UNIVERSIDADE
FEDERAL DE LAVRAS - UFLA/MG
PÓS-GRADUAÇÃO LATO
SENSO - USO EDUCACIONAL DA INTERNET – UEI - EAD
BLOG COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL
Daysiane de Freitas Lopes
(Polo Formiga)
Em plena era digital, com a
evolução da internet, possibilitando não somente a comunicação e informação
entre pessoas, mas proporcionando ambientes que permitem a maior interação e
envolvimento ao conhecimento. Um desse ambientes a serem destacados nesse
contexto é o blog educacional.
Como recurso, o blog pode ser usado
para diversos fins, principalmente como ferramenta Educacional. Cada vez mais o blog é procurado por educadores, como estratégia educacional.
Professores se encontram cada vez
mais preocupados buscando diversificar
formas de ensino para maior interação e envolvimento dos alunos ao conhecimento.
Passam a usar estratégias educacionais e métodos inovadores para atrair a
atenção dos alunos. Procuram ambientes como a blogosfera para servir como
recursos adicionais para a aprendizagem de suas disciplinas.
O blog é uma página da web que
permite a comunicação de diversas formas, utiliza-se de diversos recursos interativos para atrair
leitores. Esses recursos são ferramentas usadas para motivar a aprendizagem,
possibilitando ampliar o conhecimento dos envolvidos. Podem ser usados para vários fins, mas como princípios
educacionais como cita (GOMES, 2005, p.30) são distinguidos dois grupos: o uso
educacional como recurso; e o uso como estratégia pedagógica.
Para se usar o blog como ferramenta
educacional, é preciso saber qual é a intenção do(s) autor(es), é necessário também
se ter um bom planejamento do conteúdo, dos objetivos propostos. Esse espaço além
de ser utilizado pelos professores para informação dos conteúdos, materiais
didáticos, continuidade do aprendizado além da sala de aula, também é caracterizados
como afirma Gomes (2005, p.32) podem assumir a forma de um portfólio digital,
um espaço de intercâmbio e colaboração, um espaço de debate e um espaço de
integração.
Os blogs podem ser manipulados com
maior facilidade permitindo o envolvimento dos leitores com o ambiente. Além do
conhecimento ofertado pelo autor e da participação através das postagens, o
blog permite a interação com outros espaços.
Como ferramenta educacional, o blog
possibilita aos alunos interagir não só com o conteúdo, mas com os envolvidos, conhecendo
diversas culturas, participando da sua aprendizagem. Só fará sentido
educacional quando usados estrategicamente, relacionados a aprendizagem de determinado
conteúdo.
Referências:
UCHÔA,
Kátia C. Amaral. Uso Educacional da Blogosfera: Guia de Estudos. 1.ed.
Lavras: UFLA, 2015.
Bom dia, Daysiane!
ResponderExcluirTambém concordo que a intenção para a criação do blog precisa ser bem planejada para que ele seja, efetivamente, uma boa ferramenta educacional.