Blog como ferramenta de aprendizagem
Definição de blog: A origem da palavra blog advém de weblog que
surge da junção da palavra Web (páginas da Internet) com a palavra log (diário
de bordo). Segundo Wikipédia, esse termo foi utilizado pela primeira vez, em
1997, por John Barger.
As
tecnologias é uma realidade que faz parte do cotidiano das pessoas e trouxe avanços
em vários setores. Os serviços da internet atualmente ocupam um papel central
na vida social das pessoas, trazendo novas formas de se comunicar. No meio educacional não é
diferente, também há necessidade que estes recursos estejam presentes no
processo de ensinoaprendizagem, porém para que isso aconteça é importante que
os professores estejam preparados para que possam usar as tecnologias
corretamente na sala de aula. O blog é um exemplo de recursos oferecido pelas
tecnologias que promove a interação entre as pessoas e é também um espaço
democrático de fácil acesso.
Segundo
Sousa e Hammes (2011, p.05), “utilizar
possibilidades advindas da internet, especialmente o blog, é uma oportunidade
para o professor expandir suas ações metodológicas incorporando novas formas ao
processo ensino aprendizagem”. Desse modo o blog pode ser usado como ferramenta
no meio educacional para ajudar o professor tornar o ensino mais atraente. Uma
vez que as tecnologias já fazem parte da vida das crianças e adolescentes, isso
o torna ainda mais fácil trabalhar com esta ferramenta no ambiente educacional.
De
acordo com Primo e Recuero (2008), “as tecnologias na escola precisam encontrar
espaços e sentidos nos projetos pedagógicos”. Desta maneira o professor deve
aproveitar o blog e usá-lo para tornar o ensino mais significativo e motivar os
alunos a querer aprender.
Pode
se concluir que o blog é mais uma ferramenta que o professor tem a opção usá-la
para contribuir no ensinoaprendizagem dos estudantes. O blog pode ser usado na
sala de aula de varias maneiras basta que o professor seja criativo e saiba
utilizar esse recurso para complementar os conteúdos trabalhados.
Referências:
PRIMO,
A. F. T.; RECUERO, R. d. C. Blogs e seus gêneros: Avaliação estatística dos 50
blogs mais populares em língua portuguesa. Congresso
Brasileiro de Ciências
da Comunicação. Intercom, 2008.
SOUZA,
C.A; HAMMES, M.H. Mídias na educação: a importância do blog para a Educação
Física escolar. EFDeportes.com, RevistaDigital. Buenos Aires, Ano 16, Nº 160,
Setembro de 2011.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQuando se há uma interação entre blogs/professores/alunos de forma adequada, torna-se visível o ganho que a educação tem com relação à utilização desta ferramenta pedagógica.
ResponderExcluir