O USO DO BLOG COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO
ENSINO MÉDIO.
INTRODUÇÃO
É
notório que as tecnologias invadiram o espaço social de tal forma, que hoje é difícil
pensar em um contexto em que as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)
não estejam inseridas no nosso cotidiano. Ao investigarmos as estratégias de
ensino aprendizagem podemos deparar com algumas ferramentas virtuais que podem
contribuir como canal importante para troca de informações entre familiares e
amigos no contexto, trabalho colaborativo contribuindo para o contato entre
colegas e equipes, e também na área acadêmica e cientifica, já que facilita o
contato com pessoas reconhecidas em sua área de ação.
Ao
falarmos de contexto estamos falando do sistema educacional como situação em
que as ferramentas tecnológicas se tornam cada vez mais presente, e sem dúvida indispensável.
A influência das mídias e das novas tecnologias tem operado mudanças, até mesmo
no que se entende por educação gerando muitas discussões. E como profissional
da educação, torna-se importante obter dados concretos da realidade onde se
atua, em relação ás mudanças e contribuições que a tecnologia vem trazendo (ou
não) para estes ambientes. Em conseqüência disso optou por investigar o uso do
blog como ferramenta pedagógica, pois, acredita-se que o uso das TICs nas
escolas e o blog como ferramenta educacional permiti a inter-relação entre quem
vai transmitir as informações e quem as recebem. A aquisição destes dados além
de contribuírem para a construção de saberes na área e ampliar este campo de
estudo, também pode trazer reflexões sobre o esboço de novas maneiras de
aproveitar as ferramentas que estão disponíveis.
Este trabalho busca conjeturar sobre a
aceitabilidade dos educandos do blog como uma nova ferramenta pedagógica junto
à disciplina de Matemática. Além disso, busca-se tornar visível quais são os
conhecimentos, concepções ou dúvidas que os educandos possuem em relação a esta
ferramenta, bem como a familiaridade em relação ao instrumento.
Deste
modo, a presente pesquisa procura investigar em que medida as ferramentas
tecnológicas estão sendo usadas por estes estudantes e com que finalidades os
mesmos as utilizam? Qual o nível de conhecimento que os mesmos possuem em
relação ao computador, internet e suas ferramentas? E se estas ferramentas
tecnológicas (principalmente o blog) estão sendo utilizadas na área
educacional, e quais as possíveis contribuições, na opinião dos educandos, que
ferramentas como o blog podem trazer para o desenvolvimento acadêmico? E
finalmente se há abertura para o uso do blog em
Conjunto com a disciplina
da matemática?
Desta
forma, e procurando responder aos questionamentos acima, opta-se por
utilizar-se da combinação da metodologia quantitativa e qualitativa, e como
ferramenta, a aplicação de um questionário estruturado. Este questionário será
aplicado em 40 alunos, matriculados em um segundo ano do Ensino Médio da Escola
Estadual Professor Chaves localizado no bairro São Benedito da cidade de
Uberaba-MG. Como referencial teórico, e embasamento para as discussões dos
resultados utilizaremos as pesquisas de Pontes e Filho (2011), Pois, a suas pesquisas
tem envolvimento com o uso do blog e o trás como ferramenta pedagógica no
processo de ensino-aprendizagem; Rodrigues (2009) Faz debates sobre o uso de
computador em escolas e a organização do trabalho pedagógico, Já, Souza e
Hammes, tem envolvimento em suas pesquisas com as mídias na educação e a
utilização do blog na disciplina de educação física. Em primeiro momento apresentaremos
uma revisão teórica sucinta em relação ao tema, a fim de proporcionar um
embasamento científico.
REFERENCIAL TEÓRICO
Entendemos
que, a utilização das ferramentas tecnológicas, tende a trazer grandes
contribuições para o processo de aprendizagem e desenvolvimento acadêmico dos estudantes,
tanto por abrir as possibilidades que oferece quanto pelo seu poder atrativo. E
por isso, como referencial teórico concordamos com Souza e Hammes (2001,p.1)
que destacam “tornou-se imprescindível que a atividade de ensino-aprendizagem
tenha a mídia como aliada, pois as crianças e os adolescentes de hoje nasceram
em contextos midiatizados com grandes avanços. Nesse contexto entendemos que,
nossa investigação se baseia no uso do Blog como ferramenta educacional da
internet, entendendo que ela será um facilitador a publicação de informações. Originalmente,
os blogs eram utilizados como diários eletrônicos, por meio dos quais seus
usuários contavam suas rotinas e seus sentimentos. Atualmente, há milhares de
blogs temáticos: de grupos musicais de jornalistas, de programas de televisão e
também pedagógicos.
Ao
citarmos Pontes e Filho (2011), vimos que, a evolução da internet possibilitou
aos internautas a serem autores e produtores de suas informações. E os weblogs,
popularmente conhecidos como blogs, são um dos maiores exemplos desta evolução.
