Pólos de Campos Gerais e Formiga

Pólos de Campos Gerais e Formiga

Menú

domingo, 10 de junho de 2018


 Blog como ferramenta de aprendizagem

 Definição de blog: A origem da palavra blog advém de weblog que surge da junção da palavra Web (páginas da Internet) com a palavra log (diário de bordo). Segundo Wikipédia, esse termo foi utilizado pela primeira vez, em 1997, por John Barger.
As tecnologias é uma realidade que faz parte do cotidiano das pessoas e trouxe avanços em vários setores. Os serviços da internet atualmente ocupam um papel central na vida social das pessoas, trazendo novas formas de se  comunicar. No meio educacional não é diferente, também há necessidade que estes recursos estejam presentes no processo de ensinoaprendizagem, porém para que isso aconteça é importante que os professores estejam preparados para que possam usar as tecnologias corretamente na sala de aula.   O blog é um exemplo de recursos oferecido pelas tecnologias que promove a interação entre as pessoas e é também um espaço democrático de fácil acesso.
Segundo Sousa e Hammes (2011, p.05), “utilizar possibilidades advindas da internet, especialmente o blog, é uma oportunidade para o professor expandir suas ações metodológicas incorporando novas formas ao processo ensino aprendizagem”. Desse modo o blog pode ser usado como ferramenta no meio educacional para ajudar o professor tornar o ensino mais atraente. Uma vez que as tecnologias já fazem parte da vida das crianças e adolescentes, isso o torna ainda mais fácil trabalhar com esta ferramenta no ambiente educacional.
De acordo com Primo e Recuero (2008), “as tecnologias na escola precisam encontrar espaços e sentidos nos projetos pedagógicos”. Desta maneira o professor deve aproveitar o blog e usá-lo para tornar o ensino mais significativo e motivar os alunos a querer aprender.
Pode se concluir que o blog é mais uma ferramenta que o professor tem a opção usá-la para contribuir no ensinoaprendizagem dos estudantes. O blog pode ser usado na sala de aula de varias maneiras basta que o professor seja criativo e saiba utilizar esse recurso para complementar os conteúdos trabalhados. 
Referências:
PRIMO, A. F. T.; RECUERO, R. d. C. Blogs e seus gêneros: Avaliação estatística dos 50 blogs mais populares em língua portuguesa. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Intercom, 2008.

SOUZA, C.A; HAMMES, M.H. Mídias na educação: a importância do blog para a Educação Física escolar. EFDeportes.com, RevistaDigital. Buenos Aires, Ano 16, Nº 160, Setembro de 2011.



 

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Quando se há uma interação entre blogs/professores/alunos de forma adequada, torna-se visível o ganho que a educação tem com relação à utilização desta ferramenta pedagógica.

    ResponderExcluir