Pólos de Campos Gerais e Formiga

Pólos de Campos Gerais e Formiga

Menú

domingo, 10 de junho de 2018

Blog como ferramenta de aprendizagem.


Blog como ferramenta de aprendizagem.



Karen Lowhany Costa da Silva
Campos Gerais – MG


A tecnologia digital tem promovido mudanças no dia a dia da sociedade, é explicito diante tais avanços, as informações se propagam muito rapidamente, sendo assim imprescindível adentrar-se nela.

De acordo com Levy (1993, p.1):

Novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo das telecomunicações e da informática. As relações entre os homens, o trabalho, a própria inteligência dependem, na verdade, da metamorfose incessante de dispositivos informacionais de todos os tipos. Escrita, leitura, visão, audição, criação, aprendizagem são capturados por uma informática cada vez mais avançada.

Nessa perspectiva a tecnologia da informação e comunicação é vista como um grande meio de integração social, possibilitando as pessoas a terem o conhecimento de forma mais acessível. A comunicação através das mídias sociais vem progredindo diariamente, a facilidade em obter essas ferramentas muito tem contribuído para a comunicação e informação civil.
Para Valente (1999) as mudanças da sociedade contemporânea advêm da evolução dos sistemas de produção, onde a produção artesanal passa a ser guiadas por um novo paradigma de produção automatizada, no qual ele chama de produção enxuta.
Hoje podemos acompanhar uma variedade de informações em tempo instantâneo, o que antes era disponível apenas em forma impressa advindo de um jornal, por exemplo. Atualmente conseguimos uma informação relativamente de qualidade (se é claro soubermos filtrar essas informações), seja como é o caso do blog.
Segundo Ganhão (2004, apud Bitencourt 2005):

“O Blog é uma abreviatura simpática que os internautas criaram para o termo inglês "weblog". Trata-se de uma página web atualizada frequentemente, composta por pequenos parágrafos apresentados de forma cronológica. É como uma página de notícias ou um jornal que segue uma linha de tempo com um fato após o outro. O conteúdo e tema dos blogs abrangem uma infinidade de assuntos que vão desde diários, notícias até assuntos relacionadas à Educação. É um laboratório de escrita criativa e colaborativa on-line cujo objetivo principal é oferecer a comunidade de leitores e escritores trocar experiências e saberes através da interação dos diversos participantes.”

O blog é tem como característica o seu fácil manuseio. Para administrar um blog não é necessário saber linguagem de programação o que é uma vantagem comparado com os sites. Além disso o blog é um recurso barato por não precisar dominar programação e também por conta que não precisa se ter um domínio e hospedeiro pago.
O blog na educação tem um papel importantíssimo como um extensor da sala de aula, onde a turma pode realizar diversas atividades proporcionando uma melhor interação não apenas na relação professor-aluno mais também como aluno-aluno, contribuindo assim para além da sua formação acadêmica. Os alunos menos comunicativo em sala de aula segundo estudos tem de a ser mais participante no ambiente virtual, o que acaba surpreendendo em seu desenvolvimento nas atividades propostas.
Além disso o blog é uma ferramenta cuja comunicação em sua maior parte se faz bidirecional, ora o aluno é emissor, ora é receptor, mesma relação com o docente. Mesmo que o professor seja administrador (autor) do blog ele pode também ter um papel de receptor, uma vez que os alunos contribui por meio de comentários / publicações de forma ativa colaborativa. Para o sucesso do blog é imprescindível que o mesmo tenha um layout organizado e que as atualizações se faça constantemente para manter assim o aluno motivado, interessado em participar favorecendo a formação do discente onde é pautado na leitura, colaboração, autonomia como pesquisador, crítico e participante na sociedade em que vive.


Referências

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Ed.: 34. Rio de Janeiro,1993.

VALENTE, José Armando. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, SP:UNICAMP/NIED, 1999. p.10-11,19,23.

BITENCOURT, Jossiane Boyen. Oficinas virtuais de aprendizagem II: Artigo elaborado para a oficina de blogs pedagógicos.  Disponível em: http://penta3.ufrgs.br/PEAD/Semana01/blogs_conceitos.pdf Acesso: 10 jun. 2018

2 comentários:

  1. Olá Karen! Concordo e afirmo suas explicações sobre como usar o blog na vida educaciona.

    ResponderExcluir
  2. Olá Karen!

    Sua postagem ficou muito boa!
    O blog educacional representa um espaço democrático que possibilita trabalhar com autonomia, de maneira coletiva e com facilidade os diversos recursos multimídias: newsletters, tags, textos, imagens, vídeos, links e sugestões de textos para leitura e de vídeos, reunindo a história dos esforços dos alunos e o empenho e a satisfação do professor.

    ResponderExcluir