicas e ao conteúdo curricular, pois é importante lembrar que o mais importante não é a utilização das tecnologias e sim o uso delas aliadas ao ensino de maneira que os alunos alcancem o objetivo proposto na construção do conhecimento.
O uso do blog como ferramenta de ensino possibilita ao aluno a troca de experiências, o compartilhamento de ideias através de suas próprias experiências, a valorização cultural partindo do conhecimento de outras culturas, o desenvolvimento intelectual individual e coletivo.
Referência:
PRIMO, A. F. T.; RECUERO, R. d. C. Blogs e seus gêneros: Avaliação estatística dos 50 blogs mais populares em língua portuguesa. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Intercom, 2008.

Um comentário:

  1. O uso em sala de aula de blogs estimula a prática da produção textual e contribui para exercitar nos estudantes o poder de argumentação. O uso de blogs também propicia a leitura de uma maior diversidade de textos e gera debates e comentários mediados pela prática da escrita.

    ResponderExcluir