O conceito da palavra weblog se divide em dois e é composta por Web cujo
significado é: página na internet, e log que significa diário de bordo. Já, Souza
e Hammes (2011) conceituam o blog como um espaço na internet, destinado a
receber opiniões e comentários, as chamadas postagens dos que queiram debater
um determinado assunto. Os blogs estão fundamentados em conceitos como a
diversidade e o controle descentralizado. Ainda segundo os autores consiste em
um espaço multimídia virtual que: “[...] possibilita novas formas de
experiências comunicativas aos seus usuários, que utilizam como ferramenta para
comunicar e refletir assuntos em comum e temática de interesse particular,
através das postagens ou comentários” (SOUZA; HAMMES, 2011, P.3).
Pontes
e Filho (2011) mencionam que o fato do blog aceitar que o internauta comente as
postagens, possibilita o diálogo deste com o autor e do autor com o leitor. Os
comentários refletem a concordância ou discordância do leitor em relação ao que
foi postado, dando margem à discussões, acréscimos de conteúdos, entre outras possibilidades,
Este recurso permite que os usuários interajam, fato que diferencia o ato de
navegar do ato de blogar, já que o primeiro limita a leitura do internauta aos resultados
que se lhe apresentam.
Ainda
esses mesmo autores, destacam que os primeiros aplicativos e serviços de
weblog, surgiram em 1999. Estes sistemas muitas vezes gratuitos ou de baixo
custo, contribuíram para a disseminação da prática do weblog, e permitiram que
qualquer pessoa pudesse ser autor de um blog ou blogueiro, como se popularizou.
E desse
modo, ao unir o útil ao agradável, o educador pode optar por escolher
ferramentas educacionais dinâmicas, modernas e atrativas e que além de
diferenciar das práticas do ensino tradicional vai mais que além de uma
aprendizagem simples podemos dizer que, uma aprendizagem significativa.
METODOLOGIA
A
presente investigação será realizada na Escola Estadual Professor Chaves,
localizada na cidade de Uberaba. A amostra estudada comporá de 40 alunos de uma
turma regular do segundo ano da referida Escola. Como ferramenta utilizaremos
um questionário estruturado, composto de algumas questões de múltipla escolha e
algumas questões abertas. A aplicação dará-se em ambiente escolar.
CONCLUSÂO
É
notório que as tecnologias trazem contribuições para o meio educacional. Além
de possibilitar ferramentas que nos servirá de metodologia de ensino
possibilita a interação entre educando/educador/escola e demais ambientes, o
que contribui para troca de experiências e formação de cidadãos que sejam
ativos na busca de informação e conhecimento.
Entre
as ferramentas que podemos utilizar, os blogs sobressaem por oportunizar uma
inter-relação entre quem transmite a informação e quem a lê. Nosso intuito é o
de provocar também a curiosidade em relação a essa ferramenta de ensino. E de
ter a certeza que como educador podemos utilizar o blog como complementação dos
conteúdos que são trabalhados em aula, ou ainda como meio de indicar livros,
publicações ou sites que se relacionem aos temas abordados ao conteúdo da sua
disciplina, além de possibilitar que os educandos reflitam ou tirem suas
dúvidas através de postagens nos comentários. Acreditamos que cabe ao educador,
a tarefa de incorporar esta ferramenta ao processo de ensino-aprendizagem, de
modo que venha a trazer mais dinamismo às aulas e mais interação, prazer, e ao
mesmo tempo possibilitar a leitura
critica e a discussão por parte do educando e poder contribuir para a formação de indivíduos ativos na construção
do próprio saber.
REFERÊNCIAS
PONTES. R.L.J; FILHO,J.A.C. O uso do blog como ferramenta de ensino-aprendizagem por professores
participantes do Projeto Um Computador por Aluno (UCA). Anais do XXII SBIE - XVII WIE. Aracaju, novembro de 2011.
SOUZA, C.A; HAMMES, M.H. Mídias
na educação: a importância do blog para a Educação Física escolar. EFDeportes.com,
Revista Digital. Buenos Aires, Ano 16, Nº 160, Setembro de 2011.
RODRIGUES, Divania Luiza. IX Congresso Nacional de Educação –
EDUCERE- III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. O uso de computador em escolas de educação básica e a organização do
trabalho pedagógico. Outubro de 2009 – PUCPR. Disponível em:
<http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3508_2039.pdf>
Acesso em: 06 jun. 2018.
[1] Graduação em Física e
Matemática.
Especialização em Ensino de Ciência por Investigação pela Instituição
Universidade Federal de Minas Gerais e Especialização em Docência no Ensino
Superior pela Instituição Universidade Federal de Uberlândia. Mestranda em
Ensino de Ciências e Matemática pela Instituição Universidade Federal de
Uberlândia. Orientador:
Dr. Arlindo
José de Souza Júnior.
E-mail da autora: geislacarvalho@gmail.com.
E-mail da autora: geislacarvalho@gmail.com.
Olá Geisla!
ResponderExcluirAchei pertinente seu comentário: "Nosso intuito é o de provocar também a curiosidade em relação a essa ferramenta de ensino.", pois a curiosidade instiga o aluno, ponto importante na construção do conhecimento.
Sim Jussarinha. Temos que provocar em nossos alunos o interesse ao novo.
ResponderExcluir