Pólos de Campos Gerais e Formiga

Pólos de Campos Gerais e Formiga

Menú

domingo, 10 de junho de 2018


O USO DO BLOG COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO.
Geisla Aparecida de Carvalho[1]

INTRODUÇÃO
É notório que as tecnologias invadiram o espaço social de tal forma, que hoje é difícil pensar em um contexto em que as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) não estejam inseridas no nosso cotidiano. Ao investigarmos as estratégias de ensino aprendizagem podemos deparar com algumas ferramentas virtuais que podem contribuir como canal importante para troca de informações entre familiares e amigos no contexto, trabalho colaborativo contribuindo para o contato entre colegas e equipes, e também na área acadêmica e cientifica, já que facilita o contato com pessoas reconhecidas em sua área de ação.
Ao falarmos de contexto estamos falando do sistema educacional como situação em que as ferramentas tecnológicas se tornam cada vez mais presente, e sem dúvida indispensável. A influência das mídias e das novas tecnologias tem operado mudanças, até mesmo no que se entende por educação gerando muitas discussões. E como profissional da educação, torna-se importante obter dados concretos da realidade onde se atua, em relação ás mudanças e contribuições que a tecnologia vem trazendo (ou não) para estes ambientes. Em conseqüência disso optou por investigar o uso do blog como ferramenta pedagógica, pois, acredita-se que o uso das TICs nas escolas e o blog como ferramenta educacional permiti a inter-relação entre quem vai transmitir as informações e quem as recebem. A aquisição destes dados além de contribuírem para a construção de saberes na área e ampliar este campo de estudo, também pode trazer reflexões sobre o esboço de novas maneiras de aproveitar as ferramentas que estão disponíveis.
 Este trabalho busca conjeturar sobre a aceitabilidade dos educandos do blog como uma nova ferramenta pedagógica junto à disciplina de Matemática. Além disso, busca-se tornar visível quais são os conhecimentos, concepções ou dúvidas que os educandos possuem em relação a esta ferramenta, bem como a familiaridade em relação ao instrumento.
Deste modo, a presente pesquisa procura investigar em que medida as ferramentas tecnológicas estão sendo usadas por estes estudantes e com que finalidades os mesmos as utilizam? Qual o nível de conhecimento que os mesmos possuem em relação ao computador, internet e suas ferramentas? E se estas ferramentas tecnológicas (principalmente o blog) estão sendo utilizadas na área educacional, e quais as possíveis contribuições, na opinião dos educandos, que ferramentas como o blog podem trazer para o desenvolvimento acadêmico? E finalmente se há abertura para o uso do blog em
Conjunto com a disciplina da matemática?
Desta forma, e procurando responder aos questionamentos acima, opta-se por utilizar-se da combinação da metodologia quantitativa e qualitativa, e como ferramenta, a aplicação de um questionário estruturado. Este questionário será aplicado em 40 alunos, matriculados em um segundo ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Chaves localizado no bairro São Benedito da cidade de Uberaba-MG. Como referencial teórico, e embasamento para as discussões dos resultados utilizaremos as pesquisas de Pontes e Filho (2011), Pois, a suas pesquisas tem envolvimento com o uso do blog e o trás como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem; Rodrigues (2009) Faz debates sobre o uso de computador em escolas e a organização do trabalho pedagógico, Já, Souza e Hammes, tem envolvimento em suas pesquisas com as mídias na educação e a utilização do blog na disciplina de educação física. Em primeiro momento apresentaremos uma revisão teórica sucinta em relação ao tema, a fim de proporcionar um embasamento científico.
REFERENCIAL TEÓRICO
Entendemos que, a utilização das ferramentas tecnológicas, tende a trazer grandes contribuições para o processo de aprendizagem e desenvolvimento acadêmico dos estudantes, tanto por abrir as possibilidades que oferece quanto pelo seu poder atrativo. E por isso, como referencial teórico concordamos com Souza e Hammes (2001,p.1) que destacam “tornou-se imprescindível que a atividade de ensino-aprendizagem tenha a mídia como aliada, pois as crianças e os adolescentes de hoje nasceram em contextos midiatizados com grandes avanços. Nesse contexto entendemos que, nossa investigação se baseia no uso do Blog como ferramenta educacional da internet, entendendo que ela será um facilitador a publicação de informações. Originalmente, os blogs eram utilizados como diários eletrônicos, por meio dos quais seus usuários contavam suas rotinas e seus sentimentos. Atualmente, há milhares de blogs temáticos: de grupos musicais de jornalistas, de programas de televisão e também pedagógicos.
Ao citarmos Pontes e Filho (2011), vimos que, a evolução da internet possibilitou aos internautas a serem autores e produtores de suas informações. E os weblogs, popularmente conhecidos como blogs, são um dos maiores exemplos desta evolução. O conceito da palavra weblog se divide em dois e é composta por Web cujo significado é: página na internet, e log que significa diário de bordo. Já, Souza e Hammes (2011) conceituam o blog como um espaço na internet, destinado a receber opiniões e comentários, as chamadas postagens dos que queiram debater um  determinado assunto. Os blogs estão fundamentados em conceitos como a diversidade e o controle descentralizado. Ainda segundo os autores consiste em um espaço multimídia virtual que: “[...] possibilita novas formas de experiências comunicativas aos seus usuários, que utilizam como ferramenta para comunicar e refletir assuntos em comum e temática de interesse particular, através das postagens ou comentários” (SOUZA; HAMMES, 2011, P.3).
Pontes e Filho (2011) mencionam que o fato do blog aceitar que o internauta comente as postagens, possibilita o diálogo deste com o autor e do autor com o leitor. Os comentários refletem a concordância ou discordância do leitor em relação ao que foi postado, dando margem à discussões, acréscimos de conteúdos, entre outras possibilidades, Este recurso permite que os usuários interajam, fato que diferencia o ato de navegar do ato de blogar, já que o primeiro limita a leitura do internauta aos resultados que se lhe apresentam.
Ainda esses mesmo autores, destacam que os primeiros aplicativos e serviços de weblog, surgiram em 1999. Estes sistemas muitas vezes gratuitos ou de baixo custo, contribuíram para a disseminação da prática do weblog, e permitiram que qualquer pessoa pudesse ser autor de um blog ou blogueiro, como se popularizou.
E desse modo, ao unir o útil ao agradável, o educador pode optar por escolher ferramentas educacionais dinâmicas, modernas e atrativas e que além de diferenciar das práticas do ensino tradicional vai mais que além de uma aprendizagem simples podemos dizer que, uma aprendizagem significativa.
METODOLOGIA
A presente investigação será realizada na Escola Estadual Professor Chaves, localizada na cidade de Uberaba. A amostra estudada comporá de 40 alunos de uma turma regular do segundo ano da referida Escola. Como ferramenta utilizaremos um questionário estruturado, composto de algumas questões de múltipla escolha e algumas questões abertas. A aplicação dará-se em ambiente escolar.
CONCLUSÂO
É notório que as tecnologias trazem contribuições para o meio educacional. Além de possibilitar ferramentas que nos servirá de metodologia de ensino possibilita a interação entre educando/educador/escola e demais ambientes, o que contribui para troca de experiências e formação de cidadãos que sejam ativos na busca de informação e conhecimento. 
Entre as ferramentas que podemos utilizar, os blogs sobressaem por oportunizar uma inter-relação entre quem transmite a informação e quem a lê. Nosso intuito é o de provocar também a curiosidade em relação a essa ferramenta de ensino. E de ter a certeza que como educador podemos utilizar o blog como complementação dos conteúdos que são trabalhados em aula, ou ainda como meio de indicar livros, publicações ou sites que se relacionem aos temas abordados ao conteúdo da sua disciplina, além de possibilitar que os educandos reflitam ou tirem suas dúvidas através de postagens nos comentários. Acreditamos que cabe ao educador, a tarefa de incorporar esta ferramenta ao processo de ensino-aprendizagem, de modo que venha a trazer mais dinamismo às aulas e mais interação, prazer, e ao mesmo tempo possibilitar  a leitura critica e a discussão por parte do educando e poder contribuir  para a formação de indivíduos ativos na construção do próprio saber.

