Pólos de Campos Gerais e Formiga

Pólos de Campos Gerais e Formiga

Menú

domingo, 10 de junho de 2018

Blog como Ferramenta Educacional


                                      


Blog como ferramenta Educacional

Makeila Caetano da Silva
Polo de Campos Gerais

Castells (2001) assinala que a Internet possibilitou à sociedade conectar-se em rede, com isso “as pessoas, as instituições, as empresas e a sociedade em geral produções em todos os domínios da sociedade”., transformam a tecnologia, apropriando-a, modificando-a e experimentando-a – especialmente no caso da Internet, por ser uma tecnologia de comunicação” (CASTELLS,2003). Ampliando essa ideia, Castells (2001) assinala que na sociedade da informação a comunicação entre os indivíduos torna-se mais ágil, independentemente da localização geográfica. “Na sociedade contemporânea, observa-se contínua evolução das tecnologias da informação e comunicação (TICs), as quais influenciam e provocam mudanças.“ há, praticamente, um consenso entre pesquisadores como Schaff (1992), Lévy (1995) ou Castells (2001), na afirmação de que as novas tecnologias como o computador e a Internet, propiciam modificações nos contextos políticos, sociais e econômicos, educacionais e culturais.”
Podemos dizer que a sociedade da informação tem utilizado  diversos meios para se comunicar e se informar, e a forma  mais utilizada tem sido a internet  com os diversos recursos e agilidade. Castells  fala sobre a quebra da barreiras geográficas da comunicação, na qual podemos nos comunicar com outra pessoas em qualquer lugar do mundo pela  tecnologia da internet. Os mesmos citam a mudança cultural, social, politica e educacional da sociedade diante dos avanços tecnológico. Com essa crescente demanda tecnológica a escola deve se adequar ao novo paradigma da educação.
 Tem se questionado muito a forma de ensinar que o professor deve ser um mediador  da informação. Diante desta afirmação temos presenciado nas salas de aula onde alunos possuem aparelhos mais avançado que os professores mudando a cultura escolar onde o mesmo tem acesso as diversas informações, porém necessita de capacitação para assimilar o conhecimento. Todas essas questões devem ser dosadas para melhor apropriação do conhecimento de forma contemporânea e eficaz. A sociedade da informação possui pontos positivos e negativos em relação à educação. Toda essa transformação social influencia a forma de ensino, os alunos querem informações rápidas e prontas e acham que todas as informações da internet são relevantes além de não saber diferenciar falsas e verdadeiras postagens, falta de conhecimento e instrução diante da temática. Constantemente, tem sido argumentado que as tecnologias digitais, em especial os serviços da Internet, têm ocupado um papel central na vida social das pessoas, provocando a necessidade de que elas também estejam presentes no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, torna-se essencial que professores/ras estejam preparados para levarem as tecnologias digitais para dentro das salas de aula como uma poderosa ferramenta a serviço do aprendizado.
Os blogs educacionais têm como objetivo a informação a respeito   das  múltiplas formas de ensino do tradicional  ao avançado  trazendo conhecimento  de vários conteúdo  educacionais. Além, de elaborar métodos de ensino para outros docentes, escrever e compartilhar o que aprendeu com outro professor, compartilhar ideias, atividades jogos de linguagem e jogos para o uso matemático. Mostrar fatores de como fazer uso  da tecnologias em sala,  compreender assuntos importantes sobre ensino e aprendizagem.  Postar fotos e comentários sobre atividades em classe, convidar os alunos a comentar as postagens e mensagens sobre determinados assuntos com o objetivo de  incentivar a participação e escrita, produção de texto de  maneira formal  consequentemente melhorando a leitura, escrita e vocabulário.

REFERÊNCIAS:
CASTELLS, M. A Sociedade em Redes. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

XAVIER, A. C. Reflexões em Torno da Escrita nos Novos Gêneros Digitais da Internet. Investigações: linguística e teoria literária, v. 8, n. 2, p. 1–13, 2005.

2 comentários:

  1. Diante de toda essa mudança que presenciamos na sociedade, com o ciberespaço, cibercultura, globosfera e outros, nós que trabalhamos na área da educação não podemos mais permitir que exista um abismo entre os nativos digitais e os imigrantes digitais. Precisamos aderir a esse novo espaço e uma das formas é através dos blogs.

    ResponderExcluir
  2. Realmente com o uso internet os estudantes tem acesso a muita informação e para que possa aproveitá-las de forma adequada em beneficio do conhecimento, o professor deverá estar preparado para orienta-los para que possam usar de forma correta.

    ResponderExcluir