Blog como ferramenta de aprendizagem.
Karen Lowhany Costa da Silva
Campos
Gerais – MG
A
tecnologia digital tem promovido mudanças no dia a dia da sociedade, é
explicito diante tais avanços, as informações se propagam muito rapidamente,
sendo assim imprescindível adentrar-se nela.
De
acordo com Levy (1993, p.1):
Novas maneiras
de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo das telecomunicações e
da informática. As relações entre os homens, o trabalho, a própria inteligência
dependem, na verdade, da metamorfose incessante de dispositivos informacionais
de todos os tipos. Escrita, leitura, visão, audição, criação, aprendizagem são
capturados por uma informática cada vez mais avançada.
Nessa
perspectiva a tecnologia da informação e comunicação é vista como um grande
meio de integração social, possibilitando as pessoas a terem o conhecimento de
forma mais acessível. A comunicação através das mídias sociais vem progredindo
diariamente, a facilidade em obter essas ferramentas muito tem contribuído para
a comunicação e informação civil.
Para
Valente (1999) as mudanças da sociedade contemporânea advêm da evolução dos
sistemas de produção, onde a produção artesanal passa a ser guiadas por um novo
paradigma de produção automatizada, no qual ele chama de produção enxuta.
Hoje
podemos acompanhar uma variedade de informações em tempo instantâneo, o que
antes era disponível apenas em forma impressa advindo de um jornal, por
exemplo. Atualmente conseguimos uma informação relativamente de qualidade (se é
claro soubermos filtrar essas informações), seja como é o caso do blog.
Segundo Ganhão (2004, apud Bitencourt
2005):
“O Blog é uma abreviatura
simpática que os internautas criaram para o termo inglês "weblog".
Trata-se de uma página web atualizada frequentemente, composta por pequenos parágrafos
apresentados de forma cronológica. É como uma página de notícias ou um jornal
que segue uma linha de tempo com um fato após o outro. O conteúdo e tema dos
blogs abrangem uma infinidade de assuntos que vão desde diários, notícias até
assuntos relacionadas à Educação. É um laboratório de escrita criativa e colaborativa
on-line cujo objetivo principal é oferecer a comunidade de leitores e
escritores trocar experiências e saberes através da interação dos diversos participantes.”
O
blog é tem como característica o seu fácil manuseio. Para administrar um blog
não é necessário saber linguagem de programação o que é uma vantagem comparado
com os sites. Além disso o blog é um recurso barato por não precisar dominar
programação e também por conta que não precisa se ter um domínio e hospedeiro
pago.
O
blog na educação tem um papel importantíssimo como um extensor da sala de aula,
onde a turma pode realizar diversas atividades proporcionando uma melhor interação
não apenas na relação professor-aluno mais também como aluno-aluno, contribuindo
assim para além da sua formação acadêmica. Os alunos menos comunicativo em sala
de aula segundo estudos tem de a ser mais participante no ambiente virtual, o
que acaba surpreendendo em seu desenvolvimento nas atividades propostas.
Além
disso o blog é uma ferramenta cuja comunicação em sua maior parte se faz bidirecional,
ora o aluno é emissor, ora é receptor, mesma relação com o docente. Mesmo que o
professor seja administrador (autor) do blog ele pode também ter um papel de receptor,
uma vez que os alunos contribui por meio de comentários / publicações de forma
ativa colaborativa. Para o sucesso do blog é imprescindível que o mesmo tenha
um layout organizado e que as
atualizações se faça constantemente para manter assim o aluno motivado,
interessado em participar favorecendo a formação do discente onde é pautado na leitura,
colaboração, autonomia como pesquisador, crítico e participante na sociedade em
que vive.
Referências
LÉVY,
P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Ed.: 34. Rio de
Janeiro,1993.
VALENTE, José Armando. O computador na sociedade do conhecimento.
Campinas, SP:UNICAMP/NIED, 1999. p.10-11,19,23.
BITENCOURT, Jossiane
Boyen. Oficinas virtuais de aprendizagem
II: Artigo elaborado para a oficina
de blogs pedagógicos. Disponível em:
http://penta3.ufrgs.br/PEAD/Semana01/blogs_conceitos.pdf Acesso: 10 jun. 2018
Olá Karen! Concordo e afirmo suas explicações sobre como usar o blog na vida educaciona.
ResponderExcluirOlá Karen!
ResponderExcluirSua postagem ficou muito boa!
O blog educacional representa um espaço democrático que possibilita trabalhar com autonomia, de maneira coletiva e com facilidade os diversos recursos multimídias: newsletters, tags, textos, imagens, vídeos, links e sugestões de textos para leitura e de vídeos, reunindo a história dos esforços dos alunos e o empenho e a satisfação do professor.