Blog como ferramenta Educacional
Makeila Caetano da Silva
Polo de Campos Gerais
Castells
(2001) assinala que a Internet possibilitou à sociedade conectar-se em rede,
com isso “as pessoas, as instituições, as empresas e a sociedade em geral
produções em todos os domínios da sociedade”., transformam a tecnologia,
apropriando-a, modificando-a e experimentando-a – especialmente no caso da
Internet, por ser uma tecnologia de comunicação” (CASTELLS,2003). Ampliando
essa ideia, Castells (2001) assinala que na sociedade da informação a
comunicação entre os indivíduos torna-se mais ágil, independentemente da
localização geográfica. “Na sociedade contemporânea, observa-se contínua
evolução das tecnologias da informação e comunicação (TICs), as quais influenciam
e provocam mudanças.“ há, praticamente, um consenso entre pesquisadores como
Schaff (1992), Lévy (1995) ou Castells (2001), na afirmação de que as novas
tecnologias como o computador e a Internet, propiciam modificações nos
contextos políticos, sociais e econômicos, educacionais e culturais.”
Podemos
dizer que a sociedade da informação tem utilizado diversos meios para se comunicar e se
informar, e a forma mais utilizada tem
sido a internet com os diversos recursos
e agilidade. Castells fala sobre a
quebra da barreiras geográficas da comunicação, na qual podemos nos comunicar
com outra pessoas em qualquer lugar do mundo pela tecnologia da internet. Os mesmos citam a
mudança cultural, social, politica e educacional da sociedade diante dos avanços
tecnológico. Com essa crescente demanda tecnológica a escola deve se adequar ao
novo paradigma da educação.
Tem se questionado muito a forma de ensinar
que o professor deve ser um mediador da
informação. Diante desta afirmação temos presenciado nas salas de aula onde alunos
possuem aparelhos mais avançado que os professores mudando a cultura escolar
onde o mesmo tem acesso as diversas informações, porém necessita de capacitação
para assimilar o conhecimento. Todas essas questões devem ser dosadas para
melhor apropriação do conhecimento de forma contemporânea e eficaz. A sociedade
da informação possui pontos positivos e negativos em relação à educação. Toda
essa transformação social influencia a forma de ensino, os alunos querem
informações rápidas e prontas e acham que todas as informações da internet são
relevantes além de não saber diferenciar falsas e verdadeiras postagens, falta
de conhecimento e instrução diante da temática. Constantemente, tem sido
argumentado que as tecnologias digitais, em especial os serviços da Internet,
têm ocupado um papel central na vida social das pessoas, provocando a
necessidade de que elas também estejam presentes no processo de
ensino-aprendizagem. Para isso, torna-se essencial que professores/ras estejam
preparados para levarem as tecnologias digitais para dentro das salas de aula
como uma poderosa ferramenta a serviço do aprendizado.
Os
blogs educacionais têm como objetivo a informação a respeito das
múltiplas formas de ensino do tradicional ao avançado
trazendo conhecimento de vários
conteúdo educacionais. Além, de elaborar
métodos de ensino para outros docentes, escrever e compartilhar o que aprendeu
com outro professor, compartilhar ideias, atividades jogos de linguagem e jogos
para o uso matemático. Mostrar fatores de como fazer uso da tecnologias em sala, compreender assuntos importantes sobre ensino
e aprendizagem. Postar fotos e comentários
sobre atividades em classe, convidar os alunos a comentar as postagens e mensagens
sobre determinados assuntos com o objetivo de
incentivar a participação e escrita, produção de texto de maneira formal consequentemente melhorando a leitura, escrita
e vocabulário.
REFERÊNCIAS:
CASTELLS, M. A Sociedade em Redes. São
Paulo: Paz e Terra, 2001.
XAVIER, A. C. Reflexões em Torno da
Escrita nos Novos Gêneros Digitais da Internet. Investigações: linguística e
teoria literária, v. 8, n. 2, p. 1–13, 2005.
Diante de toda essa mudança que presenciamos na sociedade, com o ciberespaço, cibercultura, globosfera e outros, nós que trabalhamos na área da educação não podemos mais permitir que exista um abismo entre os nativos digitais e os imigrantes digitais. Precisamos aderir a esse novo espaço e uma das formas é através dos blogs.
ResponderExcluirRealmente com o uso internet os estudantes tem acesso a muita informação e para que possa aproveitá-las de forma adequada em beneficio do conhecimento, o professor deverá estar preparado para orienta-los para que possam usar de forma correta.
ResponderExcluir