REFERÊNCIAS
PONTES. R.L.J; FILHO,J.A.C. O uso do blog como ferramenta de ensino-aprendizagem por professores participantes do Projeto Um Computador por Aluno (UCA). Anais do XXII SBIE - XVII WIE. Aracaju, novembro de 2011.
SOUZA, C.A; HAMMES, M.H. Mídias na educação: a importância do blog para a Educação Física escolar. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Ano 16, Nº 160, Setembro de 2011.
RODRIGUES, Divania Luiza. IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE- III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. O uso de computador em escolas de educação básica e a organização do trabalho pedagógico. Outubro de 2009 – PUCPR. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3508_2039.pdf> Acesso em: 06 jun. 2018.



[1] Graduação em Física e Matemática. Especialização em Ensino de Ciência por Investigação pela Instituição Universidade Federal de Minas Gerais e Especialização em Docência no Ensino Superior pela Instituição Universidade Federal de Uberlândia. Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Instituição Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Dr. Arlindo José de Souza Júnior.
E-mail da autora: geislacarvalho@gmail.com.

2 comentários:

  1. Olá Geisla!
    Achei pertinente seu comentário: "Nosso intuito é o de provocar também a curiosidade em relação a essa ferramenta de ensino.", pois a curiosidade instiga o aluno, ponto importante na construção do conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Sim Jussarinha. Temos que provocar em nossos alunos o interesse ao novo.

    ResponderExcluir