Pólos de Campos Gerais e Formiga

Pólos de Campos Gerais e Formiga

Menú

sexta-feira, 8 de junho de 2018

Uso do blog como ferramenta de auxilio ao processo de ensino aprendizagem

Elivelton Dias de Carvalho
Pólo: Campos Gerais - MG

Nos dias atuais os professores têm a sua disposição variados recursos tecnológicos, entre eles o blog, que podem contribuir efetivamente no processo de ensino/aprendizagem, enriquecendo e tornando atraentes os conteúdos de suas aulas. Porém, a possível utilização de tais recursos que auxiliem a desenvolver esse processo de ensino e de aprendizagem, vai demandar do professor conhecimentos essenciais sobre os mesmos, pois se o professor não souber como utilizar essas ferramentas e seus recursos, poderá implicar efeitos negativos na aprendizagem. A simples apresentação de tais recursos não surtirá efeito algum e não estimulará o desenvolvimento das atividades pelos alunos envolvidos.
Depois de desenvolver conhecimentos necessários sobre a ferramenta blog, o professor, com certeza, terá a sua disposição um recurso enriquecedor e que será de grande utilidade no planejamento de variados tipos de atividades relacionadas as mais variadas áreas do conhecimento.
No entanto, não é suficiente que o professor tenha conhecimentos sobre tal recurso, é necessário também, que busque construir colaborativamente com seus alunos, conhecimentos que estimulem a utilização do blog em atividades escolares, propiciando através da utilização do mesmo uma aprendizagem de qualidade.
O blog pode ser um recurso didático muito dinâmico, interativo, participativo e informativo, quando utilizado de forma adequada e colaborativa. Para isso, o professor deverá desenvolver estratégias que possibilitem a participação efetiva dos colaboradores. Tais estratégias envolvem a orientação sobre o uso adequado e consciente dessa ferramenta e de seus recursos; a escolha de um tema atraente e de interesse dos alunos; a escolha das ferramentas a serem utilizadas; a escolha colaborativa de conteúdos significativos a serem postados; o estímulo a participação e exposição das idéias nas discussões e debates referentes aos conteúdos postados, a interação com outros participantes; entre outras.
A ferramenta blog poderá auxiliar na formação de alunos mais reflexivos, participativos, responsáveis, interativos, curiosos, criativos, etc. Isso dependerá do estímulo, motivação e orientação que ele receberá do professor e da instituição escolar.
O blog, quando utilizado correta e adequadamente poderá possibilitar que os alunos desenvolvam habilidades, tais como: assimilação de conteúdos, raciocínio lógico, coordenação motora, criatividade, expressão oral e escrita, percepção visual, percepção temporal e espacial e outras.
Conclui-se, portanto, que o uso do blog como recurso didático tem sua importância no que tange ao ensino aprendizagem do aluno, porém, é necessário que o professor esteja preparado para utilizar tal recurso visando o objetivo de fazê-lo auxiliar efetivamente na aprendizagem dos conteúdos propostos.

Referências Bibliográficas:
Souza SE. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. Arq Mudi. 2007;11(Supl.2):110-4. Disponível em: http://www.dma.ufv.br/downloads/MAT%20103/2014-II/Rec%20didaticos%20-%20MAT%20103%20-%202014-II.pdf
Coutinho, Clara Pereira; Bottentuit Junior, João Batista. Blog e wiki : os futuros professores e as ferramentas da Web 2.0. SIIE'2007 - 14 - 16 Nov. 2007. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7358/1/Com%20SIIE.pdf

Um comentário:

  1. Oi Elivelton!
    È certo que as tecnologias trazem inúmeras contribuições para a aprendizagem, além de ocasionar mudanças profundas nas abordagens tradicionais de ensino. Entre varias possibilidades que estão à disposição na internet, os blogs destacam-se por oferecer uma inter-relação entre quem transmite a informação e quem as lê. Com isso, é importante que professores adotem estratégias que acarretem melhorias no processo pedagógico.

    ResponderExcluir