O século XXI é marcado pelo compartilhamento de informações em massa. Tais informações estão disponíveis na web e possuem acesso facilitado aos usuários. Essa facilidade de acesso traz consigo algumas nuances que devem ser observadas quando se tem o objetivo de usar as ferramentas da web como ferramentas educacionais, principalmente blogs.
- O acesso democrático é fundamental para que o blog cumpra seu objetivo de ensino-aprendizado;
- A grande massa de informações presentes nos blogs fomentam discussões que tendem a ser produtivas;
- Como as postagens podem ser realizadas por pessoas aleatórias, algumas postagens não apresentam credibilidade e podem transmitir conteúdos falsos.
Os blogs possuem uma estrutura muito agradável aos jovens usuários, pois, na grande maioria das vezes, as publicações são semelhantes a sites ou redes sociais que os jovens já utilizam. Com essa similaridade com postagens de redes sociais se torna muito mais fácil atrair os jovens para o uso do blog como ferramenta pedagógica. Estamos na era dos influenciadores digitais, a maioria dos jovens gosta de emitir opiniões e ter seguidores dos seus ideais, com isso a participação dos jovens em atividades que envolvam produção de conteúdo digital se torna cada vez mais efetiva. O professor possui um desafio que é extrair o melhor da ferramenta para ampliar seu uso em sala de aula e diversificar as formas de ensino-aprendizagem adequando-as ao momento presente.
André Liboreiro dos Santos - Pólo Lagoa Santa - Turma 8
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAndré, muito interessante, clara e objetiva a sua contribuição. Você pontuou a importância do blog ser democrático e sobre a atenção a credibilidade dos conteúdos e das informações. Penso que a mediação do professor é fundamental nesse processo, é ele que irá propor, instigar e mediar as produções realizadas pelos alunos; orientar sobre a disseminação de informações; criação de conteúdos que podem ser textos, áudios e vídeos; bem como intermediar os debates e a socialização de ideias.
ResponderExcluirSobre extrair o melhor da ferramenta, pode-se promover situações diversificadas de produção de textos, áudios e vídeos; lançar debates com desafios e instigar a participação de todos os alunos; estimular trabalhos em grupo de forma cooperativa, entre outros.